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Planejamento em Publicidade e Propaganda I Aula 01 1.

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Apresentação em tema: "Planejamento em Publicidade e Propaganda I Aula 01 1."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento em Publicidade e Propaganda I Aula 01 1

2 Planejamento As empresas não funcionam ao acaso. E muito menos na base da improvisação. Tudo nelas deve ser planejado. Isto significa que as empresas precisam decidir antecipadamente o que pretendem e o que deve ser feito para atingir suas pretensões e alcançar seus objetivos. 2

3 O planejamento é algo muito comum em nossas vidas. A todo momento estamos planejando nosso comportamento em relação a certos objetivos. Nas empresas, o planejamento é uma necessidade: uma vez definido algum objetivo, o planejamento constitui a melhor maneira de chegar lá. 3

4 O planejamento constitui a primeira etapa do processo de comunicação e vem antes da execução de qualquer atividade. Tem como função determinar antecipadamente quais os objetivos almejados e o que deve ser feito para atingi-los da maneira adequada. O planejamento sempre visa uma ação futura. É por meio dele que se pode organizar, dirigir e controlar as atividades da empresa, sempre tendo em mente os objetivos a serem atingidos. 4

5 Para Peter Drucker, o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. 5

6 Portanto fica claro que a qualidade somente será conseguida se ela for planejada e que este planejamento ocorra de forma organizada, isto é, dentro de uma sequência de eventos pré determinada. O planejamento é a função básica e universal de todas as funções de gerenciamento e controle. 6

7 Deve-se tentar obter o máximo retorno possível de uma comunicação, otimizando o investimento realizado, qualquer que seja ele. Vale a pena recordar um ditado chinês que afirma que "se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve." Isto significa, que se uma empresa quer alcançar a qualidade competitiva, isto não se dará por acaso, mas será o resultado de um esforço de todos aqueles que trabalham na organização, desde o presidente até o mais simples funcionário. 7

8 Assim, o planejamento é a diferença entre uma situação atual e uma situação desejada como objetivo. Planejar é tomar decisões antecipadas, definindo os objetivos relevantes, aonde se quer chegar, e os meios e caminhos de como alcançá-los. 8

9 Planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, resolução de problemas e nem com o plano. Planejamento não é a mesma coisa que plano. Na realidade, o plano é o produto do planejamento. É o documento formal resultante do processo de planejamento, e deve ser escrito de forma que qualquer pessoa envolvida na sua execução possa entendê-lo facilmente. 9

10 Vantagens do planejamento Ajuda a organização a melhor se adaptar as mudanças; Proporciona uma visão geral da situação; Tende a tornar os objetivos mais conhecidos; Minimiza a prática da adivinhação; Poupa tempo, esforço e dinheiro; Propicia uma convergência de esforços de todas as pessoas em prol de um objetivo comum; 10

11 Se implantado corretamente, eleva o grau de interação entre os subsistemas organizacionais, conquistando uma maior eficiência operacional entre os mesmos; Facilita e agiliza o processo de tomada de decisões; 11

12 Reduz a possibilidade de erros na tomada de decisão: um planejamento bem feito, onde são levantadas todas as variáveis que possam influenciar no sucesso do objetivo, sem dúvida, reduz as chances de tomadas de decisões equivocadas e a correção, a todo momento, dos desvios de percurso, possibilitando um melhor desempenho na consecução dos objetivos esperados. 12

13 Desvantagens do planejamento O trabalho ou tempo envolvido no planejamento pode exceder as contribuições; Pode restringir a iniciativa e a inovação; Algumas vezes os melhores resultados são obtidos com indivíduos avaliando a situação à medida que os problemas vão surgindo. 13

14 Definição de missão As empresas não podem sobreviver se não souberem o que querem e para onde vão; A missão define o propósito fundamental e único que a organização tenta seguir, ou seja, identifica a razão de ser da organização, o que ela representa; Diz respeito o que a empresa ou a organização se propõe a fazer e para quem(clientes, colaboradores e comunidade); 14

15 É uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes. Razão pela qual a organização existe( informações sobre o negócio da empresa) O que a empresa faz? Por que ela faz? Para quem ela faz? Como ela faz? 15

16 Dicas : Evite frases muito longas e com palavras difíceis para o entendimento do público; Evite gerúndios. 16

17 Exemplos de Missão Fiat: produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir. Natura: nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem- Estar/ Estar Bem. 17

18 Atividade Escolha 3 empresas e construa a missão para cada uma delas. 18

19 Definição de visão É a descrição do futuro desejado para a empresa, como queremos que a organização esteja daqui a algum tempo; A visão precisa ser prática, realista e visível, pois não se pode alcançar algo que não se vê. 19

20 Atente-se para: No que a empresa quer se tornar? Qual a direção é apontada? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção eu devo apontar meus esforços? Eu estou ajudando a construir o que? Os recursos investidos estão levando a empresa para onde? 20

21 Exemplos de visão Avon: ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto- realização da mulher. Sony: experimentar o prazer de avançar e aplicar tecnologia para o benefício das pessoas. 21

22 Atividade Agora defina a visão para as empresas escolhidas na atividade anterior. 22

23 Lembre-se : Missão: é a razão pela qual a organização existe Visão: retrata o sonho da empresa, aonde ela quer chegar. A missão deve dar a visão da empresa a longo prazo, podendo ser redefinida caso tenha perdido credibilidade ou não represente o melhor caminho para a organização. 23


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