A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA EMPRESARIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA EMPRESARIAL."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA EMPRESARIAL

2 QUESTÕES ECONÔMICAS AUMENTO DE PREÇOS CRISE E CRESCIMENTO ECONÔMICO
SETORES QUE CRESCEM MAIS DO QUE OUTROS VULNERABILIDADE EXTERNA DÍVIDA EXTERNA ELEVAÇÃO DE IMPOSTOS E TARIFAS PÚBLICAS

3 CONCEITO DE ECONOMIA CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA COMO O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE DECIDEM EMPREGAR RECURSOS PRODUTIVOS ESCASSOS NA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, DE MODO A DISTRIBUÍ-LOS ENTRE AS VÁRIAS PESSOAS E GRUPOS DA SOCIEDADE A FIM DE SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS.

4 BASE E OBJETO DA ECONOMIA
ESCOLHA NECESSIDADES RECURSOS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO ESCASSEZ

5 PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
O QUE PRODUZIR QUANTO PRODUZIR COMO PRODUZIR PARA QUEM PRODUZIR

6 SISTEMAS ECONÔMICOS SISTEMA CAPITALISTA SISTEMA SOCIALISTA

7 ELEMENTOS DE UM SISTEMA ECONÔMICO
ESTOQUE DE RECURSOS PRODUTIVOS OU FATORES DE PRODUÇÃO COMPLEXOS UNIDADES DE PRODUÇÃO CONJUNTO DE INSTITUIÇÕES: JURÍDICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS E POLÍTICAS

8 FATORES DE PRODUÇÃO TRABALHO CAPITAL TERRA TECNOLOGIA
CAPACIDADE EMPRESARIAL SALÁRIO JURO ALUGUEL ROYALTY LUCRO

9 FLUXO REAL DA ECONOMIA BENS/SERVIÇOS FAMÍLIAS EMPRESAS FATORES DE
PRODUÇÃO

10 FLUXO MONETÁRIO DA ECONOMIA
PAGAMENTO BENS/SERVIÇOS FAMÍLIAS EMPRESAS REMUNERAÇÃO FATORES DE PRODUÇÃO

11 O QUE É ECONOMIA DE EMPRESAS?
APLICAÇÃO DO RACIOCÍNIO MICROECONÔMICO A PROBLEMAS DE TOMADA DE DECISÕES. CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO NOS ÚLTIMOS ANOS

12 COMO DECIDIR? CONCEITOS E TÉCNICAS: DIREÇÃO ESTRATÉGIA
ALOCAR EFICIENTEMENTE OS RECURSOS PRODUTIVOS REAGIR EFICAZMENTE AOS PROBLEMAS

13 IDENTIFICAR OS MEIOS ALTERNATIVOS DE ALCANÇAR DETERMINADO OBJETIVO E SELECIONAR A ALTERNATIVA DA MANEIRA EFICIENTE EM TERMOS DE USO DE RECURSOS COM BASE NAS LIMITAÇÕES E AÇÕES E REAÇÕES DOS DECISORES RIVAIS.

14 MICROECONOMIA DIVISÃO DA ECONOMIA
LIDA COM AS DECISÕES DAS EMPRESAS E INDIVÍDUOS

15 MACROECONOMIA DIVISÃO DA ECONOMIA
ESTÁ PREOCUPADA COM A ECONOMIA COMO UM TODO: INFLAÇÃO, DESEMPREGO, EMPREGO, TAXA DE CÂMBIO ETC

16 MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS
OBJETIVO DA EMPRESA MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS

17 FATORES RELACIONADOS COM O AMBIENTE ECONÔMICO
NÍVEL DA ATIVIDADE ECONÔMICA ALÍQUOTAS E LEGISLAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA CONCORRÊNCIA LEIS E REGULAMENTAÇÃO GOVERNAMENTAL SINDICALIZAÇÃO DOS EMPREGADOS CONDIÇÕES PARA OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E TAXAS DE CÂMBIO

18 PRINCIPAIS DECISÕES SOB O CONTROLE DOS DIRIGENTES
PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PARA VENDA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO MARKETING E REDE DE DISTRIBUIÇÃO POLÍTICAS DE EMPREGO E REMUNERAÇÃO FORMA JURÍDICA DA EMPRESA – S/A OU LTDA

19 PRINCIPAIS DECISÕES SOB O CONTROLE DOS DIRIGENTES
ESTRUTURA DE CAPITAL: PRÓPRIO OU DE TERCEIROS POLÍTICAS DE GERENCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO POLÍTICA DE DIVIDENDOS PARCERIAS, FUSÕES E CISÕES

20 CONDIÇÕES NO MERCADO FINANCEIRO
NÍVEIS DA TAXA DE JUROS OTIMISMO DOS INVESTIDORES INFLAÇÃO PREVISTA

21 MICROECONOMIA NECESSIDADE:
É A EXIGÊNCIA, DE CARÁTER INDIVIDUAL OU COLETIVO, QUE DEVERÁ SER SATISFEITA MEDIANTE O CONSUMO DE BEM OU SERVIÇO.

22 BENS E SERVIÇOS É TUDO AQUILO CAPAZ DE SATISFAZER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE, PORTANTO, É ALGO QUE TENHA ALGUMA UTILIDADE.

23 BENS INTERMEDIÁRIOS BENS ECONÔMICOS
BENS DE CAPITAL BENS INTERMEDIÁRIOS BENS DE CONSUMO DURÁVEL E NÃO-DURÁVEL

24 CONSUMO É AÇÃO EXERCIDA PELOS INDIVÍDUOS, SOCIEDADE E EMPRESAS PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES POR MEIO DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

25 DEMANDA DO CONSUMIDOR É A PROCURA POR BENS E SERVIÇOS NO MERCADO EM UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO

26 LEI GERAL DA DEMANDA QUANTO MAIOR O PREÇO MENOR A QUANTIDADE DEMANDADA
QUANTO MENOR O PREÇO MAIOR A QUANTIDADE DEMANDADA

27 FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA DO CONSUMIDOR
PREÇO DO BEM OU SERVIÇO PREÇO DO BEM OU SERVIÇO SUBSTITUTO PREÇO DOS BENS COMPLEMENTARES RENDA DOS CONSUMIDORES DESPESAS DE PROPAGANDA POPULAÇÃO (FATORES DEMOGRÁFICOS)

28 FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA DO CONSUMIDOR
GOSTOS, HÁBITOS E PREFERÊNCIAS ALTERAÇÕES ESPERADAS NO PREÇO PERÍODO DE REAJUSTE IMPOSTOS E SUBSÍDIOS

29 APLICAÇÕES DA MICROECONOMIA

30 EM RELAÇÃO À EMPRESA POLÍTICA DE PREÇOS: DECISÕES DE PRODUÇÃO
PREVISÃO DE DEMANDA E FATURAMENTO

31 ANÁLISE DA ESTRUTURA EMPRESARIAL
DIFERENCIAÇÃO DE MERCADOS LOCALIZAÇÃO DA PLANTA INDUSTRIAL

32 AVALIAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE


Carregar ppt "ECONOMIA EMPRESARIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google