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Empresas em Mercados Competitivos

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Apresentação em tema: "Empresas em Mercados Competitivos"— Transcrição da apresentação:

1 Empresas em Mercados Competitivos
Capítulo 14 Empresas em Mercados Competitivos

2 O QUE É UM MERCADO COMPETITIVO?
Um mercado perfeitamente competitivo tem as seguintes características: Existem muitos compradores e vendedores no mercado. Os bens oferecidos pelos vários vendedores são homogêneos. A firmas podem entrar e sair livremente do mercado.

3 O QUE É UM MERCADO COMPETITIVO?
Com resultado dessas características, o mercado perfeitamente competitivo apresenta o seguinte: As ações de um único vendedor ou comprador no mercado em um impacto desprezível no preço do mercado. Cada comprador e vendedor toma o preço como dado.

4 O QUE É UM MERCADO COMPETITIVO?
Um mercado competitivo (concorrente) tem muitos compradores e vendedores para um produto idêntico de modo que cada comprador ou vendedor é um tomador de preço (price taker). Compradores e vendedores devem aceitar um preço que é determinado pelo mercado.

5 A Receita de uma Firma Competitiva
A receita total para uma firma é o preço de venda vezes a quantidade vendida. RT = (P  Q)

6 A Receita de uma Firma Competitiva
A receita total é proporcional a quantidade produzida.

7 A Receita de uma Firma Competitiva
A Receita média nos informa quanta receita a firma recebeu do produto vendido. A receita média é a receita total dividida pela quantidade vendida.

8 A Receita de uma Firma Competitiva
Em uma competição (concorrência) perfeita, a receita média equivale ao preço do bem.

9 A Receita de uma Firma Competitiva
A receita marginal é a mudança na recita total derivada de uma unidade adicional vendida. RMg =RT/ Q

10 A Receita de uma Firma Competitiva
Para firmas competitivas, a receita marginal equivale ao preço do bem.

11 Tabela 1 Receitas Marginal, Média e Total para uma Firma Competitiva

12 A MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO E A CURVA DE OFERTA DE UMA FIRMA COMPETITIVA
O objetivo de uma firma competitiva é maximizar o lucro. Isto significa que a firma quer produzir a quantidade que maximiza a diferença entre receita total e custo total.

13 Tabela 2 Maximização do Lucro: Um Exemplo Numérico

14 Figura 1 Maximização do Lucro para Uma Firma Competitiva
Custos A firma maximiza os lucros ao produzir quantidade na qual custo marginal é igual a receita marginal. e Receita Cmg CMg 2 Q CTM P = RM 1 2 RMg Q MAX CVM CMg 1 Q Quantidade

15 A MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO E A CURVA DE OFERTA DE UMA FIRMA COMPETITIVA
A maximização do lucro ocorre na quantidade onde receita marginal equivale ao custo marginal.

16 A MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO E A CURVA DE OFERTA DE UMA FIRMA COMPETITIVA
Quando RMg > CMg Lucro aumenta com Q Quando RMg < CMg Lucro diminui com Q Quando RMg = CMg Lucro é maximizado.

17 Figura 2 O Custo Marginal como a Curva de Oferta da Firma
Preço Esta seção da curva de Cmg é também a curva de oferta da firma. CMg P 2 Q CTM P 1 Q CVM Quantidade

18 A Decisão da Firma de Suspender as Atividades no Curto Prazo
Uma paralisação (shutdown) se refere a uma decisão de curto prazo de não produzir nada durante um período específico por causa das condições correntes do mercado. A saída ou abandono se refere a decisão de longo prazo de deixar o mercado.

19 A Decisão da Firma de Suspender as Atividades no Curto Prazo
A firma pode considerar um custo irrecuperável (sunk costs) quando decidindo sobre a sua saída, mas ignora quando decidindo sobre a paralisação. Custos irrecuperáveis (Sunk costs) são custos comprometidos e que não podem ser recuperados.

