A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Estratégica I Administração Estratégica I O PROCESSO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO Aula 05 ESTRATÉGICA I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Estratégica I Administração Estratégica I O PROCESSO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO Aula 05 ESTRATÉGICA I."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica I Administração Estratégica I O PROCESSO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO Aula 05 ESTRATÉGICA I

2 Administração Estratégica I Administração Estratégica I PROCESSO ESTRATÉGICO Conceito

3 Administração Estratégica I Administração Estratégica I PROCESSO ESTRATÉGICO Esquema do Processo estratégico Intenção estratégica Objetivos Análise externa Análise interna Formulação Implementação e controle

4 Administração Estratégica I Administração Estratégica I INTENÇÃO ESTRATÉGICA Intenção estratégica Objetivos Análise externa Análise interna Formulação Implementação e controle

5 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Definição: Intenção estratégica é um conjunto de objetivo de longo prazo, que as empresas devem seguir mesmo enquanto as marés dos negócios se alteram. É igualmente importante que este conceito estratégico seja acompanhado de um processo de gerenciamento. INTENÇÃO ESTRATÉGICA

6 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Focalizar a atenção da organização na essência da vitória (liderança). Motivar as pessoas comunicando o valor do objetivo. Usar esta intenção estratégica para constantemente guiar a alocação de recursos. Alguns objetivos (Prahalad e Hamel) INTENÇÃO ESTRATÉGICA

7 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Conceitos trabalhados - Missão; - Visão; - Valores; INTENÇÃO ESTRATÉGICA

8 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Missão: INTENÇÃO ESTRATÉGICA

9 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Visão: O conceito de visão refere-se à capacidade de vislumbrar oportunidades futuras, a partir da leitura e da interpretação de acontecimentos passados e presentes. INTENÇÃO ESTRATÉGICA

10 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Valores: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos de regras morais que simbolizam os atos de seus administradores, fundadores, e colaboradores em geral. INTENÇÃO ESTRATÉGICA

11 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Intenção estratégica Objetivos Análise externa Análise interna Formulação Implementação e controle OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

12 Administração Estratégica I Administração Estratégica I OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Definição:

13 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Intenção estratégica Objetivos Análise externa Análise interna Formulação Implementação e controle ANÁLISE DE AMBIENTE

14 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Definição: SÃO AS CONDIÇÕES QUE CIRCUNDAM AS ORGANIZAÇÕES E QUE EM ALGUNS CASOS PODEM FUGIR DO ÂMBITO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO ANÁLISE DE AMBIENTE

15 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Ambiente externo EMPRESA FORNECEDORES CLIENTES CONCORRENTES AGÊNCIAS REGULADORAS TECNOLÓGICOS SOCIAIS ECONÔMICOS DEMOGRÁFICOS MACROAMBIENTE MICROAMBIENTE CULTURAIS ECOLÓGICOS LEGAIS CULTURAIS ANÁLISE DE AMBIENTE

16 Administração Estratégica I Administração Estratégica I EMPRESA NOVAS POLÍTICAS GERENCIAIS IMPLANTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS E PROCESSOS DE OPERAÇÃO NOVOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS NOVOS SERVIÇOS NOVOS PRODUTOS Ambiente interno ANÁLISE DE AMBIENTE

17 Administração Estratégica I Administração Estratégica I PRÁTICA DE RASTREAR AS MUDANÇAS EXTERNAS QUE PODEM AFETAR O MERCADO, INCLUINDO A DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS. (CHURCHILL, 2005:26) Análise ambiental – CONCEITO: ANÁLISE DE AMBIENTE

18 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Análise ambiental – ÂMBITO: - Global = Mesmo para as organizações que comercializam seus produtos internamente, uma vez que podem ser assoladas por concorrentes globais. ANÁLISE DE AMBIENTE

