A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução Os termos oferta e demanda referem-se ao comportamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução Os termos oferta e demanda referem-se ao comportamento."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução Os termos oferta e demanda referem-se ao comportamento das pessoas enquanto interagem umas com as outras nos mercados. Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviços. Os compradores, como grupo, determinam a demanda de produto. Os vendedores, como grupo, determinam a oferta de produtos.

2 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução Um mercado competitivo é um mercado com muitos compradores e muitos vendedores, de modo que cada um deles, de forme individual, tem impacto insignificante sobre o preço de mercado.

3 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda Quantidade Demandada: é a quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar. O preço é o determinante central que influencia na quantidade demanda de um bem. Sabe-se que: a quantidade demandada diminui quanto o preço aumenta, a quantidade demandada aumenta quanto o preço diminui, logo: A quantidade demandada é negativamente relacionada com o preço.

4 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda Isto é válido para quase todos os bens existentes na economia e os economistas a chamam de lei da demanda: com tudo o mais mantido constante, quando o peço de um bem aumenta, sua demanda diminui, quando o peço diminui a quantidade demandada aumenta.

5 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda Escala de Demanda: uma tabela que mostra a relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada. Veja tabela no próximo slide.

6 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda

7 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda Curva de Demanda: linha inclinada para baixo que relaciona peço e quantidade demandada, conforme gráfico no slide anterior.

8 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda Demanda Individual X Demanda de Mercado

9 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda A curva de demanda fica estável ao longo do tempo? Não. Se acontecer algo que altere a quantidade demandada a cada preço, a curva de demanda se deslocará. Veja gráfico abaixo:

10 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda A curva de oferta fica estável ao longo do tempo? Não, ela pode deslocar. Veja abaixo:

11 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda São muitas as variáveis que podem deslocar a curva de demanda: As mais importantes são: Renda: Bem Normal, Bem Inferior. Preço dos Bens Relacionados: Bens substitutos, Bens complementares. Gastos, Expectativas, Número de Compradores E os Preços? Representam um movimento ao longo da curva de demanda.

12 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Demanda Exemplo de Redução na Quantidade Demandada.

13 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Oferta A quantidade ofertada de qualquer bem ou serviço é a quantidade que os vendedores querem e podem vender. Há muitos determinantes da quantidade ofertada mas novamente o preço representa um papel central em nossa análise. LEI DA OFERTA: com tudo mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada desse bem também aumenta e, quando o preço de um bem cai, a quantidade ofertada desse bem também cai. Conclui-se que a oferta está positivamente relacionada com o preço.

14 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Oferta Escala de Oferta e Curva de Oferta

15 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Oferta Ofertas de mercado como a soma das ofertas individuais

16 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.1 Definição das Leis de Oferta São muitas as variáveis que podem deslocar a curva de Oferta. Veja abaixo: Tecnologia, Expectativas, Número de Vendedores, E os Preços dos Insumos? Representam um movimentos ao longo da curva de oferta.

17 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.3 Equilíbrio de Mercado Depois de analisar, separadamente, a demanda e a oferta, vamos agora combiná-las para ver como determinam a quantidade de um bem vendido no mercado e o seu preço. O ponto de equilíbrio de mercado é o ponto em que as curvas se cruzam. O preço nesta ponto é chamado de preço de equilíbrio ou preço de ajustamento de mercado, e a quantidade é chamada de quantidade de equilíbrio. Veja gráfico no próximo slide.

18 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.3 Equilíbrio de Mercado

19 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.3 Equilíbrio de Mercado As ações de compradores e vendedores tendem a levar o mercado em direção ao equilíbrio. Pode ocorrer do mercado entrar em desequilíbrio mas no longo prazo este tende ao equilíbrio. Veja duas situações de desequilíbrio. Excesso de Oferta: situação em que a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada. Excesso de Demanda: situação em que a quantidade demandada é maior que a ofertada.

20 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.3 Equilíbrio de Mercado

21 ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA 3.3 Equilíbrio de Mercado Com o tempo o mercado volta ao equilíbrio, explicando assim a LEI DA OFERTA E DA DEMANDA. Situação de excesso de oferta(a): Quando há excesso de oferta (preço acima do equilíbrio) os vendedores não conseguem vender o tanto que gostariam então eles começam a abaixar o preço, com isso a demanda aumenta chegando assim ao ponto de equilíbrio. Situação de excesso de demanda (b): quando há excesso de demanda (preço abaixo do equilíbrio) há escassez do bem. Como existe pouco produto no mercado os vendedores poderão aumentar seus preços, sem perder vendas. A medida que o preço aumenta a demanda diminui chegando assim ao ponto de equilíbrio.


Carregar ppt "ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução Os termos oferta e demanda referem-se ao comportamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google