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Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia

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Apresentação em tema: "Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Controle Estatístico de Qualidade Robert Samohyl, PhD. Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia Capítulo 4 Do Sonho ao Plano Capítulo 1 Introdução ao CEQ

2 “Eu achei que ia vender mais.”
“Eu não sabia que precisaria de um investimento tão alto no primeiro ano.” “Entrega a kilômetros daqui????”

3 Objetivos do Capítulo • Conhecer os principais passos para a construção de um negócio tecnológico; • Entender o que é, para que serve, e qual a importância de desenvolver e manter atualizado um plano de negócios; • Saber quais informações um plano de negócios deve conter; entender a organização das informações em um plano de negócios; • Conhecer modelos de planos de negócios, e seus diferentes usos; • Desenvolver habilidades iniciais para elaborar um plano de negócios, em especial no que se refere a escolha dos tópicos, e sua organização em um documento; • Iniciar o desenvolvimento de um plano de negócios.

4 O Caminho para um Negócio
Linha do tempo Produto Tecnológico Estrutura de Negócios Teste de Mercado Start Up (Crescimento) $ $ $ Saída dos Investidores Seed Money Capital de Risco (investidores) Plano de Negócios

5 Conceito de Plano de Negócios
Linha do tempo Plano de Negócios Produto Tecnológico Estrutura de Negócios Teste de Mercado Start Up (Crescimento) $ $ $ Forma estruturada de planejar e documentar todo o ciclo de vida de um negócio Saída dos Investidores Seed Money Capital de Risco (investidores)

6 Quando Elaborar um Plano de Negócios?
• Planejamento de uma nova empresa; • Nova unidade de negócios; • Lançamento de novo produto; • Expandir vendas a novos mercados; • Negociar com investidores.

7 Para Que Serve um Plano de Negócios?
Planejamento / Análise / Gestão • Fornecer uma visão clara dos objetivos do negócio, e da forma de atingi-los; • Disciplinar o pensamento, organizar idéias, harmonizar diferentes aspectos de um empreendimento; • Auxiliar o acompanhamento da implantação e da operação; • Controlar os riscos; aumentar a probabilidade de sucesso.

8 Para Que Serve um Plano de Negócios?
Comunicação / Integração de Equipes • Focar os esforços da equipe nos maiores desafios do negócio; • Facilitar a comunicação entre os membros da equipe; • Integrar esforços dos diferentes membros da equipe, comprometendo-os com um objetivo comum;

9 Para Que Serve um Plano de Negócios?
Comunicação / Negociação • Transmitir a imagem da equipe e do negócio a potenciais parceiros; • Demonstrar a potenciais investidores ou parceiros porque é interessante investir no empreendimento; • Obter financiamentos.

10 Características Desejáveis
• Objetivo: propósitos devem ser declarados; • Claro: minimizando termos técnicos e obscuros; • Conciso: o tanto quanto possível, sem omissão de detalhes; • Detalhado: o suficiente para dar credibilidade; • Abrangente: os diversos aspectos cobertos, sem foco em um único aspecto; • Honesto: riscos e fraquezas documentados, premissas realistas; • Continuidade: sempre em desenvolvimento.

11 Objetivo: familiarizar-se com as informações / organização.
Atividades Objetivo: familiarizar-se com as informações / organização. Atividade 4.1 Pesquisar Modelos de Planos de Negócios. Atividade 4.2 Pesquisar Exemplos de Planos de Negócios. business plans examples

12 Comparando Modelos (Exemplos)
Software SPPlan (Sebrae) Sumário Executivo Descrição da Empresa Produtos e Serviços Estrutura Organizacional Plano de Marketing Plano Operacional Estrutura de Capitalização Plano Financeiro Software MakeMoney Básico (Starta) Resumo Executivo A Empresa Plano de Marketing O Projeto Plano Financeiro

13 Perguntas a Serem Respondidas
a) Qual é o público alvo? b) Qual é a necessidade atendida? c) Qual é o produto ou serviço oferecido? d) Fonte de receita? Preços? e) Como o produto oferecido satisfaz as necessidades? f) Quanto vale, para o público alvo, o produto ou serviço oferecido?

