A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa."— Transcrição da apresentação:

1 1 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa

2 2 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Planejamento

3 3 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Planejamento O Planejamento visa reduzir incertezas (viagem a um lugar desconhecido) Ex: DRP (Plano de Recuperação de Desastre) Tem por objetivo trazer a realidade o mais perto possível do papel. Passo a passo. (mapa de percurso)

4 4 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Planejamento Deve ser viável e factível Passa segurança ao patrocinador

5 5 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Planejamento O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia.

6 6 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Planejamento Planejamento é o lado racional da ação. Processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados, alguns objetivos pré-definidos

7 7 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Planejamento Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações. O planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro. Geralmente recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo X benefício nos obriga a planejar

8 8 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Perguntas do negócio O QUE É ? QUAL OBJETIVO. PORQUE ? QUEM ? QUANDO ? ONDE ? COMO ? QUANTO ?

9 9 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS 5W2H - ESCOPO what why who when where how how much

10 10 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Lições aprendidas: Planejamento Conhecer A REALIDADE do mercado ; Achamos que tudo vai acontecer porque contratamos; Esquecemos dos detalhes, de pedir ajuda técnica (experiência, opinião especializada) e não pensamos no que pode dar errado (chuva); Gerenciamento administrativo (como faz, quem paga, quantos comem); Esquecemos de entender o cliente. Gerenciamento de equipes (experiência, quem faz, quando, que horas, quanto); Esquecemos de onde vêm as coisas (fornecedores); Esquecemos da Logística (quem leva, quem compra, quem traz); Esquecemos de tirar lucro ou dividir despesas; Esquecemos de SUPERAR as expectativas do cliente Esquecemos de CONVENCER (formato,clareza) ; Esquecemos de NOS APRESENTAR.

11 11 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Planejamento QUAIS produtos e serviços que irá oferecer ? QUEM são seus clientes ? QUEM são seus concorrentes ? QUEM são seus fornecedores ?

12 12 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO

13 13 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO – O QUE ? É uma ferramenta gerencial, de orientação. É um documento que descreve um empreendimento e situa o empreendedor no seu ambiente. As seções do Plano de negócio são padronizadas e cada uma delas tem um propósito específico. Descreve os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para alcançá-los.

14 14 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PRÁTICA: Plano de Negócio da empresa de papel Empresa: Fábrica de bolos. Produto: 2 tipos de bolo.

15 15 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO – COMO ? O Plano de Negócio é dividido em seções: 1.Localização e descrição dos produtos 2.Estudo de Clientes 3.Estudo de Concorrentes 4.Layout 5.Fluxo Operacional 6.Capacidade Produtiva 7.Necessidade de Pessoal 8.Lista de Investimentos 9.Estudo dos Fornecedores 10.Custos Operacionais 11.Gestão, Missão e Matriz SWOT

16 16 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 1.Descrição dos produtos Cor, tamanho, modelo, sabores, embalagem, apresentação, rótulos, etc. etc. etc.

17 17 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 1.Localização Onde se localiza o negócio ? Quantos concorrentes do mesmo ramo de negócio existem na região ? Os meus clientes têm acesso rápido e seguro à região ? Há fornecedores na região ?

18 18 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 2. Estudo de Clientes 1 º passo: identificando as características: Pessoas jurídicas (outras empresas) Em que ramo atuam? Que tipo de produtos ou serviços oferecem? Há quanto tempo estão no mercado? Possuem filial? Onde? Qual a sua capacidade de pagamento? Têm uma boa imagem no mercado? 2 º passo: identificando os interesses e comportamentos dos clientes. Que quantidade e com qual freqüência compram esse tipo de produto ou serviço? Onde costumam comprar? Que preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar?

19 19 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 2. Estudo de Clientes 3º passo: identificando o que leva a comprar. O preço? A qualidade dos produtos e/ou serviços? A marca? O prazo de entrega? O prazo de pagamento? O atendimento da empresa? 4º passo: identificando onde estão os seus clientes. (Responda a uma delas) Qual o tamanho do mercado em que você irá atuar? É apenas sua rua? O seu bairro? Sua cidade? Todo o Estado? O País todo ou outros países? Seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade?

20 20 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 3. Estudo de Concorrentes

21 21 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 4. Layout

22 22 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 5. Fluxo Operacional (Como a empresa irá funcionar ?)

23 23 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 6. Capacidade Produtiva

24 24 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 7. Necessidade de Pessoal

25 25 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 8. Lista de Investimentos

26 26 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 9. Estudo dos Fornecedores

27 27 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 10. Custos Operacionais

28 28 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS PLANO DE NEGÓCIO 11. Análise estratégica (Gestão, Missão e Matriz SWOT)


Carregar ppt "1 ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google