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MICROECONOMIA INTRODUÇÃO. CONCEITO Microeconomia, ou teoria dos preços, analise a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor.

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1 MICROECONOMIA INTRODUÇÃO

2 CONCEITO Microeconomia, ou teoria dos preços, analise a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.

3 ENFOQUE Microeconomia não pode ser confundida como economia de empresa. Microeconomia é o estudo do funcionamento da oferta e demanda na formação de preço no mercado. Exemplo: Uma empresa determina o preço de acordo com seus custos, a microeconomia predomina a visão do mercado.

4 PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA ANÁLISE MICROECONÔMICA Hipótese coeteris paribus (Latim) – tudo o mais permanece constante. Dessa forma é possível estudar determinado mercado (seleção somente de variáveis importantes). Exempo: Análise do efeito do preço sobre a procura, desde que a renda permaneça constante.

5 PAPEL DOS PREÇOS RELATIVOS Para análise microeconômica, é mais importante o preço relativo (preço do bem em relação aos demais). Preço absoluto – preços isolados. Exemplo: preço do guaraná é 10 reais e o preço da soda é 10. Imagine que o guaraná baixe o preço para 8 reais e a soda continue valendo 10. É esperado o aumento do consumo de guaraná. Se analisarmos separadamente, não haverá alteração.

6 APLICAÇÕES DA ANÁLISE MICROECONÔMICA Lembrando, análise microeconômica preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços. Não é um manual de técnicas para a tomada de decisões do dia a dia. Estabelece sim, políticas e estratégias dentro de um horizonte de planejamento.

7 ANÁLISE MICROECONOMICA PARA EMPRESAS SUBSIDIA: Política de preços da empresa; Previsões de demanda e faturamento; Previsões de custo de produção; Decisões ótimas de produção; Avaliação e elaboração de projetos de investimento; Política de propaganda e publicidade; Localização da empresa; Diferenciação de mercado.

8 ANÁLISE MICROECONOMICA PARA A POLÍTICA ECONÔMICA Avaliação de projetos de investimento públicos; Efeitos de impostos sobre mercados específicos; Política de subsídios; Fixação de preços minímos na agricultura; Controle de preços; Política salarial; Política de tarifas públicas; Política de preços públicos; (Petróleo) Leis antrituste. (controle dos oligopólios e monopólios)

9 DIVISÃO DO ESTUDO MICROECONÔMICO Análise da Demanda – Teoria da Demanda ou Procura. Análise da Oferta – Teoria da Oferta. Análise das estruturas de mercado – Avalia os efeitos da oferta e demanda. 1 - Estruturas de mercado de bens e serviços – Concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio 2 – Estruturas de mercado de fatores de produção - Concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopsônio e oligopsônio. Teoria do Equilíbrio Geral – conta com a interrelação entre todos os mercados (equilíbrio parcial, analise um mercado isolado)

10 FORMAÇÃO DE GRUPOS PERGUNTAS: 1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica? 2. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus ? 3. De acordo com as aulas dadas, qual o papel do estudo econômico? 4. Como se divide o estudo microeconômico ?


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