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MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING

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Apresentação em tema: "MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING
15:20

2 Ambiente de Marketing Podemos considerar “Ambiente de Marketing” como:
Micro: Processos que envolvem fornecedores, produção, distribuição, ou seja, tudo o que tem relação direta com os processos que podem ser controlados pela empresa. Macro: Formado por todas as forças externas que exercem influência sobre a empresa, mas não são controladas pelas empresas: Ambiente político-legal, econômico, natural (meio-ambiente), demográfico, sócio-cultural e tecnológico.

3 Microambiente de Marketing
O ambiente interno – Variáveis controláveis O sucesso de qualquer empresa não está apenas em saber avaliar as oportunidades atraentes do mercado, mas sim, o quanto a ela está capacitada a explorar essas oportunidades, a curto, médio ou longo prazo e, acima de tudo, o quanto são realmente possíveis. O microambiente é formado por tudo que afeta a capacidade da empresa de produzir e vender seus bens e serviços: fornecedores, processos produtivos, intermediários na comercialização e clientes.

4 Microambiente de Marketing
Análise das competências Empresas devem considerar o grau de suas competências em: Marketing Finanças Produção Organização

5 Microambiente de Marketing
Análise das competências Marketing Reputação da empresa Participação de mercado Satisfação do cliente Retenção do cliente Qualidade do produto Qualidade do serviço Determinação de preços Distribuição Promoções Força de vendas Inovações Cobertura geográfica

6 Microambiente de Marketing
Análise das competências Finanças Custo ou disponibilidade de capital Fluxo de caixa Estabilidade financeira

7 Microambiente de Marketing
Análise das competências Produção Instalações Capacidade Força de trabalho qualificada e dedicada Capacidade de produzir no prazo Habilidades técnicas de fabricação

8 Microambiente de Marketing
Análise das competências Organização Liderança visionária Funcionários dedicados Orientação empreendedora Flexibilidade ou boa capacidade de resposta As relações de trabalho interdepartamentais

9 Microambiente de Marketing
Fornecedores Intermediários de mercado Clientes Concorrentes Públicos

10 Macroambiente de Marketing
“As empresas bem-sucedidas têm visões do ambiente interno e externo de seus negócios. Elas reconhecem que o ambiente de marketing está constantemente apresentando novas oportunidades e ameaças e compreendem a importância de se adaptar ao ambiente”. Philip Kotler

11 Macroambiente de Marketing
Quais podem ser os impactos das forças externas nos negócios das empresas? Grandes corporações têm enfrentado dificuldades porque durante muito tempo ignoraram as mudanças macro-ambientais. Para entendermos melhor, vejamos o que é Modismo, Tendência e Mega-tendência.

12 Macroambiente de Marketing
Modismo: Imprevisível, de curta duração e não tem significado social, econômico e político. Tendência: Mais previsível e duradoura, uma tendência revela como será o futuro. Mega-tendências: Grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo. John Naisbitt

13 Macroambiente de Marketing
Principais forças do Macroambiente Ambiente demográfico: Primeira força monitorada Crescimento da população – Mercado de brinquedos na China. Composição da população – Diferentes valores a cada geração. Mercados étnicos – Direção de produtos para grupos étnicos com representatividade. Níveis de instrução – Produtos qualificados de acordo com o nível dos consumidores. Padrões de moradia – Crescimento dos lares “não-tradicionais”. Movimentações geográficas da população – Oportunidades com as Migrações. Mudança de um mercado de massa para micro-mercados.

14 Identificação das principais forças do macroambiente
Ambiente econômico Distribuição de renda – Quatro tipos de estruturas industriais: - Economia de subsistência - Economias de exportação de matérias-primas - Economias em fase de industrialização - Economias industrializadas Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito – Esses fatores influenciam o comportamento de consumo dos mercados. Produtos que possuem sensibilidade a renda e preços devem ter uma especial atenção às variações do mercado.

15 Macroambiente de Marketing
Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente natural Escassez de matéria-prima – Infinitos, finitos renováveis e não-renováveis Custos de energia – Procura por formas alternativas de energia Níveis mais altos de poluição – Preferência por produtos “verdes” e que não agridam a natureza Mudança no papel dos governos – Promover desenvolvimento de processos que resultem em melhorias para o ambiente

16 Identificação das principais forças do macroambiente
Ambiente tecnológico Cada nova tecnologia é uma “destruição criativa” – Válvulas X transistores Podem resultar impactos imprevisíveis – O advento da pílula gerou mais gastos com viagens de férias e bens duráveis Aceleração no ritmo das mudanças tecnológicas – Menor intervalo nas inovações Oportunidades ilimitadas para inovação – Maior gama de produtos Variações dos orçamentos de P&D – Pesquisas “consorciadas” Regulamentação mais rigorosa – Garantir mais segurança aos usuários

17 Macroambiente de Marketing
Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente Político-legal A legislação regularizando os negócios – Proteger a concorrência desleal, proteger os consumidores e proteger os interesses da sociedade. O crescimento de grupos de interesses – Pressão da sociedade para atrair a atenção das empresas em relação a assuntos como direitos do consumidor, da mulher, do idoso, das minorias. Tais ações podem impactar em mudanças nas empresas, como adequar projetos, modificar serviços, etc.

18 Macroambiente de Marketing
Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente sociocultural A sociedade molda nossas crenças, valores e normas. Pessoas absorvem quase que inconscientemente a visão do mundo que define seu relacionamento: Visões de si próprio Visões das outras pessoas Visões das organizações Visões da sociedade Visão da natureza Visões do universo

19 Macroambiente de Marketing
Identificação das principais forças do macroambiente Ambiente sociocultural Persistências dos valores culturais centrais – De difícil transformação Existência de sub-culturas – Grupos com valores compartilhados Mudanças dos valores culturais secundários ao longo do tempo – Valorização da forma física e do bem estar em populações mais jovens.

20 Macroambiente e Microambiente em análise
Análise SWOT - Conceito Strenghts (FORÇAS) Weaknesses (FRAQUEZAS) Opportunities (OPORTUNIDADES) Threats (AMEAÇAS) Avaliação global de todas as forças que interagem no negócio.

21 Macroambiente e Microambiente em análise
Análise SWOT – Exemplo análise interna Competências Grande força Força Neutro Fraca Grande fraqueza Reputação da empresa Qualidade do produto Distribuição Preço Fluxo de caixa


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