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Planejamento de Campanha – A4 Profa. Patrícia A. de Lima.

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1 Planejamento de Campanha – A4 Profa. Patrícia A. de Lima

2 Etapas do Planejamento Análise situacional Análise do Ambiente Análise do Mercado Análise da demanda (público consumidor e público alvo) Análise comparativa da concorrência – 4Ps Análise SWOT (Problemas e Oportunidades) Definição/manutenção dos objetivos de Marketing

3 Etapas do Planejamento Posicionamento do produto diante do mercado Definição dos objetivos de comunicação Definição do tema da campanha Definição das estratégias da campanha Definição do tipo de campanha Cronograma de aplicação do plano Sistema(s) de avaliação e controle

4 Análise Situacional Análise do Ambiente Macroambiente Ambiente físico, geográfico e natural Variações climáticas Superprodução e escassez Nível de poluição Nível de desmatamento Fertilidade do solo Índice pluviométrico Altitude Proximidade do litoral Outros

5 Análise Situacional Análise do Ambiente Macroambiente Ambiente demográfico Tamanho da população Taxa de natalidade e mortalidade Expectativa de vida Crescimento demográfico Pirâmide etária e sexo Número de filhos por casal Renda individual e familiar Escolaridade Outros

6 Análise Situacional Análise do Ambiente Macroambiente Ambiente político Relação União, estados e municípios Identidade e ideologia partidária Movimentos sociais Pressão e participação de grupos de interesse Principais políticas governamentais Planos de governo Quantos e quais recursos do governo Quantos e quais projetos da iniciativa privada Outros

7 Análise Situacional Análise do Ambiente Macroambiente Ambiente econômico Concentração de renda Carga fiscal e tributária Dependência internacional Abertura da economia Balança comercial Competitividade dos produtos Taxa de câmbio Índices da bolsa Facilidade de crédito Níveis de consumo

8 Análise Situacional Análise do Ambiente Macroambiente Ambiente legislativo Código de defesa do consumidor Leis de proteção ambiental Legislação trabalhista Órgão reguladores Leis específicas Outros

9 Análise Situacional Análise do Ambiente Macroambiente Ambiente tecnológico Investimento em P&D Número de patentes Métodos e processos Tecnologias de banco de dados Sistemas de produção industrial Sistemas de gerenciamento Outros

10 Análise Situacional Análise do Ambiente Macroambiente Ambiente cultural Permanência no lar Preocupação com a saúde Preocupação com ecologia e natureza Racionalização dos gastos domésticos Nível de escolaridade Outros

11 Análise Situacional Análise do Ambiente Macroambiente Ambiente social Divisão em classes sociais Reivindicações trabalhistas Demanda de lazer e saúde Consciência e cidadania Qualidade de vida Prioridades sociais Crescimento do terceiro setor Outros

12 Análise Situacional Análise do Ambiente Microambiente Fornecedores Distribuidores Demais públicos estratégicos (doadores, apoiadores, voluntários, conselheiros, parceiros etc.)

13 Análise Situacional Análise do Mercado Principais mercados nos quais deverá atuar em comunicação Mercado alvo x público alvo O tamanho do mercado total, potencial e o real Share de mercado Evolução do mercado, do produto e da concorrência

14 Análise Situacional Análise da Demanda Consumidor e público-alvo O que compra Razões de compra e não compra Quem inicia / influencia / decide / compra / usa Onde se encontra Como, quando e com que frequência compra Necessidades que estão ou não sendo satisfeitas Qual imagem possui do produto e da empresa

15 Análise Situacional Análise comparativa dos concorrentes Analisar as empresas concorrentes segundo a ótica dos 4 Ps Analisar os produtos concorrentes segundo: Características Share de mercado Imagem Preço Temas de campanha Posicionamento Diferenciais Tempo de existência Pontos-de-venda

16 Análise Situacional Análise SWOT Não necessariamente os mesmos trabalhados no diagnóstico Contém as soluções a serem dadas pela comunicação Análise Ambiental Interna Pontos fortes Pontos fracos Análise Ambiental Externa Oportunidades Ameaças

17 Definição / manutenção dos objetivos de marketing De acordo com os objetivos estratégicos empresarias Definido pela empresa / clientes / anunciante

18 Definição / manutenção dos objetivos de marketing Situação de mercadoObjetivo de marketing Produtos existentes em mercados existentes Participação de mercado (market share) Tamanho de mercado Produtos novos para mercados existentes Penetração de mercado Participação de mercado (market share) Tamanho do mercado Produtos existentes para novos mercados Criação de mercado Novos usos do produto Tamanho do mercado Produtos novos para mercados novos Criação de mercados

19 Referências Bibliográficas CORREA, Roberto. Planejamento de Propaganda. São Paulo: Global, LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, PÚBLIO, Marcelo Abilio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. São Paulo: Atlas, 2008.


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