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Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas

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Apresentação em tema: "Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Aula 5 Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

2 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Análise Swot Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

3 SWOT: reflexão a três níveis
na análise interna do produto e da empresa; na análise da envolvente transaccional, que afecta directamente a gestão da empresa; na análise da envolvente contextual, que afecta indirectamente a gestão da empresa. Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

4 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Análise Swot Pontos Fortes AI Pontos Fracos =Diagnóstico Oportunidades AE Ameaças Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

5 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Análise Swot Pontos Fortes Maximizar os pontos fortes =Diagnóstico Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

6 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Análise Swot Minimizar os pontos fracos Pontos Fracos =Diagnóstico Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

7 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Análise Swot Explorar as oportunidades =Diagnóstico Oportunidades Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

8 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Análise Swot Evitar as ameaças =Diagnóstico Ameaças Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

9 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Objectivos Comerciais Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

10 Objectivos Comerciais
Podem seguir-se três estratégias diferentes: 1.- indiferenciada (a toda a população) 2.- diferenciada (a nichos específicos de mercado) 3.- concentrada (elege um de entre vários segmentos) Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

11 Avaliação interna da empresa
Na avaliação interna da situação actual da empresa (Foster -1972), citado por Helfer et al. (1996), podemos separar por três vertentes: onde estamos, o que nos espera no futuro e quais são os nossos recursos. Esta análise pode também ser um ponto de partida de uma análise estratégica da empresa. Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

12 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
"onde estamos" Qual é a nossa área de actividade? Em que posição é que a empresa está agora? Em que mercados e porquê? Quais os produtos e por quê? Quem são os nossos clientes? que eles nos compram? Quais são as nossas especialidades e os nossos recursos? Quais são as nossas forças e as nossas fraquezas? Quem são os nossos maiores concorrentes? Como é que eles fazem essa concorrência? Em que áreas é que eles concorrem? Com que produtos? Em que áreas é que eles não concorrem? Quais são as suas forças e as suas fraquezas? Quais os factores económicos, ou outros, que nos afectam? Qual o talento e a capacidade de trabalho e de gestão? Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

13 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
“situação futura” Em que áreas de actividade é que deveríamos estar? Qual a definição de actividade mais adequada? A que distância está o futuro? Qual o crescimento periférico possível? Que crescimento adicional, ou “novo”, será necessário? Que alterações é que se estão a verificar nas tecnologias, nos mercados, etc.? Que alterações é que se estão a verificar em termos gerais (económicas, sociais, políticas, demográficas, etc.)? Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

14 “recursos que a empresa dispõe”
Quais são os nossos recursos financeiros? Que financiamentos adicionais é que podemos obter? Que outros recursos (fabris, especialização, mão-de-obra)? Como é que esses recursos poderão ser desenvolvidos? Melhor utilização? Formação do pessoal e desenvolvimento da Gestão? Redução dos custos e economia de custos para libertar o activo? Quais os recursos adicionais que podem ser incluídos durante o período de tempo proposto pelo plano? Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

15 Os aspectos económicos
Cada passo deve ser acompanhado de um documento de suporte que justifique a decisão, os meios de financiamento, os custos previsionais e eventual correcção da taxa de risco se houver lugar a tal precaução. Uma demonstração de resultados para o período de vida do projecto, que cada vez são mais curtos, deve ser minimamente elaborado, uma vez que se trata de uma peça de gestão importante para a decisão dos investidores. São eles que constituem o núcleo de referência de decisão ao mais alto nível, uma vez que, além das decisões estratégicas que porventura possam servir de suporte, existe o custo de oportunidade e o escalonamento dos investimentos que, mesmo em grupos financeiros poderosos, tem importante significado. Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

16 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
As variáveis e as políticas Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

17 As variáveis e as políticas
As variáveis são os elementos do produto (serviço) em que podemos actuar: No produto Na embalagem Na marca No preço Na distribuição Na comunicação Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

18 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
As políticas São a formas como actuamos: “neste mundo nada é definitivo, tudo é provisório” (????,xxxx) Política de ………. Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

19 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
benchmarking O que é ? Qual a sua utilidade ? Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

20 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
O que é ? Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

21 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Qual a sua utilidade ? Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal

22 Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal
Final Tristany, F., 2004, "Lições de Marketing 1º. nível", Lisboa, Portugal


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