A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,"— Transcrição da apresentação:

1 DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar, por unidade de tempo. Fatores que influenciam a demanda: - o preço do bem - a renda (ou salário) do consumidor - o gosto do consumidor - os preços dos bens substitutos e complementares

2 DEMANDA Os fatores variam simultaneamente, ficando difícil avaliar o efeito que cada um exerce sobre a demanda. Assim, usamos a condição “ceteris paribus”, que significa “tudo mais permanecendo constante”. Podemos, assim, analisar por exemplo a variação da demanda em função simplesmente do preço do bem, “ceteris paribus”, isto é, supondo que os demais fatores não se alterem.

3 DEMANDA Relação entre quantidade demandada e preço
Análise de como os compradores reagem a diferentes preços, mantidos inalterados os demais fatores. Intuitivamente, podemos afirmar que a quantidade demandada deve cair à medida que o preço do bem aumenta.

4 DEMANDA INDIVIDUAL

5 DEMANDA INDIVIDUAL

6 DEMANDA INDIVIDUAL a inclinação negativa indica que a quantidade demandada aumenta à medida que o preço cai o termo demanda faz referência a toda a escala de demanda ou curva de demanda a demanda é um fluxo por unidade de tempo mudanças de demanda só ocorrerão se os outros fatores que eram mantidos constantes sofrerem alterações

7 DEMANDA DE MERCADO

8 DEMANDA DE MERCADO

9 DEMANDA Lei Geral da Demanda
“A quantidade demandada de determinado bem ou serviço varia na razão inversa da variação dos seus respectivos preços, ceteris paribus.” preços mais baixos induzem as pessoas a demandar maior quantidade do bem preços mais baixos fazem com que pessoas que antes não adquiriam o produto passem a fazê-lo.

10 OFERTA Oferta de um determinado bem é a quantidade desse bem que o produtor deseja vender no mercado, por unidade de tempo. Fatores que influenciam a oferta: - o preço do bem - o preço dos fatores de produção - a tecnologia - os preços dos outros bens

11 OFERTA INDIVIDUAL Relação entre quantidade ofertada e preço
Análise de como os produtores reagem a diferentes preços, mantidos inalterados os demais fatores. Intuitivamente, podemos afirmar que a quantidade ofertada deve aumentar à medida que o preço do bem aumenta.

12 OFERTA INDIVIDUAL

13 OFERTA INDIVIDUAL

14 OFERTA INDIVIDUAL a inclinação positiva indica que a quantidade ofertada aumenta à medida que o preço se eleva o termo oferta faz referência a toda a escala de oferta ou curva de oferta a oferta é um fluxo por unidade de tempo mudanças de oferta só ocorrerão se os outros fatores que eram mantidos constantes sofrerem alterações

15 OFERTA DE MERCADO

16 OFERTA DE MERCADO

17 EQUILÍBRIO EM UM MERCADO COMPETITIVO
Vamos agora juntar os dois lados do mercado (oferta e demanda) para determinar o preço e quantidade de equilíbrio. A análise é baseada num mercado competitivo, isto é, existem muitos compradores e vendedores e nenhum deles, individualmente, consegue exercer influência significativa sobre os preços e as quantidades de mercado.

18 EQUILÍBRIO EM UM MERCADO COMPETITIVO

19 EQUILÍBRIO EM UM MERCADO COMPETITIVO

20 EQUILÍBRIO EM UM MERCADO COMPETITIVO
preço de equilíbrio é aquele onde a quantidade demandada é exatamente igual à ofertada quantidade de equilíbrio é a quantidade que corresponde ao preço de equilíbrio o preço é formado espontaneamente num mercado competitivo o preço de equilíbrio, uma vez atingido, tende a persistir

21 EQUILÍBRIO EM UM MERCADO COMPETITIVO
quando ocorre um excesso de oferta, os produtores tendem a baixar os preços dos produtos (ao mesmo tempo em que diminuem a oferta) - ou ficarão com estoques elevados quando ocorre um excesso de demanda, os compradores estão dispostos a pagar mais pelo bem, e os produtores aumentam a produção (e a oferta) conforme os preços sobem no preço de equilíbrio não há excessos nem de oferta nem de demanda

22 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Na prática, verificamos que os preços estão, freqüentemente, em movimento. O equilíbrio só dura enquanto os elementos que determinaram a oferta e a procura para sua determinação não sofrem alterações. Vejamos o que acontece quando ocorrem mudanças nos fatores determinantes. Comecemos por mudanças na demanda.

23 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Relação entre a demanda de um bem e a renda do consumidor Intuitivamente podemos afirmar que um aumento de renda deve provocar um aumento da demanda de um determinado bem (e, inversamente, uma diminuição de renda deve provocar uma diminuição da demanda do mesmo bem).

