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PLANEJAMENTO Profa. Helenita. COMPORTAMENTO EMPRESARIAL REATIVO PROATIVO MUDANÇA.

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO Profa. Helenita. COMPORTAMENTO EMPRESARIAL REATIVO PROATIVO MUDANÇA."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO Profa. Helenita

2 COMPORTAMENTO EMPRESARIAL REATIVO PROATIVO MUDANÇA

3 COMPORTAMENTO EMPRESARIAL REATIVO Forças que desejam e preservam a estabilidade Apego às tradições Espírito conservador Incapacidade de adaptação a novas situações Processamento negativo do feedback que vem do ambiente

4 COMPORTAMENTO EMPRESARIAL PROATIVO Forças que impulsionam e desejam a mudança Capacidade de mudança Espírito renovador Antecipação de novas situações Processamento positivo do feedback que vem do ambiente

5 PLANEJAMENTO COMO APRENDER A LIDAR COM A MUDANÇA E SOBREVIVER A ELA?

6 DEFININDO A CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO UM PROCESSO DESENVOLVIDO PARA O ALCANCE DE UMA SITUAÇÃO DESEJADA, COM O MELHOR USO DE RECURSOS E ESFORÇOS PELA EMPRESA.

7 VANTAGENS DO PLANEJAMENTO Facilita o posicionamento da organização em relação ao ambiente externo, na medida em que é possível obter maior controle sobre as incertezas que afetam as organizações Possibilita à organização intervir em determinada situação do presente, modificando o futuro da empresa Possibilita o estabelecimento de um padrão de procedimentos, ou comportamentos, coerentes e coordenados entre si, que permite que as diversas áreas da empresa caminhem numa mesma direção

8 PROCESSO DE PLANEJAMENTO DIAGNÓSTICO PLANEJAMENTO

9 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL

10 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ANÁLISE DO MACROAMBIENTE ANÁLISE DO MICROAMBIENTE Condições econômicas Condições tecnológicas Condições sociais Condições legais Condições políticas Condições culturais Condições demográficas Condições ecológicas Clientes Concorrentes Fornecedores Agências reguladoras ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

11 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO AMEAÇAS OPORTUNIDADES Força ambiental desfavorável para a empresa Força ambiental favorável para a empresa ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

12 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO PONTO FORTE Diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional Conhecer e melhor utilizar os pontos fortes PONTO FRACO Situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional Conhecer e eliminar os pontos fracos ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

13 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES Entrada de concorrentes potenciais Produtos substitutos Poder dos compradores Poder dos fornecedores

14 PLANEJAMENTO Ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro CARACTERÍSTICAS Intervenção na realidade para alcançar situação desejada Tomar decisões no presente que afetam o futuro

15 PLANOS: COMPONENTES OBJETIVO: resultado que se pretende alcançar META: quantificação do resultado a ser alcançado ATIVIDADESPRAZOSRESPONSÁVEIS

16 EFICÁCIA DOS PLANOS Informações Elasticidade ASPECTOS CRÍTICOS Alcance no tempo Formalidade Freqüência de revisão

17 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Plano Estratégico Plano Tático Plano Operacional REALÍSTICOSDESAFIADORES

18 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANO ESTRATÉGICO DEFINIÇÃO DA MISSÃO DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DEFINIÇÃO DA VISÃO

19 PLANO TÁTICO Coloca em prática o plano estratégico É o plano que define os objetivos específicos nas diferentes áreas funcionais É um processo sistêmico em que as partes são interdependentes e precisam ser administradas como tal Marketing Produção Recursos Humanos Finanças

20 TOMADA DE DECISÃO Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. (MAXIMIANO, 2008, p. 58). TOMADA DE DECISÃO DEFINIÇÃO E TIPOS DE DECISÃO

21 Decisões programadas: resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. As decisões podem ser: Decisões não programadas: são preparadas uma a uma, para atacar problemas novos que as soluções padronizadas não conseguem resolver.

22 PRCOCESSO DECISÓRIO Problema Diagnóstico Alternativas Decisões Avaliação Figura 4: Fases do Processo Decisório. Fonte: Adaptado pela Docente, a Partir de Maximiano (2008, p. 60).

23 Quanto maior a proporção de opiniões e sentimentos, mais intuitivo se torna. Quanto maior a base de informações, mais racional é o processo. A racionalidade e a intuição são atributos humanos complementares e não concorrentes. RACIONALIDADE E INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES

24 FIM DA APRESENTAÇÃO


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