19 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Análise ambiental – IMPORTÂNCIA: - Responder a uma oportunidade ou ameaça que uma organização está enfrentando ou poderá enfrentar; - Revisar as seis dimensões do ambiente de marketing. ANÁLISE DE AMBIENTE

20 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Dimensões da análise ambiental: 1 - Ambiente econômico; 2 - Ambiente político e legal; 3 - Ambiente social; 4 - Ambiente natural; 5 - Ambiente tecnológico; 6 - Ambiente competitivo ANÁLISE DE AMBIENTE

21 Administração Estratégica I Administração Estratégica I A ECONOMIA EM GERAL INCLUINDO CICLOS DE NEGÓCIOS, RENDA DO CONSUMIDOR E PADRÕES DE GASTOS. (CHURCHILL, 2005, p. 28) Ambiente econômico: ANÁLISE DE AMBIENTE

22 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Prosperidade; - Inflação; - Recessão; - Recuperação; - Renda do consumidor = Renda bruta / Renda disponível. Fatores de análise: ANÁLISE DE AMBIENTE

23 Administração Estratégica I Administração Estratégica I SEGUNDO CHURCHILL (2005:31), TRATA-SE DO AMBIENTE QUE INCLUI AS LEIS, REGULAMENTOS E PRESSÕES POLÍTICAS QUE AFETAM AS DECISÕES DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING. Ambiente político legal: ANÁLISE DE AMBIENTE

24 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Leis que afetam o marketing; - Regulamentação do marketing; (Normas criadas pelo governo e que possuem efeito de lei); - Ações judiciais; - Fatores políticos e legais no ambiente global; (Inexistência de leis contra pirataria em alguns países); Fatores de análise: ANÁLISE DE AMBIENTE

25 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Ambiente social: DESCREVE AS PESSOAS NA SOCIEDADE E SEUS VALORES, CRENÇAS E COMPORTAMENTOS. (CHURCHILL, 2005, p.37) ANÁLISE DE AMBIENTE

26 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Tendências demográficas: (Idade, sexo, estado civil, raça, religião); - Responsabilidade social; (Produção de marketing social); - Questões éticas; (Opiniões, moral, valores). Fatores de análise: ANÁLISE DE AMBIENTE

27 Administração Estratégica I Administração Estratégica I ENVOLVE OS RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS PARA A ORGANIZAÇÃO OU AFETADOS POR ELA. (CHURCHILL, 2005, p.43) Ambiente natural: ANÁLISE DE AMBIENTE

28 Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Disponibilidade de recursos; - Responsabilidade com o ambiente natural; Fatores de análise: ANÁLISE DE AMBIENTE

29 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Ambiente tecnológico: SEGUNDO CHURCHILL (2005, p. 45), ESTÁ RELACIONADO AO NÍVEL DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E À CAPACIDADE DE INVENTAR E GERAR INOVAÇÕES QUE RESULTAM DE PESQUISAS. ANÁLISE DE AMBIENTE

30 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Fatores de análise: - Tecnologia de informações; - Fatores tecnológicos e ambiente global; ANÁLISE DE AMBIENTE

31 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Ambiente competitivo: AMBIENTE COMPOSTO POR TODAS AS ORGANIZAÇÕES QUE PODERIAM POTENCIALMENTE CRIAR VALOR PARA UM DETERMINADO MERCADO. (CHURCHILL, 2005, p.52) ANÁLISE DE AMBIENTE

32 Administração Estratégica I Administração Estratégica I Fator de análise: - Tipos de concorrência; Concorrência pura; (Muitos concorrentes com baixa participação cada um); Concorrência monopolista; (Muitos concorrentes, mas com alguma diferenciação); Oligopólio; (Poucos concorrentes controlam grande parte do mercado); Monopólio. (Exclusivismo). ANÁLISE DE AMBIENTE


Carregar ppt "Administração Estratégica I Administração Estratégica I O PROCESSO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO Aula 05 ESTRATÉGICA I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google