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Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 1 Aula 5 Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas.

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1 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 1 Aula 5 Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas

2 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 2 Análise Swot

3 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 3 SWOT: reflexão a três níveis na análise interna do produto e da empresa; na análise interna do produto e da empresa; na análise da envolvente transaccional, que afecta directamente a gestão da empresa; na análise da envolvente transaccional, que afecta directamente a gestão da empresa; na análise da envolvente contextual, que afecta indirectamente a gestão da empresa. na análise da envolvente contextual, que afecta indirectamente a gestão da empresa.

4 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 4 Análise Swot AI AE =Diagnóstico Pontos Fortes Ameaças Oportunidades Pontos Fracos

5 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 5 Análise Swot =Diagnóstico Pontos Fortes Maximizar os pontos fortes

6 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 6 Análise Swot =Diagnóstico Minimizar os pontos fracos Pontos Fracos

7 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 7 Análise Swot =Diagnóstico Explorar as oportunidades Oportunidades

8 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 8 Análise Swot =Diagnóstico Evitar as ameaças Ameaças

9 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 9 Objectivos Comerciais

10 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 10 ObjectivosComerciais Podem seguir-se três estratégias diferentes: 1.- indiferenciada (a toda a população) 2.- diferenciada (a nichos específicos de mercado) 3.- concentrada (elege um de entre vários segmentos)

11 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 11 Avaliação interna da empresa Na avaliação interna da situação actual da empresa (Foster -1972), citado por Helfer et al. (1996), podemos separar por três vertentes: onde estamos, o que nos espera no futuro e quais são os nossos recursos. Esta análise pode também ser um ponto de partida de uma análise estratégica da empresa. Na avaliação interna da situação actual da empresa (Foster -1972), citado por Helfer et al. (1996), podemos separar por três vertentes: onde estamos, o que nos espera no futuro e quais são os nossos recursos. Esta análise pode também ser um ponto de partida de uma análise estratégica da empresa.

12 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 12 "onde estamos" Qual é a nossa área de actividade? Qual é a nossa área de actividade? Em que posição é que a empresa está agora? Em que posição é que a empresa está agora? Em que mercados e porquê? Em que mercados e porquê? Quais os produtos e por quê? Quais os produtos e por quê? Quem são os nossos clientes? Quem são os nossos clientes? que eles nos compram? que eles nos compram? Quais são as nossas especialidades e os nossos recursos? Quais são as nossas especialidades e os nossos recursos? Quais são as nossas forças e as nossas fraquezas? Quais são as nossas forças e as nossas fraquezas? Quem são os nossos maiores concorrentes? Quem são os nossos maiores concorrentes? Como é que eles fazem essa concorrência? Como é que eles fazem essa concorrência? Em que áreas é que eles concorrem? Em que áreas é que eles concorrem? Com que produtos? Com que produtos? Em que áreas é que eles não concorrem? Em que áreas é que eles não concorrem? Quais são as suas forças e as suas fraquezas? Quais são as suas forças e as suas fraquezas? Quais os factores económicos, ou outros, que nos afectam? Quais os factores económicos, ou outros, que nos afectam? Qual o talento e a capacidade de trabalho e de gestão? Qual o talento e a capacidade de trabalho e de gestão?

13 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 13 situação futura Em que áreas de actividade é que deveríamos estar? Em que áreas de actividade é que deveríamos estar? Qual a definição de actividade mais adequada? Qual a definição de actividade mais adequada? A que distância está o futuro? A que distância está o futuro? Qual o crescimento periférico possível? Qual o crescimento periférico possível? Que crescimento adicional, ou novo, será necessário? Que crescimento adicional, ou novo, será necessário? Que alterações é que se estão a verificar nas tecnologias, nos mercados, etc.? Que alterações é que se estão a verificar nas tecnologias, nos mercados, etc.? Que alterações é que se estão a verificar em termos gerais (económicas, sociais, políticas, demográficas, etc.)? Que alterações é que se estão a verificar em termos gerais (económicas, sociais, políticas, demográficas, etc.)?

14 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 14 recursos que a empresa dispõe Quais são os nossos recursos financeiros? Quais são os nossos recursos financeiros? Que financiamentos adicionais é que podemos obter? Que financiamentos adicionais é que podemos obter? Que outros recursos (fabris, especialização, mão-de-obra)? Que outros recursos (fabris, especialização, mão-de-obra)? Como é que esses recursos poderão ser desenvolvidos? Como é que esses recursos poderão ser desenvolvidos? Melhor utilização? Melhor utilização? Formação do pessoal e desenvolvimento da Gestão? Formação do pessoal e desenvolvimento da Gestão? Redução dos custos e economia de custos para libertar o activo? Redução dos custos e economia de custos para libertar o activo? Quais os recursos adicionais que podem ser incluídos durante o período de tempo proposto pelo plano? Quais os recursos adicionais que podem ser incluídos durante o período de tempo proposto pelo plano?

15 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 15 Os aspectos económicos Cada passo deve ser acompanhado de um documento de suporte que justifique a decisão, os meios de financiamento, os custos previsionais e eventual correcção da taxa de risco se houver lugar a tal precaução. Uma demonstração de resultados para o período de vida do projecto, que cada vez são mais curtos, deve ser minimamente elaborado, uma vez que se trata de uma peça de gestão importante para a decisão dos investidores. São eles que constituem o núcleo de referência de decisão ao mais alto nível, uma vez que, além das decisões estratégicas que porventura possam servir de suporte, existe o custo de oportunidade e o escalonamento dos investimentos que, mesmo em grupos financeiros poderosos, tem importante significado. Cada passo deve ser acompanhado de um documento de suporte que justifique a decisão, os meios de financiamento, os custos previsionais e eventual correcção da taxa de risco se houver lugar a tal precaução. Uma demonstração de resultados para o período de vida do projecto, que cada vez são mais curtos, deve ser minimamente elaborado, uma vez que se trata de uma peça de gestão importante para a decisão dos investidores. São eles que constituem o núcleo de referência de decisão ao mais alto nível, uma vez que, além das decisões estratégicas que porventura possam servir de suporte, existe o custo de oportunidade e o escalonamento dos investimentos que, mesmo em grupos financeiros poderosos, tem importante significado.

16 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 16 As variáveis e as políticas

17 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 17 As variáveis e as políticas As variáveis são os elementos do produto (serviço) em que podemos actuar: As variáveis são os elementos do produto (serviço) em que podemos actuar: No produto No produto Na embalagem Na embalagem Na marca Na marca No preço No preço Na distribuição Na distribuição Na comunicação Na comunicação

18 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 18 As políticas São a formas como actuamos: São a formas como actuamos: neste mundo nada é definitivo, tudo é provisório (????,xxxx) neste mundo nada é definitivo, tudo é provisório (????,xxxx) Política de ………. Política de ……….

19 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 19 benchmarking O que é ? Qual a sua utilidade ?

20 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 20 O que é ?

21 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 21 Qual a sua utilidade ?

22 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal 22 Final


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