A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza - 2011 Administrar é trabalhar com coisas imprecisas e incertas. Dados e informações internos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza - 2011 Administrar é trabalhar com coisas imprecisas e incertas. Dados e informações internos,"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza Administrar é trabalhar com coisas imprecisas e incertas. Dados e informações internos, não bastam para tomada de decisões, porque não lidam com as imprecisões. Prof. MsC Wilter Furtado

2 O que é planejar para a incerteza? O Planejamento para a Incerteza, é baseado naquilo que já aconteceu, e que pode impactar o negócio, no futuro.

3 Critérios utilizados para as ações de Planejamento Probabilísticos Eventos que se repetem (Planejamentos tradicionais) Não probabilísticos Eventos únicos (Planejamento para a Incerteza)

4 Ambientes de Incertezas As organizações, se inserem em contextos os quais, estão sujeitos e podem produzir eventos ou fenômenos únicos, para os quais, não se têm nem se cria relações probabilísticas

5 Onde e porquê o Planejamento Tradicional não funciona mais... Em estratégia e tecnologia, marketing, produção, desenvolvimento de pessoas, lançamento de plantas industriais, do retorno do investimento, etc. são decisões, que hoje, o planejamento tradicional não responde, com a mesma precisão. No planejamento tradicional o máximo que estaria sendo perguntado seria: o que é mais provável que aconteça?

6 É preciso saber muito mais do que simples dados.... Segundo Drucker (2002:17) a pergunta correta seria O que já aconteceu, que irá criar o futuro? Quais são os fatos e eventos que já aconteceram, e que causarão impactos significativos no futuro de um negócio? Exs 1.Alterações nos dados demográficos do ambiente. 2.Mudanças no tipo da Força do trabalho disponível. 3.Influências da proliferação da Educação Avançada. 4.Influências da Inserção da mulher no mercado de trabalho:

7 Que impactos terão sobre o meu negócio, os fatos já ocorridos Alterações nos Dados demográficos do ambiente a)O espaço físico por família, cresce nos EEUU, e decresce no Japão; b)O êxodo rural, transferiu as populações, em muitas regiões do Pais; c)Os trabalhadores, seguiram o rumo das indústrias, e incharam as capitais d)A consciência com o meio ambiente, e a busca pela qualidade de vida, segurança, etc. arremete pessoas mais idosas para o interior.

8 Que impactos terão sobre o meu negócio, os fatos já ocorridos Mudanças no tipo da Força do trabalho disponível a)Há um envelhecimento natural da população, e da força do trabalho b)Busca incessante para maior qualificação, amplia conhecimentos e capacidades; c)Houve corridas para a redução dos cargos, das funções; maior racionalização tecnológica e de custos, e; busca por maior produtividade e maior qualidade da mão-de-obra

9 Que impactos terão sobre o meu negócio, os fatos já ocorridos Influências da proliferação da Educação Avançada a) Mão de obra qualificada, atualizada e abundante, aumentando a competitividade entre os trabalhadores b)Maior incremento às pesquisas; c)Geração do conhecimento, com maior afinidade com as tecnologias.

10 Que impactos terão sobre o meu negócio, os fatos já ocorridos Influências da Inserção da mulher no mercado de trabalho: a) Mudança nas relações trabalhistas - Humanização b) Surgimento de um grande mercado potencial; c) Mais ética e melhorias políticas, nas relações empresariais d) Demanda por novos produtos e serviços – mais funcionais, práticos e)Redução do número de pessoas nas famílias, e prorrogação da maternidade

11 Perguntas que devem ser feitas pelos Homens de Negócios, em relação ao ambiente O que esses fatos consumados significam para o negócio? Que ameaças eles criam? Que oportunidades eles criam? Quais, e o que deve ser observado em relação às políticas da empresa ? Que mudanças são possíveis e vantagens, eles criam? Que mudanças deverão ser feitas na organização da empresa O que deve ser repensado s/ produtos e serviços? O que deve ser revisto em relação às metas?

12 Mudanças Estruturais Explorar tendências estruturais garante o sucesso. É difícil combatê-las no curto prazo, e quase impossível, no longo prazo. 1. Estrutura da Indústria e do mercado; 2.Estrutura Econômico-Social

13 Observe as Mudanças nas Estruturas da Indústria Fundamentalmente, observa-se que muitas mudanças nas Estruturas da indústria e do mercado, já ocorreram, mas que ainda não causaram todo Impacto possível, nos negócios (levando-se em conta a sua assimilação e aceitação). É a fase da sobrevivência da mudança. Ênfase nas ações sobre o meio ambiente, no social, etc. Ciência e tecnologia; (inovações não provocam mudanças – exploram mudanças) Produtividade, produção marginal, produção por unidade de insumo, causa da informação, veículo da informação.

14 Tipos de tendências de mudanças na Estrutura Econômico – Social Distribuição de renda (aumento, estagnação, redução) Aplicação da renda (no lazer, turismo, saúde, educação) Renda gasta com habitação (redução do número de pessoas da família) Gasto da renda com (dvd, tv, vídeos, tv a cabo, Internet, viagens, lazer) etc. Comportamento sobre a poupança.

15 Quais são as forças do negócio? – Competências Essenciais - Em que a organização possui força (custos, qualidade, curva da experiência, localização, marketing, etc.)? O que ela faz bem - que forças lhe dão vantagem competitiva? (qualidade, políticas, marketing, produção)? Onde deve aplicar suas forças (clientes, fornecedores, concorrentes)?

16 Quais são as forças do negócio? – Competências Essenciais - O que deve melhorar nas suas forças? Pesquisas e tecnologias? Análise definição e proteção da posição no mercado? Investimentos em atendimento e distribuição? Investimentos em pessoal e no seu desenvolvimento?


Carregar ppt "Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza - 2011 Administrar é trabalhar com coisas imprecisas e incertas. Dados e informações internos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google