A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUILÍBRIO DE MERCADO. Preço de Equilíbrio Preço de Equilíbrio A quantidade demandada e ofertada são iguais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUILÍBRIO DE MERCADO. Preço de Equilíbrio Preço de Equilíbrio A quantidade demandada e ofertada são iguais."— Transcrição da apresentação:

1 EQUILÍBRIO DE MERCADO

2 Preço de Equilíbrio Preço de Equilíbrio A quantidade demandada e ofertada são iguais.

3 EQUILÍBRIO DE MERCADO QUANTIDADESITUAÇÃO DE MERCADO PREÇODEMANDAOFERTADA 1, Excesso demanda (escassez de oferta) 3, Excesso demanda (escassez de oferta) 5, Equilíbrio entre oferta e demanda 8, Excesso oferta (escassez demanda) 10, Excesso oferta (escassez demanda)

4 EQUILÍBRIO DE MERCADO Quantidade de Equilíbrio Quantidade de Equilíbrio Quantidade determinada pela intersecção das curvas de oferta e demanda.

5 OFERTA E DEMANDA Preço Quantidade Quantidade de Equílibrio

6 EQUILÍBRIO $5,00 Preço Quantidade

7 Chegando ao Equilíbrio Excesso de Oferta: Excesso de Oferta: preço acima do equilíbrio, a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada; Excesso de Demanda: Excesso de Demanda: preço abaixo do equilíbrio, a quantidade ofertada é menor que a quantidade demandada.

8 Chegando ao Equilíbrio P Q Equilíbrio qdo preço igual a 5, ,0 2,04,06,0 A B E A = Oferta abaixo do P Equilíbrio (Escassez produto); B = Oferta acima P Equilíbrio (Excesso produto); E = Intersecção das curvas Oferta e Demanda (equilíbrio).

9 Excesso de Oferta Preço acima do equilíbrio Preço acima do equilíbrio, a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada. Vendedores terão que baixar o preço para aumentar as vendas, voltando então ao equilíbrio.

10 Excesso de Demanda Preço abaixo do equilíbrio Preço abaixo do equilíbrio, a quantidade ofertada é menor que a quantidade demandada. Vendedores aumentarão os preços, voltando então ao equilíbrio.

11 Análise Estática Comparativa Determinado evento muda a demanda e oferta. Exemplo Exemplo: Consumo do sorvete com a chegada de uma onda de calor.

12 INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO EQUILÍBRIO DE MERCADO Estabelecimento de Impostos; Política de Preço mínimos na agricultura; Tabelamento.

13 Deslocamento da Curva ou Movimentos Sobre a Curva curva de oferta A um deslocamento da curva de oferta dá-se o nome de mudança na oferta; movimento sobre a curva A um movimento sobre a curva de oferta dá-se o nome de mudança na quantidade ofertada.

14 Deslocamento da Curva ou Movimentos Sobre a Curva deslocamento da curva de demanda A um deslocamento da curva de demanda dá-se o nome de mudança na demanda; movimento sobre a curva de demanda A um movimento sobre a curva de demanda dá-se o nome de mudança na quantidade demandada.

15 O Que Acontece com o Preço e a Quantidade de Equilíbrio Oferta Inalterada Aumento Oferta Diminuição Oferta Demanda Inalterada P igual Q igual P diminui Q aumenta P aumenta Q diminui Aumento Demanda P aumenta Q diminui P ambíguo Q aumenta P aumenta Q ambíguo Diminuição Demanda P diminui Q diminui P diminui Q ambíguo P ambíguo Q diminui


Carregar ppt "EQUILÍBRIO DE MERCADO. Preço de Equilíbrio Preço de Equilíbrio A quantidade demandada e ofertada são iguais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google