A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias da Produção Administração da Produção e Operações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias da Produção Administração da Produção e Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias da Produção Administração da Produção e Operações

2 ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO Definição de ESTRATÉGIA: tomada de decisões que envolvem objetivos de curto, médio e longo prazo para o sucesso da empresa. Definição de ESTRATÉGIA: tomada de decisões que envolvem objetivos de curto, médio e longo prazo para o sucesso da empresa. ESTRATÉGIA é CONTEÚDO e PROCESSO ESTRATÉGIA é CONTEÚDO e PROCESSO CONTEÚDO (O QUE): os pontos sobre os quais as decisões são tomadas. CONTEÚDO (O QUE): os pontos sobre os quais as decisões são tomadas. PROCESSO (COMO): governa os procedimentos e os modelos adotados para as decisões estratégicas. PROCESSO (COMO): governa os procedimentos e os modelos adotados para as decisões estratégicas.

3 PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO É um reflexo de cima para baixo (top-down) do que o grupo ou negócio deseja fazer. É um reflexo de cima para baixo (top-down) do que o grupo ou negócio deseja fazer. É uma atividade de baixo para cima (bottom-up), em que as melhorias continuas constroem a estratégia. É uma atividade de baixo para cima (bottom-up), em que as melhorias continuas constroem a estratégia. Traduz os requisitos do mercado (market out) Traduz os requisitos do mercado (market out) Traduz a capacidade dos recursos de produção (product-in) Traduz a capacidade dos recursos de produção (product-in)

4 Perspectiva de cima para baixo ESTRATÉGIA CORPORATIVA: tipos de negócios a investir, em que lugar do mundo operar, como alocar dinheiro entre os vários negócios. ESTRATÉGIA CORPORATIVA: tipos de negócios a investir, em que lugar do mundo operar, como alocar dinheiro entre os vários negócios. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS: cada unidade de negócios deverá definir seus objetivos e como competir em seus mercados ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS: cada unidade de negócios deverá definir seus objetivos e como competir em seus mercados ESTRATÉGIA FUNCIONAL: traduzir objetivos da empresa em objetivos funcionais, estabelecer prioridades de melhoria de desempenho. ESTRATÉGIA FUNCIONAL: traduzir objetivos da empresa em objetivos funcionais, estabelecer prioridades de melhoria de desempenho.

5 Perspectiva de baixo para cima Idéias estratégicas emergem da experiência operacional. Idéias estratégicas emergem da experiência operacional. Estratégias emergentes Estratégias emergentes Moldar os objetivos e as ações da produção, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades diárias. Moldar os objetivos e as ações da produção, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades diárias. Habilidade em ouvir a experiência e filosofia de melhoria contínua e incremental. Habilidade em ouvir a experiência e filosofia de melhoria contínua e incremental.

6 PERSPECTIVA DOS REQUISITOS DO MERCADO Servir ao MERCADO Servir ao MERCADO Atender aos objetivos de DESEMPENHO Atender aos objetivos de DESEMPENHO Influência do CLIENTE Influência do CLIENTE Atender aos objetivos QUALIFICADORES e GANHADORES DE PEDIDOS Atender aos objetivos QUALIFICADORES e GANHADORES DE PEDIDOS CLIENTE X OBJETIVOS CLIENTE X OBJETIVOS CONCORRENTES X OBJETIVOS CONCORRENTES X OBJETIVOS Influência do CICLO DE VIDA DO PRODUTO Influência do CICLO DE VIDA DO PRODUTO

7 PERSPECTIVA DOS RECURSOS DA PRODUÇÃO Forma como as empresas herdam, adquirem ou desenvolvem seus recursos de produção Forma como as empresas herdam, adquirem ou desenvolvem seus recursos de produção Restrições e capacidades dos recursos Restrições e capacidades dos recursos Recursos e processos da produção: tangíveis e intangíveis Recursos e processos da produção: tangíveis e intangíveis Decisões estruturais e infra- estruturais Decisões estruturais e infra- estruturais Matriz da estratégia da produção Matriz da estratégia da produção

8 Objetivos de desempenho Uso de recursos Competitividade do mercado Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade Custo Decisões estruturais Decisões infra-estruturais Decisões estratégicas Equipamento de monitoramento de qualidade especializado pode ser desenvolvido em um local O planejamento e controle comuns permitem que os pedidos urgentes recebam prioridade Sistemas de monitoramento de desempenho alertm cedo sobre prazos perdidos A escala aumentada em um único local permite a produção simultânea de diferentes produtos Concentrar toda a manufatura em um local reduz custo

9 PROCESSO DA ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO Metodologia HILL: 5 passos; 1) compreender os objetivos corporativos; 2) como a estratégia de marketing foi elaborada para atingir os objetivos; 3) identificar fatores qualificadores e ganhadores de pedidos; 4) análise volume/variedade; 5) definir características infra-estruturais da produção Metodologia HILL: 5 passos; 1) compreender os objetivos corporativos; 2) como a estratégia de marketing foi elaborada para atingir os objetivos; 3) identificar fatores qualificadores e ganhadores de pedidos; 4) análise volume/variedade; 5) definir características infra-estruturais da produção

10 Passo 1Passo 2 Passo 3 Passo 4 Passo 5 Objetivos da corporação Estratégia de marketing Como os prod/serv ganham pedidos? Estratégia de ocupações Escolha do processo Infraestrutura Taxas de crescimento Lucratividade Retorno sobre ativos Fluxo de caixa Alavancagem financeira Mercados e segmentos de produtos e serviços Gama de produtos/serv Composto de especificações Volumes Padronização ou customização Taxa de inovação Preço Qualidade Velocidade de entrega Confiabilida de de entrega Gama de prod/serv Projeto do prod/serv Imagem da marca Serv de apoio Tecnologia do processo Trade-offs embutidos no processo Papel do inventário Capacidade, tamanho, momentos para incremento; localização Apoio funcional Sistemas de planejamento e controle da produção Estruturação do trabalho Sistemas de pagamento Estrutura organizacional


Carregar ppt "Estratégias da Produção Administração da Produção e Operações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google