A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO Profa. Helenita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO Profa. Helenita."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO Profa. Helenita

2 COMPORTAMENTO EMPRESARIAL
MUDANÇA PROATIVO REATIVO

3 COMPORTAMENTO EMPRESARIAL
REATIVO Forças que desejam e preservam a estabilidade Apego às tradições Espírito conservador Incapacidade de adaptação a novas situações Processamento negativo do feedback que vem do ambiente

4 COMPORTAMENTO EMPRESARIAL
PROATIVO Forças que impulsionam e desejam a mudança Capacidade de mudança Espírito renovador Antecipação de novas situações Processamento positivo do feedback que vem do ambiente

5 COMO APRENDER A LIDAR COM A MUDANÇA E SOBREVIVER A ELA?
PLANEJAMENTO

6 DEFININDO A CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO
UM PROCESSO DESENVOLVIDO PARA O ALCANCE DE UMA SITUAÇÃO DESEJADA, COM O MELHOR USO DE RECURSOS E ESFORÇOS PELA EMPRESA.

7 VANTAGENS DO PLANEJAMENTO
Facilita o posicionamento da organização em relação ao ambiente externo, na medida em que é possível obter maior controle sobre as incertezas que afetam as organizações Possibilita à organização intervir em determinada situação do presente, modificando o futuro da empresa Possibilita o estabelecimento de um padrão de procedimentos, ou comportamentos, coerentes e coordenados entre si, que permite que as diversas áreas da empresa caminhem numa mesma direção

8 PROCESSO DE PLANEJAMENTO
DIAGNÓSTICO PLANEJAMENTO

9 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL

10 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO ANÁLISE DO MACROAMBIENTE ANÁLISE DO MICROAMBIENTE Condições econômicas Condições tecnológicas Condições sociais Condições legais Condições políticas Condições culturais Condições demográficas Condições ecológicas Clientes Concorrentes Fornecedores Agências reguladoras

11 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO AMEAÇAS Força ambiental desfavorável para a empresa OPORTUNIDADES Força ambiental favorável para a empresa

12 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO Diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional PONTO FORTE Conhecer e melhor utilizar os pontos fortes Situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional PONTO FRACO Conhecer e eliminar os pontos fracos

13 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL Entrada de concorrentes potenciais RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES Poder dos compradores Poder dos fornecedores Produtos substitutos

14 PLANEJAMENTO Ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro CARACTERÍSTICAS Intervenção na realidade para alcançar situação desejada Tomar decisões no presente que afetam o futuro

15 PLANOS: COMPONENTES OBJETIVO: resultado que se pretende alcançar
META: quantificação do resultado a ser alcançado ATIVIDADES PRAZOS RESPONSÁVEIS

16 EFICÁCIA DOS PLANOS ASPECTOS CRÍTICOS Informações Alcance no tempo
Freqüência de revisão Formalidade Elasticidade

17 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
REALÍSTICOS DESAFIADORES Plano Estratégico Plano Tático Plano Operacional

18 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANO ESTRATÉGICO DEFINIÇÃO DA VISÃO DEFINIÇÃO DA MISSÃO DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

19 PLANO TÁTICO Coloca em prática o plano estratégico
É o plano que define os objetivos específicos nas diferentes áreas funcionais É um processo sistêmico em que as partes são interdependentes e precisam ser administradas como tal Marketing Finanças Recursos Humanos Produção

20 DEFINIÇÃO E TIPOS DE DECISÃO
TOMADA DE DECISÃO TOMADA DE DECISÃO DEFINIÇÃO E TIPOS DE DECISÃO “Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades”. (MAXIMIANO, 2008, p. 58).

21 As decisões podem ser: Decisões programadas: resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Decisões não programadas: são preparadas uma a uma, para atacar problemas novos que as soluções padronizadas não conseguem resolver.

22 PRCOCESSO DECISÓRIO Decisões Alternativas Avaliação Diagnóstico
Problema Figura 4: Fases do Processo Decisório. Fonte: Adaptado pela Docente, a Partir de Maximiano (2008, p. 60).

23 RACIONALIDADE E INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES
Quanto maior a base de informações, mais racional é o processo. Quanto maior a proporção de opiniões e sentimentos, mais intuitivo se torna. A racionalidade e a intuição são atributos humanos complementares e não concorrentes.

24 FIM DA APRESENTAÇÃO


Carregar ppt "PLANEJAMENTO Profa. Helenita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google