A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim.
09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 – Reengenharia e Empowerment 13/09 - Gestão e Organizacão Horizontal 20/09 - Avaliações 1º bimestre 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre 04/10 - Vista de prova. 11/10 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

3 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim.
15/10 – Feriado 18/10 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e Balanced Scorecard (BSC) 25/10 - Seis Sigma e Exercícios ENADE. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 02/11 - Feriado 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

4 Sistemas de Informações Gerenciais
Rápida evolução TI é importante, mas não é tudo

5 A Organização e a Informação
SI´s e a Estrutura Organizacional Ambiente Externo A Empresa Sistemas de Informação Governo Mercado Sociedade Administração Organização Tecnologia Hardware Software Redes

6 A Organização e a Informação
A visão dos SI´s nos níveis organizacionais Visão estratégica do negócio e do posicionamento Apoio tático à tomada de decisão gerencial Apoio às operações (nível operacional) DADOS E INFORMAÇÕES DECISÕES

7 A Organização e a Informação
O papel da informação nas organizações Importante para todos os departamentos Produtividade: custo, lucro e velocidade Muda o papel da gerência tática

8 Fases da gestão da informação
Determinação das exigências Obtenção dos recursos Alocação dos insumos Utilização

9 Os Sistemas de Informação
Conceitos básicos: Hardware Software Peopleware Redes

10 Os Sistemas de Informação
Exemplo de operações dos SI’s na empresa Arquivos de pedidos Sistema de processamento de pedidos Dados de vendas RELATÓ-RIOS Arquivos de PRODUÇÃO Sistema de planejamento de insumos Dados de PRODUTOS Arquivos de contabilidade Sistema de livro-caixa Dados de despesas

11 O processo de tomada de decisão e os SGI’s
RECURSOS: pessoas, informação, espaço, tempo, dinheiro DECISÕES: planejamento, organização, execução e direção, controle OBJETIVOS: resultados esperados

12 O processo de tomada de decisão e os SGI’s
Etapas do processo decisório 1, Análise da situação ou problema 2. Padrões de desempenho e objetivo 3. Alternativas de solução 4. Escolha e implementação 5. Avaliação de resultados

13 BSC: Balanced Scorecard
Conceitos básicos O BSC é uma forma de avaliar a empresa baseada em OUTROS INDICADORES, que não apenas os contábeis. Financeiros Mercado e clientes Processos Aprendizado e crescimento

14 BSC: Balanced Scorecard
BSC e estratégia empresarial ESTRATÉGIAS são um conjunto de objetivos, políticas e normas que a empresa define para atuar no mercado O BSC pode ajudar a empresa a se posicionar melhor dentro da estratégia escolhida

15 BSC: Balanced Scorecard
Os passos para o BSC POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO Definir como a empresa quer atuar no mercado através de uma visão MERCADO Comunicar-se com o mercado dentro do posicionamento almejado PLANEJAR A ATUAÇÃO Estabelecer processos e perseguir metas APRENDIZADO Criar um ambiente favorável à cultura do aprendizado

16 Rápida preparação em solo Tempo de repouso Partida pontual
MAPA DA ESTRATÉGIA Financeiro Mercado Processos Aprendizado Menos aviões Mais clientes Rápida preparação em solo OBJETIVO: o que deve ser alcançado Tempo de repouso Partida pontual INDICADORES: como será medido e acompanhado 30 minutos 90% META: nível de desempenho e taaxa de melhoria necessária Programa de otimização da duração do ciclo INICIATIVA: programas de ação necessários para alcançar o objetivo Voo pontual Preços + baixos Rápida preparação em solo Alinhamento do pessoal de terra

17 BSC e suas perspectivas: visão e estratégia
Para ter sucesso financeiro, como devemos nos mostrar aos acionistas? Financeira Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Para atingir nossa visão, como devemos nos mostrar ao mercado? Processos internos Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Em quais processos devemo ser excelentes? Processos internos Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Como buscar habilidades para mudar, melhorar e atingir nossa visão? Aprendizado e crescimento Objetivos Indicadores Metas Iniciativas

18 DÚVIDAS?

19 Para casa: Ler capítulos 11 e 12 do livro-texto referentes à esta aula.


Carregar ppt "Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google