A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo III - Enfoques modernos de gestão"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica 01.Conceito de estratégia: É a seleção dos meios, de qualquer natureza, que se empregam para realizar objetivos. 02.A estratégia no campo empresarial: Estratégia no campo empresarial consiste em escolher alternativas para atingir objetivos em sintonia com as ameaças e oportunidades. 03.Abrangência da estratégia: Objetivos Ameaças Oportunidades Estratégia Ações Estratégia Corporativa Estratégia de um ramo de negócio Estratégia funcional Estratégia operativa Abrange todos os negócios da empresa Abrange um tipo de negócio Abrange as funções de um negócio Abrange as atividades do dia-a-dia.

2 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica 04.Planejamento Estratégico: É o processo de planejamento formalizado e de longo prazo, empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais. É o processo de desenvolver a estratégia. Ocorre no nível estratégico ou na cúpula da organização. Norteia todas as atividades de planejamento dos demais níveis hierárquicos. Etapas do Planejamento Estratégico: Análise ambiental; Diagnóstico empresarial; Definição dos objetivos; Escolha das estratégias; Implementação da estratégia adotada; Mensuração e controle. 05.Análise do ambiente: É um estudo que procura identificar as ameaças e oportunidades do ambiente. Ameaças: Tudo aquilo que pode impedir o desenvolvimento da empresa. Oportunidade: Tudo aquilo que pode proporcionar o desenvolvimento da empresa, desde que aproveitado.

3 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica Divisão do ambiente: Macro-Ambiente: Governo, ecologia, cultura, etc. Micro-ambiente: Fornecedores, concorrentes (potenciais e substitutos) e compradores. Empresa Fornecedores Compradores Concorrência potencial Concorrência atual Produtos substitutos Micro-ambiente Macro-ambiente Governo Ecologia Cultura 06.Diagnóstico empresarial: Etapa que procura olhar para dentro da empresa para identificar pontos fortes e fracos. O ponto de partida é a identificação dos fatores-chave de sucesso.

4 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica 07.Definição de objetivos: De acordo com as análises ambiental e interna, define-se os objetivos. Classificação de objetivos:

5 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica 08.Escolha das estratégias: De acordo com os objetivos traçados, pode ser escolhida várias estratégias: Classificação das estratégias: Estratégias genéricas de Porter: Estratégias de adaptação de Miles e Snow:

6 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica Mapa estratégico de Paine e Anderson:

7 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica Mapa estratégico de Paine e Anderson:

8 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica Mapa estratégico de Paine e Anderson:

9 Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Administração Estratégica 09.Implementação da estratégia: Desdobramento das estratégias: Consiste em tornar as estratégias maiores em outras cada vez menores. 10.Controle e acompanhamento da estratégia: Consiste em acompanhar e avaliar a execução das estratégias. Utiliza-se indicadores para esse acompanhamento: Participação de clientes e mercados no faturamento; Participação de produtos e serviços no faturamento; Evolução do faturamento; Grau de realização dos objetivos traçados.


Carregar ppt "Capítulo III - Enfoques modernos de gestão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google