14 Perguntas a Serem Respondidas
g) Mercado atual / futuro (clientes, volume financeiro)? Crescimento? Fatias? h) Concorrência? Pontos fortes e fracos? Segmentos / necessidades bem atendidos? i) Diferencial / vantagens do produto? j) É possível manter ao longo do tempo? k) Como atingir todo o público alvo? l) Expectativa de vendas?

15 Perguntas a Serem Respondidas
m) Infra-estrutura (produção, desenvolvimento, assistência técnica)? n) Parcerias? o) Equipe de empreendedores? Carências (aptidões)? p) Estágio de desenvolvimento? Próximos passos? Cronograma?

16 Perguntas a Serem Respondidas
q) Receitas e despesas (atuais / próximos anos)? r) Investimento necessário? Em que momento? Para que? s) Investidor? Quanto? Qual a oferta (%, taxa de retorno)? t) Riscos? Como elimina-los ou minimiza-los? u) Missão da empresa? Visão estratégica?

17 Atividades Atividade 4.3 Onde Você Responderia?
Atividade 4.4 Proponha Seu Próprio Modelo. nos modelos de planos de negócios que você consultou na Atividade 4.1, em qual seção você responderia... • As perguntas i, j • A pergunta l • A pergunta m • A pergunta s • As perguntas t,u • As perguntas a,b,e,f apropriado às necessidades do seu projeto.

18 Possível Organização Plano de Negócios Sumário Executivo
Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro Plano de Negócios

19 Possível Organização Conceito do Negócio Público alvo;
Plano de Negócios Sumário Executivo Conceito do Negócio Público alvo; Necessidades do público alvo; Produto(s); Valor para o cliente – como o produto satisfaz as necessidades não atendidas, e o quanto isso vale. Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro

20 Possível Organização Análise de Mercado Tamanho do Público Alvo;
Plano de Negócios Sumário Executivo Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro Análise de Mercado Tamanho do Público Alvo; Crescimento; Concorrência; Vantagens sobre a concorrência.

21 Possível Organização Plano de Marketing Produto; Preço; Praça;
Plano de Negócios Sumário Executivo Plano de Marketing Produto; Preço; Praça; Promoção; Expectativa de vendas. Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro 4 Ps

22 Possível Organização Estrutura Organizacional
Plano de Negócios Estrutura Organizacional Missão e visão da empresa; Estrutura Legal, sócios, investidores; Quadro de pessoal; Patentes e marcas; Infra-estrutura tecnológica - linha de produção, equipe de desenvolvimento. Sumário Executivo Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro

23 Possível Organização Plano de Implantação Fases, resultados esperados;
Plano de Negócios Sumário Executivo Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro Plano de Implantação Fases, resultados esperados; Cronograma; Riscos e forma de tratá-los.

24 Possível Organização Planejamento Financeiro
Plano de Negócios Sumário Executivo Planejamento Financeiro Projeção de fluxo de caixa; Investimento necessário; Negociação com Investidores; Projeção da Rentabilidade e do Retorno Sobre Cada Investimento Realizado. Plano Detalhado Conceito do Negócio Análise de Mercado Plano de Marketing Estrutura Organizacional Plano de Implantação Planejamento Financeiro

25 Atividades Atividade 4.5 Em Qual Seção?
Considerando essa possível organização, em qual seção você responderia cada pergunta proposta anteriormente - (a), (b), (c), (d)... (s), (t), (u)? Atividade 4.6 Primeira Redação do Sumário Executivo. No máximo duas páginas; No máximo meia página para produto / serviço; Resumo dos elementos mais relevantes do plano de negócios: marketing, finanças, etc.

26 Troque Decepções por Planejamento


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