20 A Decisão da Firma de Suspender as Atividades no Curto Prazo
A firma interrompe suas atividades temporariamente se as receitas forem menores que os custos variáveis em determinado nível de produção . Suspende se RT < CV Suspende se RT /Q < CV /Q Suspende se P < CVM

21 Figura 3 A curva de Curto Prazo de Uma Firma Competitiva
Custos Curva de oferta da de curto prazo Se P > CTM, a firma continua a produzir no lucro. CMg CTM Se P > CVM, a firma continuará a produzir no curto prazo. CVM A firma suspende Atividades P < CVM Quantidade

22 A Decisão da Firma de Suspender as Atividades no Curto Prazo
A porção da curva de custo marginal que está acima da curva de custo variável médio corresponde a curva de oferta de curto prazo da firma.

23 A Decisão da Firma de Entrar no Mercado ou Sair dele no Longo Prazo
No longo prazo, a firma sai se a receita obtida com a produção for menor do que seu custo total. Sai se RT < CT Sai se RT /Q < CT /Q Sai se P < CTM

24 A Decisão da Firma de Entrar no Mercado ou Sair dele no Longo Prazo
A firma entrará na indústria se tal ação for lucrativa Entra se RT > CT Entra se RT /Q > CT /Q Entra se P > CTM

25 Figura 4 A Curva de Oferta de Longo Prazo de Uma Firma Competitiva
Custos Curva de oferta de longo prazo CMg = Longo prazo A firma entra se P > CTM CTM A firma sai se P < CTM Quantidade

26 A CURVA DE OFERTA EM UM MERCADO COMPETITIVO
A curva de oferta da firma no longo prazo é a porção da curva do custo marginal que está acima da curva de custo total médio.

27 Figura 4 A Curva de Oferta de Longo Prazo de Uma Firma Competitiva
Custos CMg Curva de oferta s no longo prazo CTM Quantidade

28 A CURVA DE OFERTA EM UM MERCADO COMPETITIVO
Curva de Oferta de Curto Prazo A porção da curva de custo marginal que está acima da curva de custo variável médio. Curva de Oferta de Longo Prazo A porção da curva de custo marginal que está acima do ponto mínimo da curva de custo total médio.

29 Figura 5 Lucro Como Área entre o Preço e o Custo Total Médio
(a) Uma Firma Com Lucros Preço CTM CMg Lucro CTM Q P P = RM CMg Quantidade (quantidade de maximização do lucro)

30 Figura 5 Lucro Como Área entre o Preço e o Custo Total Médio
(b) Uma firma com perdas Preço CMg CTM CTM Q Perdas P = RM CMg Quantidade (quantidade de mínimas perdas)

31 A CURVA DE OFERTA EM UM MERCADO COMPETITIVO
A curva de oferta de mercado equivale a soma das quantidades oferecidas pelas firmas individuais no mercado.

32 O Curto Prazo: Oferta de Mercado com um Número Fixo de Firmas
Para um dado preço, cada firma oferece uma quantidade de produção de tal modo que o custo marginal é igual ao preço. A curva de oferta de mercado reflete as curvas de oferta das firmas individuais.

33 Figura 6 Oferta de Mercado com um Número Fixo de Firmas
(a) Oferta de Uma Firma Individual (b) Oferta de Mercado Preço Preço CMg Oferta $2.00 200 $2.00 200,000 1.00 100 1.00 100,000 Quantidade (firma) Quantidade (mercado

34 O Longo Prazo: Oferta de Mercado com Entrada e Saída
A firmas entrarão no mercado ou sairão dele até que o lucro seja levado a zero. No longo prazo, o preço equivale ao mínimo do custo total médio. A curva de oferta de longo prazo é horizontal a este preço.

