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Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.

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1 Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia inclui todos as funções internas da organização e todos os agentes envolvidos no atendimento ao cliente/consumidor. O princípio básico é sincronizar todos os processos de obtenção, movimentação e entrega dos materiais, desde o ponto de origem, até o ponto de consumo, utilizando-se de um conjunto de operações logísticas. Permite aos executivos, avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, permitindo a tomada de decisões que resultam em redução de custos, incremento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e diferenciais em relação a concorrência.

2 Cadeia de Produção “A cadeia de produção não é uma coleção de atividades independentes e sim um sistema de atividades inter- dependentes” FORNECEDOR MATERIAIS TRANSPORTE INPUT FABRICA TRANSPORTE OUTPUT CONSUMIDOR CD

3 Cadeia de produção do Leite
INDÚSTRIA MEDICAMENTOS VAREJO MEDICAMENTOS PRODUÇÃO LEITE INDÚSTRIA LATICÍNIOS VAREJO CONSUMIDOR FINAL INSUMOS POSTO REFRIGERAÇÃO ATACADO INDÚSTRIA RAÇÃO VAREJO RAÇÕES

4 Forças que afetam a Cadeia
Meio Ambiente Rivalidade Competição Informação e Comunicação Cadeia de Produção Globalização Fatores Culturais Mercado e Demanda Regras Governamentais

5 Stakeholders Exemplo: Stakeholder Internos – Empregados da Operação.
O termo “stakeholders” foi criado para designar todas as pessoas ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas ações de uma organização. Exemplo: Stakeholder Internos – Empregados da Operação. Stakeholder Externos – Sociedade ou grupos comunitários, acionistas da empresa, fornecedores, consumidores, etc.

6 Estratégias

7 Estratégias Estratégia corporativa; Estratégia de negócio;
É o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e tem o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo. Estratégia corporativa; Estratégia de negócio; Estratégia funcional;

8 Estratégia Corporativa
Esta estratégia posicionará a empresa em seu ambiente global, econômico, político e social, e consistirá em decisões sobre quais tipos de negócios o grupo quer conduzir, em quais partes do mundo deseja operar, quais negócios adquirir e de quais desfazer-se, como alocar seu dinheiro entre os vários negócios, etc.

9 Estratégia de Negócio É a estratégia que cada unidade precisará elaborar estabelecendo sua missão e objetivos individuais, bem como definir como pretende competir em seus mercados. Essa estratégia orienta o negócio em um ambiente que consiste em seus consumidores, mercados e concorrentes, mas também inclui a corporação da qual faz parte.

10 Estratégia funcional É aquela na qual todos os setores, produção, marketing, finanças, pesquisa, desenvolvimento e outros, definirão qual seu papel em termos de contribuição para os objetivos estratégicos e/ou competitivos do negócio. Determinarão a melhor forma de organizar seus recursos para apoiar esses objetivos.

11 Propósitos da estratégia de operações
Contribuir diretamente para os objetivos estratégicos do nível imediatamente superior da hierarquia. Auxiliar outras partes do negócio fazer sua própria contribuição para a estratégia. Considera também as necessidades de seus clientes e fornecedores internos.

12 Objetivos de Desempenho

13 Objetivos de Desempenho
Objetivo Qualidade: Reduz custo Aumenta a confiabilidade Objetivo Rapidez: Reduz estoque Reduz risco Objetivo Confiabilidade: Economiza tempo Economiza dinheiro Dá estabilidade Objetivo Flexibilidade: Agiliza resposta Maximiza tempo Mantém confiabilidade Objetivo Custo: Afetado por outros objetivos de desempenho.

14 Os objetivos de desempenho provocam efeitos externos e internos
Os objetivos de desempenho provocam efeitos externos e internos. O custo é influenciado pelos outros objetivos de desempenho Preço baixo, margem alta ou ambos Tempo de entrega reduzido Custo Entrega confiável Alta produtividade total Rapidez Confiabilidade Produção rápida Operação confiável Efeitos internos dos cinco objetivos de desempenho Processo isento de erro Habilidade para mudar Flexibilidade Qualidade Freqüência de novos produtos e serviços Produtos e serviços sob especificação Ampla variação de produtos e serviços. / Ajustamento de volume e entrega

15 REFLEXÃO Identifique nas empresas abaixo, estratégias para atingir os cinco objetivos de desempenho
Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade custo


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