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Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING
2
Forças do Microambiente
A estrutura empresarial Os fornecedores Os intermediários de marketing - Distribuição física - Agências de propaganda - Revendedores - Intermediários financeiros
3
Forças do Microambiente
Os clientes - Mercado Consumidor - Mercado Revendedor - Mercado Governamental - Mercado Internacional Os concorrentes
4
Forças do Macroambiente
Ambiente Demográfico Ambiente Econômico Ambiente Tecnológico Ambiente Natural Ambiente Sócio-Cultural Ambiente Político-Legal
5
Ambiente Demográfico Crescimento da população mundial
Composição da população Mercados étnicos Níveis de Instrução Padrões de Moradia Movimentação Geográfica da população Mercado de massa - micromercado
6
Disponibilidade de Crédito
Ambiente Econômico Distribuição de Renda Custo de Vida Taxa de inflação Juros Financeiros Taxa de Câmbio Poupança, Débitos,e Disponibilidade de Crédito
7
Mudança no Papel dos Governos Ambiente Natural Elevados Níveis de Poluição Escassez de Matéria-Prima Custo Elevado da Energia
8
Mudanças Tecnológicas Oportunidades Ilimitadas
AMBIENTE TECNOLÓGICO Alto Ritmo das Mudanças Tecnológicas Oportunidades Ilimitadas para a Inovação Variações dos Orçamentos de P&D Regulamentações Mais Rigorosas
9
Ambiente Político-Legal
Ação de “Lobistas” Ética nas Ações Políticas Ambiente Político-Legal Grupos de Interêsse Uso de Informações Privilegiadas
10
Ambiente Sócio-Cultural
Inter- relacionamento entre Pessoas Crenças Influências na Sociedade Valores Culturais Blocos Econômicos Globalização As Pessoas e a Natureza
11
Tipos de Forças Competitivas
Ameaça de Novos Ingressantes Rivalidade Entre Concorrentes Existentes Poder de Barganha Dos Compradores Poder de Barganha dos Fornecedores Ameaça de Produtos Substitutos
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