35 Figura 7 Oferta de Mercado com Entrada e Saída de Firmas
(a) Firma Condição de lucro zero (b) Oferta de mercado Preço Preço CMg CTM P = mínimo do CTM Oferta Quantidade (firma) Quantidade (mercado)

36 No Longo Prazo: Oferta de Mercado com Entrada e Saída de Firmas
No fim do processo de entrada e saída, as firmas que permanecem devem ter lucro econômico zero. O processo de entrada e saída termina somente quando o preço e o custo total médio são levados a igualdade. O equilíbrio de longo prazo apresenta as firmas operando no seu ponto de escala eficiente.

37 O lucro equivale a receita total menos o custo total.
Por que As Firmas Competitivas Ficam no Negócio se Elas Fazem Lucro Econômico Zero? O lucro equivale a receita total menos o custo total. O custo total inclui todos os custos de oportunidade da firma. No equilíbrio onde o lucro é zero, as receitas da firma compensam os donos pelo tempo e dinheiro que eles dedicam para manter o negócio em funcionamento.

38 Um Deslocamento na Demanda no Curto Prazo e no Longo Prazo
Um aumento na demanda eleva o preço e a quantidade no curto prazo. A firmas ganham lucros porque o preço excede o custo total médio.

39 Figura 8 Um Aumento na Demanda no Curto Prazo e no Longo Prazo
(a) Condição inicial Firma Mercado Preço Preço CTM CMg S Oferta c. prazo, 1 D Demanda, 1 1 Q A P 1 Oferta de Longo prazo P 1 Quantidade (firma) Quantidade (mercado)

40 Figura 8 Um Aumento na Demanda no Curto Prazo e no Longo Prazo
(b) Resposta no curto prazo Firma Mercado Preço Preço D 2 CTM CMg Lucro S 1 Q 2 P B P 2 D 1 Q 1 A P 1 P Oferta de 1 Longo prazo Quantidade (firma) Quantidade (mercado)

41 Figura 8 Um Aumento na Demanda no Curto Prazo e no Longo Prazo
(c) Resposta no longo prazo Firma Mercado Preço Preço D 2 S CMg CTM 1 S 2 B P 2 A Q 3 C P P Oferta de 1 1 Longo prazo D 1 Quantidade (firma) Q Q 1 2 Quantidade (mercado)

42 Por que a Curva de Oferta de Longo Prazo Pode Ter Inclinação Ascendente
Se algum fator de produção é limitado, um maior numero de empresas envolveria um aumento nos custos de produção e consequentemente no preço (curva de oferta de longo prazo ascendente) As firmas podem ter diferentes custos. Entram empresas cada vez com custos mais altos. Novamente, a longo prazo, maior produção vai acompanhada de maior preço (inclinação ascendente)

43 Por que a Curva de Oferta de Longo Prazo Pode Ter Inclinação Ascendente
Firma Marginal A firma marginal é a firma que sairia do mercado se o preço fosse menor.

44 O preço do bem equivale ao custo médio e ao custo marginal da firma.
Resumo Por causa da firma ser uma tomadora de preços, sua receita é proporcional a quantidade de produção. O preço do bem equivale ao custo médio e ao custo marginal da firma.

45 Esta é também a quantidade na qual o preço equivale ao custo marginal.
Resumo Para maximizar o lucro, uma firma decide a quantidade de produção de modo a que custo marginal seja igual a receita marginal. Esta é também a quantidade na qual o preço equivale ao custo marginal. Portanto, a curva de custo marginal da firma é a sua curva de oferta.

46 Resumo No curto prazo, quando uma firma não puder recuperar seus custos fixos, a firma decide suspender suas atividades temporariamente se o preço de um bem for menor do que seu custo variável médio de produção. No longo prazo, quando uma firma puder recuperar tanto os custos fixos quanto os custos variáveis, a firma decide sair se o preço for menor que o custo total médio.

47 Resumo Em um mercado com entra e saída livres, os lucros são levados a zero no longo prazo e todas as firmas produzem em sua escala eficiente. As mudanças na demanda têm diferentes efeitos sobre diferentes horizontes de tempo. No longo prazo, o número de firmas se ajusta de modo a que o mercado retorne ao ponto de equilíbrio onde não há lucro.


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