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Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.

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1 Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa

2 Planejamento

3 Planejamento O Planejamento visa reduzir incertezas (viagem a um lugar desconhecido) Ex: DRP (Plano de Recuperação de Desastre) Tem por objetivo trazer a realidade o mais perto possível do papel. Passo a passo. (mapa de percurso)

4 Deve ser viável e factível Passa segurança ao patrocinador
Planejamento Deve ser viável e factível Passa segurança ao patrocinador

5 Planejamento O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia.

6 Planejamento Planejamento é o lado racional da ação. Processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados, alguns objetivos pré-definidos

7 Planejamento Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações. O planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro. Geralmente recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo X benefício nos obriga a planejar

8 Perguntas do negócio O QUE É ? QUAL OBJETIVO. PORQUE ? QUEM ? QUANDO ?
ONDE ? COMO ? QUANTO ?

9 5W2H - ESCOPO what why who when where how how much

10 Lições aprendidas: Planejamento
Conhecer A REALIDADE do mercado ; Achamos que tudo vai acontecer porque contratamos; Esquecemos dos detalhes, de pedir ajuda técnica (experiência, opinião especializada) e não pensamos no que pode dar errado (chuva); Gerenciamento administrativo (como faz, quem paga, quantos comem); Esquecemos de entender o cliente . Gerenciamento de equipes (experiência, quem faz, quando, que horas, quanto); Esquecemos de onde vêm as coisas (fornecedores); Esquecemos da Logística (quem leva, quem compra, quem traz); Esquecemos de tirar lucro ou dividir despesas; Esquecemos de SUPERAR as expectativas do cliente Esquecemos de CONVENCER (formato,clareza) ; Esquecemos de NOS APRESENTAR.

11 Planejamento QUAIS produtos e serviços que irá oferecer ?
QUEM são seus clientes ? QUEM são seus concorrentes ? QUEM são seus fornecedores ?

12 PLANO DE NEGÓCIO

13 PLANO DE NEGÓCIO – O QUE ? É uma ferramenta gerencial, de orientação. É um documento que descreve um empreendimento e situa o empreendedor no seu ambiente. As seções do Plano de negócio são padronizadas e cada uma delas tem um propósito específico. Descreve os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para alcançá-los.

14 PRÁTICA: Plano de Negócio da “empresa de papel” Empresa: Fábrica de bolos. Produto: 2 tipos de bolo.

15 PLANO DE NEGÓCIO – COMO ? O Plano de Negócio é dividido em seções:
Localização e descrição dos produtos Estudo de Clientes Estudo de Concorrentes Layout Fluxo Operacional Capacidade Produtiva Necessidade de Pessoal Lista de Investimentos Estudo dos Fornecedores Custos Operacionais Gestão, Missão e Matriz SWOT

16 Descrição dos produtos
PLANO DE NEGÓCIO Descrição dos produtos Cor, tamanho, modelo, sabores, embalagem, apresentação, rótulos, etc. etc. etc.

17 PLANO DE NEGÓCIO Localização Onde se localiza o negócio ?
Quantos concorrentes do mesmo ramo de negócio existem na região ? Os meus clientes têm acesso rápido e seguro à região ? Há fornecedores na região ?

18 PLANO DE NEGÓCIO 2. Estudo de Clientes
1 º passo: identificando as características: Pessoas jurídicas (outras empresas) Em que ramo atuam? Que tipo de produtos ou serviços oferecem? Há quanto tempo estão no mercado? Possuem filial? Onde? Qual a sua capacidade de pagamento? Têm uma boa imagem no mercado? 2 º passo: identificando os interesses e comportamentos dos clientes. Que quantidade e com qual freqüência compram esse tipo de produto ou serviço? Onde costumam comprar? Que preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar?

19 PLANO DE NEGÓCIO 2. Estudo de Clientes
3º passo: identificando o que leva a comprar. O preço? A qualidade dos produtos e/ou serviços? A marca? O prazo de entrega? O prazo de pagamento? O atendimento da empresa? 4º passo: identificando onde estão os seus clientes. (Responda a uma delas) Qual o tamanho do mercado em que você irá atuar? É apenas sua rua? O seu bairro? Sua cidade? Todo o Estado? O País todo ou outros países? Seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade?

20 PLANO DE NEGÓCIO 3. Estudo de Concorrentes

21 PLANO DE NEGÓCIO 4. Layout

22 PLANO DE NEGÓCIO 5. Fluxo Operacional (Como a empresa irá funcionar ?)

23 PLANO DE NEGÓCIO 6. Capacidade Produtiva

24 PLANO DE NEGÓCIO 7. Necessidade de Pessoal

25 PLANO DE NEGÓCIO 8. Lista de Investimentos

26 PLANO DE NEGÓCIO 9. Estudo dos Fornecedores

27 PLANO DE NEGÓCIO 10. Custos Operacionais

28 PLANO DE NEGÓCIO 11. Análise estratégica (Gestão, Missão e Matriz SWOT)


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