A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)

2 Planejamento Estratégico Introdução à Administração OBJETIVOS: Definir estratégia e planejamento estratégico. Explicar como a organização pode fazer o diagnóstico de seus pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades do ambiente. Explicar quais são os componentes de um plano estratégico e como prepará-lo.

3 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.2 Planejamento estratégico é um processo de organizar idéias a respeito do futuro. Missão, vocação, valores da organização Ameaças e oportunidades do ambiente externo Pontos fortes e pontos fracos dos sistemas internos Desempenho da organização Processo de planejamento estratégico Processos mentais, competências e interesses dos planejadores

4 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.4 Processo de planejamento estratégico. Análise da situação estratégica Análise de pontos fortes e fracos Análise do ambiente externo Definição de objetivos e estratégias Estratégias funcionais e operacionais FEEDBACK E REINÍCIO DO CICLO Execução e avaliação

5 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.5 Componentes da análise da situação estratégica. Missão atual Desempenho Estratégia vigente Vantagens competitivas Análise da situação estratégica

6 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.6 A participação dos clientes no faturamento é uma das bases do planejamento estratégico. Clientes do Japão Clientes do Brasil Clientes de outros países Clientes da Inglaterra Clientes da França Clientes dos Estados Unidos Clientes do Canadá 18% 13% 10% 7% 4% 21% 27%

7 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.7 A participação dos produtos nas vendas (ou dos serviços nas diversas áreas de atuação) indica dos clientes no faturamento é uma das bases do planejamento estratégico. 61% 10% 14% 15% Alimentos Higiene pessoal Limpeza doméstica Outros

8 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.8 A participação no mercado mostra o declínio ou crescimento dos diversos concorrentes e as preferências do consumidor. Nós Companhia B Companhia C Companhia D Companhia E Outros 57% 13% 11% 9% 6% 3%

9 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.9 Principais focos da análise do ambiente externo. COMPONENTES DA ANÁLISE AMBIENTAL Ramo de negócios Mudanças tecnológicas Ação e controle do governo Conjuntura econômica Tendências sociais

10 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.10 Alguns tipos específicos de pontos fracos que podem ocorrer nas áreas funcionais. PRODUÇÃO - OPERAÇÕES Arranjo físico, seqüência das operações, métodos de trabalho. Idade e limpeza das máquinas, equipamento e instalações. Flexibilidade dos recursos produtivos. Arranjo físico, seqüência das operações, métodos de trabalho. Idade e limpeza das máquinas, equipamento e instalações. Flexibilidade dos recursos produtivos. MARKETING E VENDAS Capacidade de entender o mercado, conhecimento de técnicas de pesquisa e marketing, experiência com o mercado. Desempenho no lançamento de produtos. Capacidade de entender o mercado, conhecimento de técnicas de pesquisa e marketing, experiência com o mercado. Desempenho no lançamento de produtos. RECURSOS HUMANOS Existência de um departamento de recursos humanos. Políticas de administração de recursos humanos. Existência de um departamento de recursos humanos. Políticas de administração de recursos humanos. FINANCAS Fluxo de caixa. Liquidez. Solvência. Retorno sobre o investimento. Fluxo de caixa. Liquidez. Solvência. Retorno sobre o investimento.

11 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.11 Elementos básicos de um plano estratégico. OBJETIVOS PLANO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIA MISSÃO

12 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.13 As principais estratégias das organizações, segundo diversos autores. Eliminação de desperdícios Busca de novas oportunidades Permanência no mesmo mercado Crescimento Redução de despesas Estabilidade Incapacidade de fazer ajustes Atuação em dois tipos de mercados Busca de novas oportunidades Permanência no mesmo mercado Prospecção Análise Reação Defesa Atuação em nichos de mercado Baixo custo e baixo preço do produto Identidade forte do produto Foco Liderança do custo Diferenciação Novos produtos em novos mercados Produtos novos em mercados tradicionais Produtos tradicionais em novos mercados Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Significado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Diversificação Penetração no mercado Estratégias Ansoff Autor Porter Miles & Snow Certo

13 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.14 Matriz de Ansoff. Penetração no mercado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Diversificação PRODUTOS MERCADOS Tradicionais Novos

14 Planejamento Estratégico Introdução à Administração Figura 7.15 Formas de implementar o plano estratégico. Plano estratégico Planos funcionais Estrutura organizacional Políticas e procedimentos Planos de projetos Execução e avaliação


Carregar ppt "Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google