24 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

25 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

26 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
aumento da renda provoca um deslocamento da curva de demanda para a direita diminuição da renda provoca um deslocamento da curva de demanda para a esquerda

27 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Relação entre a demanda de um bem e o preço de outros bens bens substitutos são os bens que podem satisfazer a mesma necessidade, isto é, o consumo de um bem pode substituir o consumo do outro bem (são também chamados bens concorrentes )

28 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

29 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

30 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
podemos então concluir que um aumento no preço de um bem substituto provoca um aumento da demanda do outro bem (deslocamento da curva para a direita), isto é, a cada preço as quantidades demandadas serão maiores inversamente, a redução no preço de um bem substituto provoca uma diminuição na demanda do outro bem (deslocamento da curva para a esquerda)

31 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Relação entre a demanda de um bem e o preço de outros bens bens complementares são os bens que são demandados em conjunto a fim de satisfazer a mesma necessidade (ex: pão e manteiga, automóveis e combustíveis, etc.)

32 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

33 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

34 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
podemos então concluir que um aumento no preço de um bem complementar provoca uma diminuição da demanda do outro bem (deslocamento da curva para a esquerda), isto é, a cada preço as quantidades demandadas serão menores inversamente, a redução no preço de um bem complementar provoca um aumento na demanda do outro bem (deslocamento da curva para a direita)

35 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Relação entre a demanda de um bem e o gosto do consumidor alterações de gosto favoráveis ao bem provocam o deslocamento da curva de demanda para a direita caso contrário (desfavoráveis), o deslocamento da curva de demanda será para a esquerda (este aspecto é fortemente influenciado por campanhas publicitárias)

36 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Causas de deslocamentos da demanda aumento da demanda - aumento da renda dos consumidores, mudança de gosto favorável a um bem, aumento no preço de bens substitutos, diminuição no preço de bens complementares diminuição na demanda - diminuição na renda dos consumidores, mudança de gosto desfavorável a um bem, diminuição no preço de bens substitutos, aumento no preço dos bens complementares

37 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Vamos agora como mudanças nos fatores determinantes da oferta provocam uma mudança na curva da oferta, isto é, seu deslocamento. Analisaremos as variações nos preços dos fatores de produção, nos preços de outros bens e na tecnologia. Vamos iniciar analisando um aumento no preço dos fatores de produção.

38 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

39 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

40 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
aumento de salário implica em aumento de custo o produtor, ao mesmo preço anterior, oferecerá uma quantidade menor de casacos (ou, para oferecer a mesma quantidade anteriormente oferecida, aumentará os preços) a diminuição da oferta implica num deslocamento da curva para a esquerda o raciocínio inverso (diminuição de salário) deslocará a curva de oferta para a direita

41 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Relação entre oferta e preços dos bens substitutos Suponhamos o caso da soja e do milho, que concorrem entre si quanto à utilização dos recursos produtivos. Um aumento no preço da soja tende a tornar sua cultura mais lucrativa. Os agricultores tenderão a aumentar a produção de soja e, consequentemente, diminuirão a oferta de milho.

42 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

43 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Relação entre oferta e preços dos bens complementares Suponhamos o caso do petróleo e da gasolina. Um aumento no preço do petróleo tende a aumentar a sua oferta e, ao mesmo tempo, a oferta de gasolina. Desta forma, haverá um deslocamento da curva de oferta da gasolina para a direita.

44 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

45 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Relação entre oferta de um bem e tecnologia inovações tecnológicas determinam, quase sempre, uma elevação nos índices de produção se obtivermos um volume maior de produção a custos menores, os produtores poderão ofertar uma quantidade maior de bens para cada nível de preço assim, teremos um aumento da oferta (deslocamento da curva para a direita)

46 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Causas de deslocamentos da oferta aumento da oferta - diminuição no preço dos fatores de produção, diminuição no preço dos bens substitutos na produção, aumento do preço dos bens complementares na produção, mudança tecnológica favorável diminuição da oferta - as situações inversas das acima mencionadas (lembrando que mudanças tecnológicas desfavoráveis são pouco prováveis)

47 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Mudanças no ponto de equilíbrio Os deslocamentos das curvas de oferta e/ou de demanda provocam mudanças no ponto de equilíbrio. Lembremos que o ponto de equilíbrio só permanece constante enquanto os elementos da oferta e da demanda que o determinaram não sofrem alterações. Vamos analisar as mudanças.

48 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Mudança de equilíbrio devido a um aumento da demanda Analisemos o que acontece com o equilíbrio entre oferta e demanda de leite, se considerarmos um aumento de renda dos consumidores.

49 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

50 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

51 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Mudança de equilíbrio devido a um aumento da demanda Conclusão - um aumento na demanda (um deslocamento da curva da demanda para a direita) causa um aumento tanto no preço quanto na quantidade de equilíbrio

52 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Mudança de equilíbrio devido a uma diminuição da demanda Exercício Grupo 1 - explique de maneira sucinta o que ocorreria neste caso (utilize os mesmos dados do exemplo apresentado para aumento da demanda, considerando a “nova quantidade demandada” como sendo a quantidade demandada inicial e a “quantidade demandada inicial” como sendo a nova quantidade demandada

53 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Mudança de equilíbrio devido a um aumento da oferta Analisemos o que acontece com o equilíbrio entre oferta e demanda de leite, se considerarmos um aumento de oferta por parte dos produtores.

54 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

55 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO

56 ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO
Mudança de equilíbrio devido a um aumento da oferta Conclusão - um aumento na oferta de um bem (um deslocamento da curva de oferta para a direita) causa uma diminuição no preço de equilíbrio e um aumento na quantidade de equilíbrio


Carregar ppt "DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google