A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim. 09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 – Reengenharia e Empowerment 13/09 - Gestão e Organizacão Horizontal 20/09 - Avaliações 1º bimestre 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre 04/10 - Vista de prova. 11/10 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

3 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim. 15/10 – Feriado 18/10 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e Balanced Scorecard (BSC) 25/10 - Seis Sigma e Exercícios ENADE. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 02/11 - Feriado 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

4 4 Sistemas de Informações Gerenciais Rápida evolução TI é importante, mas não é tudo

5 5 A Organização e a Informação SI´s e a Estrutura Organizacional Ambiente Externo A Empresa Sistemas de Informação Governo Mercado Sociedade Administração Organização Tecnologia Hardware Software Redes

6 6 A Organização e a Informação A visão dos SI´s nos níveis organizacionais Visão estratégica do negócio e do posicionamento Apoio tático à tomada de decisão gerencial Apoio às operações (nível operacional) DADOS E INFORMAÇÕES DECISÕES

7 7 A Organização e a Informação O papel da informação nas organizações -Importante para todos os departamentos -Produtividade: custo, lucro e velocidade -Muda o papel da gerência tática

8 8 Fases da gestão da informação Determinação das exigências Obtenção dos recursos Alocação dos insumos Utilização

9 9 Os Sistemas de Informação Conceitos básicos: -Hardware -Software -Peopleware -Redes

10 10 Os Sistemas de Informação Exemplo de operações dos SIs na empresa Arquivos de pedidos Sistema de processamento de pedidos Dados de vendas Arquivos de PRODUÇÃO Sistema de planejamento de insumos Dados de PRODUTOS Arquivos de contabilidade Sistema de livro- caixa Dados de despesas RELATÓ- RIOS

11 11 O processo de tomada de decisão e os SGIs RECURSOS: pessoas, informação, espaço, tempo, dinheiro DECISÕES: planejamento, organização, execução e direção, controle OBJETIVOS: resultados esperados

12 12 O processo de tomada de decisão e os SGIs Etapas do processo decisório 1, Análise da situação ou problema2. Padrões de desempenho e objetivo3. Alternativas de solução4. Escolha e implementação5. Avaliação de resultados

13 13 BSC: Balanced Scorecard Conceitos básicos O BSC é uma forma de avaliar a empresa baseada em OUTROS INDICADORES, que não apenas os contábeis. -Financeiros -Mercado e clientes -Processos -Aprendizado e crescimento

14 14 BSC: Balanced Scorecard BSC e estratégia empresarial -ESTRATÉGIAS são um conjunto de objetivos, políticas e normas que a empresa define para atuar no mercado -O BSC pode ajudar a empresa a se posicionar melhor dentro da estratégia escolhida

15 15 BSC: Balanced Scorecard Os passos para o BSC POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO Definir como a empresa quer atuar no mercado através de uma visão MERCADO Comunicar-se com o mercado dentro do posicionamento almejado PLANEJAR A ATUAÇÃO Estabelecer processos e perseguir metas APRENDIZADO Criar um ambiente favorável à cultura do aprendizado

16 16 FinanceiroMercadoProcessosAprendizado Alinhamento do pessoal de terra Rápida preparação em solo Voo pontual Preços + baixos Menos aviões Mais clientes MAPA DA ESTRATÉGIA Rápida preparação em solo OBJETIVO: o que deve ser alcançado Tempo de repouso Partida pontual INDICADORES: como será medido e acompanhado 30 minutos 90% META: nível de desempenho e taaxa de melhoria necessária Programa de otimização da duração do ciclo INICIATIVA: programas de ação necessários para alcançar o objetivo

17 17 BSC e suas perspectivas: visão e estratégia Para ter sucesso financeiro, como devemos nos mostrar aos acionistas? Financeira ObjetivosIndicadoresMetasIniciativas Como buscar habilidades para mudar, melhorar e atingir nossa visão? Aprendizado e crescimento ObjetivosIndicadoresMetasIniciativas Em quais processos devemo ser excelentes? Processos internos ObjetivosIndicadoresMetasIniciativas Para atingir nossa visão, como devemos nos mostrar ao mercado? Processos internos ObjetivosIndicadoresMetasIniciativas

18 18 DÚVIDAS?

19 Para casa: 1.Ler capítulos 11 e 12 do livro-texto referentes à esta aula.


Carregar ppt "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google