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Teoria da Produção. Slide 2 Tecnologia da Produção Funçao de Produção: Indica o maior nível de produção que uma firma pode atingir para cada possível.

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1 Teoria da Produção

2 Slide 2 Tecnologia da Produção Funçao de Produção: Indica o maior nível de produção que uma firma pode atingir para cada possível combinação de insumos, dado o estado da tecnologia. Mostra o que é tecnicamente viável quando a firma opera de forma eficiente.

3 Slide 3 Quantidade Quantidade Produto Produto Produto de Trabalho (L)de Capital (K) Total (Q)MédioMarginal Produção com um insumo variável (Trabalho)

4 Slide 4 Produtividade do Trabalho Produção com um insumo variável (Trabalho)

5 Slide 5 Rendimentos de Escala Trabalho (horas) Capital (horas de máquina) Rendimentos crescentes: As isoquantas situam-se cada vez mais próximas A

6 Slide 6 Rendimentos de Escala Trabalho (horas) Capital (horas de máquina) Rendimentos constantes: as isoquantas são espaçadas igualmente A 6

7 Slide 7 Rendimentos de Escala Trabalho (horas) Capital (horas de máquina) Rendimentos decrescentes: as isoquantas situam-se cada vez mais afastadas A

8 Slide 8 A produção total é uma função de insumos variáveis e insumos fixos. Logo, o custo total de produção é igual ao custo fixo (custo dos insumos fixos) mais o custo variável (custo dos insumos variáveis): Medição de Custos: Quais Custos Considerar? Custos Fixos e Variáveis

9 Slide 9 Custo Fixo Não depende do nível de produção Custo Variável Depende do nível de produção Medição de Custos: Quais Custos Considerar? Custos Fixos e Variáveis

10 Slide 10 Custos a Curto Prazo Custo marginal (CMg) é o custo de aumentar a produção em uma unidade. Dado que o custo fixo não afeta o custo marginal, este pode ser escrito da seguinte forma:

11 Slide 11 Custos a Curto Prazo Custo total médio (CTMe) é o custo por unidade de produção, ou a soma do custo fixo médio (CFMe) e do custo variável médio (CVMe):

12 Slide 12 Formatos das Curvas de Custo Produção (unidades/ano) Custo ($ por ano) CMg CTMe CVMe CFMe

13 Slide 13 Quantidade mínima de produção e vendas, a um certo preço, que permite a empresa obter lucro. Q = CF/(P – CVMe) Exemplo: CF = 9000; P = 400; CVMe = 100 Q = 30 Quantidade mínima de produção (break- even point)

14 Slide 14 q0q0 Lucro perdido em q q < q * Lucro perdido em q 2 > q * q1q1 q2q2 Maximização do Lucro num mercado de concorrência perfeita Preço ($ por unidade) CMg CVMe CTMe RMe=RMg=P Produção q*q* D A B C

15 Estruturas de Mercado

16 Slide 16 Mercados Perfeitamente Competitivos Características dos Mercados Perfeitamente Competitivos 1)Agentes tomadores de preço 2)Produtos homogêneos 3)Livre entrada e saída no mercado

17 Slide 17 q0q0 Lucro perdido em q q < q * Lucro perdido em q 2 > q * q1q1 q2q2 Uma Empresa Competitiva com Lucro Positivo Preço ($ por unidade) CMg CVMe CTMe RMe=RMg=P Produção q*q* Em q * : RMg = CMg e P > CTMe D A B C q 1 : RMg > CMg q 2 : CMg > RMg q 0 : CMg = RMg mas o CMg é decrescente

18 Slide 18 Monopólio 1) Um vendedor – muitos compradores 2)Um produto (ausência de bons substitutos) 3)Barreiras à entrada

19 Slide 19 Lucro perdido P1P1 Q1Q1 Lucro perdido CMg CMe Quantidade $ por unidade produzida D = RMe RMg P* Q* Maximização do lucro quando a receita marginal é igual ao custo marginal P2P2 Q2Q2

20 Slide 20 Poder de Mercado Formas de Capturar o Excedente do Consumidor Discriminação de Preço Discriminação de Preço Intertemporal e Preço de Pico Tarifa em Duas Partes Venda em Pacotes Propaganda

21 Slide 21 Concorrência Monopolística Características 1)Muitas empresas 2)Livre entrada e saída 3)Produtos diferenciados

22 Slide 22 Concorrência Monopolística O tamanho do poder de monopólio depende do grau de diferenciação do produto. Exemplos dessa estrutura de mercado, que é bastante comum, são: Cremes dentais e de barbear Sabonetes e desodorantes; sabão para roupas Antigripais Refrigerantes Pó de café Artigos esportivos

23 Slide 23 Concorrência Monopolística Formas de diferenciação M arca Potência Design Composição química Embalagem Tradição e localização Esquema de comercialização (McDonalds).

24 Slide 24 Oligopólio Características Pequeno número de empresas Produtos diferenciados ou homogêneos Barreiras à entrada

25 Slide 25 Oligopólio Exemplos Automóveis Aço Alumínio Petroquímicos Equipamentos elétricos Computadores

26 Slide 26 Oligopólio Barreiras à entrada podem derivar de: Barreiras Naturais Economias de escala Patentes Acesso à tecnologia Reputação da marca

27 Slide 27 Oligopólio Barreiras à entrada podem derivar de : Ação estratégica Ameaça de inundação do mercado com produtos para que o preço caia Controle de insumos essenciais

28 Slide 28 Oligopólio Equilíbrio no Mercado Oligopolístico Na competição perfeita, no monopólio e na competição monopolística, os produtores não levavam em consideração a reação das empresas rivais ao tomarem suas decisões de produção e preços. No oligopólio, os produtores devem levar em consideração a reação dos concorrentes na determinação de sua produção e preços.

29 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva

30 Slide 30 Dilema dos Prisioneiros Prisioneiro A ConfessaNão Confessa Confessa Não Confessa Prisioneiro B -5, -5-1, , -2-10, -1 Qual é a melhor estratégia a ser adotada pelos dois prisioneiros?

31 Slide 31 Matriz de Payoff para o jogo da propaganda Empresa A Faz propaganda Não faz propaganda Faz propaganda Não faz propaganda Empresa B 10, 515, 0 10, 26, 8 Observações Para A, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de B Para B, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de A


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