A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento Estratégico Professor Horácio Soares Tel.:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento Estratégico Professor Horácio Soares Tel.:"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento Estratégico Professor Horácio Soares Tel.: Grupo Discussão: ESCM 01

2 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 02 Sucesso da Empresa Obter uma posição ou série de posições competitivas que levam a um desempenho financeiro superior e sustentável A posição competitiva deve ser medida em relação às rivais mais fortes, no mundo (Porter, Toward a Dynamic Theory of Strategy)

3 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares Sucesso da Empresa 03 3 Condições Essenciais: Desenvolver e implementar um conjunto internamente consistente de metas e políticas funcionais que, coletivamente, defina sua posição no mercado Alinhar os pontos fortes e fracos da empresa com as oportunidades e as ameaças externas (indústria) através desse conjunto Concentrar a estratégia da empresa na criação das chamadas competências distintas

4 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 04 Modelo das 5 Forças (Porter, 1990) Entrantes Potenciais FornecedoresCompradores Rivalidade entre Empresas Produtos Substitutos

5 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares Ameaças de Novos Entrantes Economias de Escala Diferenciação do Produto Necessidades de Capital Desvantagens de custos (indep. De escala) Acesso aos canais de distribuição Política governamental 05 Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)

6 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 06 Rivalidade entre Empresas Concorrentes: numerosos, ou de tamanho ou poder equivalente Indústria com crescimento lento Produtos/serviços sem diferenciação nem custos de mudança Altos custos fixos ou de armazenamento Capacidade de produção aumentada em grandes incrementos Grandes interesses estratégicos Barreiras à saída Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)

7 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 07 Fornecedores Poder de Negociação Fornecedores mais concentrados que compradores Não há disputa com produtos substitutos Indústria não é cliente importante para fornecedor Produto do fornecedor é insumo importante para comprador Produtos dos fornecedores são únicos ou diferenciados; há custos de mudança Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)

8 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 08 Compradores Poder de Negociação Compradores: estão concentrados ou adquirem em grandes volumes Produtos adquiridos são parte significativa dos custos ou compras; maior seletividade Produtos padronizados ou não diferenciados Custos de mudança são pequenos Lucratividade dos compradores é baixa Compradores: ameaça de integração Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)

9 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 09 Produtos Substitutos Limitam potencial de lucros obtidos pela indústria Atenção estratégica a produtos substitutos Modelo das 5 Forças (Porter, 1990)

10 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 10 Avaliar as forças (e suas causas) que afetam a competição Identificar os pontos fortes e fracos da empresa, a partir de um ponto de vista estratégico Posição frente a produtos substitutos, fontes de barreiras à entrada, rivais estabelecidos? Definir Plano de Ação Formulação da Estratégia

11 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 11 Definir do Plano de Ação Posicionar a empresa: capacidades devem proporcionar melhores defesas contra as forças competitivas Influenciar o equilíbrio de forças através de ações estratégicas, visando melhorar posição relativa da empresa Antecipar e responder a mudanças nos fatores subjacentes às forças competitiva, antes das rivais. Estratégia

12 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 12 A Rede de Valor Estratégia Clientes Concorrentes Empresa Complementares Fornecedores

13 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 13 Influências sobre o macroambiente >>> a estrutura PESTEL Quais fatores ambientais estão afetando a empresa? Quais desses fatores são mais importantes atualmente? E nos próximos anos? Estratégia

14 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 14 A Estrutura PESTEL Fatores Políticos Estabilidade do governo Política fiscal Legislação sobre comércio exterior Política de bem-estar social Fatores Econômicos Ciclos de negócios Tendências do PIB Taxas de juros Disponibilidade de dinheiro Inflação Desemprego Renda disponível Estratégia

15 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 15 A Estrutura PESTEL Fatores Socioculturais Demografia da população Distribuição de renda Mobilidade social Mudanças de estilo de vida Atitude em relação ao trabalho e ao lazer Consumismo Níveis de educação Estratégia

16 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 16 A Estrutura PESTEL Fatores Tecnológicos Gastos governamentais com pesquisa Foco do governo e da indústria sobre o esforço tecnológico Novas descobertas/desenvolvimentos Velocidade de transferência de tecnologia Taxas de obsolescência Estratégia

17 Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares 17 A Estrutura PESTEL Fatores Ambientais Leis de proteção ambiental Tratamento de lixo Consumo de energia Fatores Legais Legislação sobre monopólios Legislação trabalhista Saúde e segurança Segurança dos produtos Estratégia


Carregar ppt "Gestão Estratégica da Informação Professor Horácio Soares GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento Estratégico Professor Horácio Soares Tel.:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google