A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO ESTRATÉGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO Aula 05 ESTRATÉGICA I O PROCESSO ESTRATÉGICO

2 PROCESSO ESTRATÉGICO Conceito

3 Esquema do Processo estratégico
Intenção estratégica Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle

4 INTENÇÃO ESTRATÉGICA Intenção estratégica Objetivos Análise externa
interna Formulação Implementação e controle

5 INTENÇÃO ESTRATÉGICA Definição: Intenção estratégica é um conjunto de objetivo de longo prazo, que as empresas devem seguir mesmo enquanto as marés dos negócios se alteram. É igualmente importante que este conceito estratégico seja acompanhado de um processo de gerenciamento.

6 Alguns objetivos (Prahalad e Hamel)
INTENÇÃO ESTRATÉGICA Alguns objetivos (Prahalad e Hamel) • Focalizar a atenção da organização na essência da vitória (liderança). • Motivar as pessoas comunicando o valor do objetivo. • Usar esta intenção estratégica para constantemente guiar a alocação de recursos.

7 - Missão; - Visão; - Valores; Conceitos trabalhados
INTENÇÃO ESTRATÉGICA Conceitos trabalhados - Missão; - Visão; - Valores;

8 INTENÇÃO ESTRATÉGICA - Missão:

9 INTENÇÃO ESTRATÉGICA - Visão: O conceito de visão refere-se à capacidade de vislumbrar oportunidades futuras, a partir da leitura e da interpretação de acontecimentos passados e presentes.

10 Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações.
INTENÇÃO ESTRATÉGICA - Valores: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos de regras morais que simbolizam os atos de seus administradores, fundadores, e colaboradores em geral.

11 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Intenção estratégica Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle

12 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Definição:

13 ANÁLISE DE AMBIENTE Análise externa Intenção Objetivos Implementação
estratégica Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle

14 “SÃO AS CONDIÇÕES QUE CIRCUNDAM AS ORGANIZAÇÕES E
ANÁLISE DE AMBIENTE Definição: “SÃO AS CONDIÇÕES QUE CIRCUNDAM AS ORGANIZAÇÕES E QUE EM ALGUNS CASOS PODEM FUGIR DO ÂMBITO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO”

15 Ambiente externo ANÁLISE DE AMBIENTE MACROAMBIENTE EMPRESA
FORNECEDORES CLIENTES CONCORRENTES AGÊNCIAS REGULADORAS TECNOLÓGICOS SOCIAIS ECONÔMICOS DEMOGRÁFICOS MACROAMBIENTE MICROAMBIENTE CULTURAIS ECOLÓGICOS LEGAIS

16 IMPLANTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS E PROCESSOS
ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente interno EMPRESA NOVAS POLÍTICAS GERENCIAIS IMPLANTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS E PROCESSOS DE OPERAÇÃO NOVOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS NOVOS SERVIÇOS NOVOS PRODUTOS

17 Análise ambiental – CONCEITO:
ANÁLISE DE AMBIENTE Análise ambiental – CONCEITO: “PRÁTICA DE RASTREAR AS MUDANÇAS EXTERNAS QUE PODEM AFETAR O MERCADO, INCLUINDO A DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS.” (CHURCHILL, 2005:26)

18 Análise ambiental – ÂMBITO:
ANÁLISE DE AMBIENTE Análise ambiental – ÂMBITO: Global = Mesmo para as organizações que comercializam seus produtos internamente, uma vez que podem ser assoladas por concorrentes globais.

19 Análise ambiental – IMPORTÂNCIA:
ANÁLISE DE AMBIENTE Análise ambiental – IMPORTÂNCIA: Responder a uma oportunidade ou ameaça que uma organização está enfrentando ou poderá enfrentar; - Revisar as seis dimensões do ambiente de marketing.

20 Dimensões da análise ambiental:
ANÁLISE DE AMBIENTE Dimensões da análise ambiental: 1 - Ambiente econômico; 2 - Ambiente político e legal; 3 - Ambiente social; 4 - Ambiente natural; 5 - Ambiente tecnológico; 6 - Ambiente competitivo

21 “A ECONOMIA EM GERAL INCLUINDO CICLOS DE NEGÓCIOS,
ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente econômico: “A ECONOMIA EM GERAL INCLUINDO CICLOS DE NEGÓCIOS, RENDA DO CONSUMIDOR E PADRÕES DE GASTOS.” (CHURCHILL, 2005, p. 28)

22 - Renda do consumidor = Renda bruta / Renda disponível.
ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Prosperidade; - Inflação; - Recessão; - Recuperação; - Renda do consumidor = Renda bruta / Renda disponível.

23 Ambiente político legal:
ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente político legal: SEGUNDO CHURCHILL (2005:31), TRATA-SE DO AMBIENTE QUE INCLUI AS LEIS, REGULAMENTOS E PRESSÕES POLÍTICAS QUE AFETAM AS DECISÕES DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING.

24 - Leis que afetam o marketing; - Regulamentação do marketing;
ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Leis que afetam o marketing; - Regulamentação do marketing; (Normas criadas pelo governo e que possuem efeito de lei); - Ações judiciais; - Fatores políticos e legais no ambiente global; (Inexistência de leis contra pirataria em alguns países);

25 “DESCREVE AS PESSOAS NA SOCIEDADE E SEUS VALORES,
ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente social: “DESCREVE AS PESSOAS NA SOCIEDADE E SEUS VALORES, CRENÇAS E COMPORTAMENTOS.” (CHURCHILL, 2005, p.37)

26 - Tendências demográficas:
ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Tendências demográficas: (Idade, sexo, estado civil, raça, religião); - Responsabilidade social; (Produção de marketing social); - Questões éticas; (Opiniões, moral, valores).

27 “ENVOLVE OS RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS PARA A
ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente natural: “ENVOLVE OS RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS PARA A ORGANIZAÇÃO OU AFETADOS POR ELA.” (CHURCHILL, 2005, p.43)

28 - Disponibilidade de recursos;
ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Disponibilidade de recursos; - Responsabilidade com o ambiente natural;

29 Ambiente tecnológico:
ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente tecnológico: SEGUNDO CHURCHILL (2005, p. 45), ESTÁ RELACIONADO AO NÍVEL DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E À CAPACIDADE DE INVENTAR E GERAR INOVAÇÕES QUE RESULTAM DE PESQUISAS.

30 - Tecnologia de informações; - Fatores tecnológicos e ambiente global;
ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Tecnologia de informações; - Fatores tecnológicos e ambiente global;

31 Ambiente competitivo:
ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente competitivo: “AMBIENTE COMPOSTO POR TODAS AS ORGANIZAÇÕES QUE PODERIAM POTENCIALMENTE CRIAR VALOR PARA UM DETERMINADO MERCADO.” (CHURCHILL, 2005, p.52)

32 - Tipos de concorrência; Concorrência pura;
ANÁLISE DE AMBIENTE Fator de análise: - Tipos de concorrência; Concorrência pura; (Muitos concorrentes com baixa participação cada um); Concorrência monopolista; (Muitos concorrentes, mas com alguma diferenciação); Oligopólio; (Poucos concorrentes controlam grande parte do mercado); Monopólio. (Exclusivismo).


Carregar ppt "O PROCESSO ESTRATÉGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google