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Universidade Federal Fluminense

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Apresentação em tema: "Universidade Federal Fluminense"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal Fluminense
30/03/2017 Gestão Financeira de Empreendimentos Turísticos Professor: João Evangelista Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos

2 DECISÕES OPERACIONAIS NOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS

3 Processo gerencial ou processo decisório numa empresa turística
Decisões Operacionais Objetivo – Lucro Decisões Estratégicas Objetivo – Retorno Decisões Administrativas Objetivo - Eficiência

4 Decisões Operacionais
Lucro = Receita Total – Custo Total Receita = Preço *Quantidade Custo Total = Custo Fixo + Custo Variável Custo Médio = Custo Total / Quantidade João Evangelista João Evangelista

5 Condição de Maximização de Lucro
LUCRO = RT - CT LUCRO = P*Q - Cme*Q LUCRO = (P - Cme)*Q (P - Cme) - margem de lucro por Unidade (P - CVme) - margem de contribuição por Unidade João Evangelista

6 Atividades Características do Turismo
Restaurante Parques Temáticos Hotelaria Operadoras /Agências Aluguel de automóveis João Evangelista

7 Exercício Operadora de Receptivo Internacional P = US$6.000 Q = 150
Custo Médio (Por pacote) = R$ 9.000,00 Taxa de câmbio = R$ 2,00/US$1,00 Qual o Lucro Mensal? Qual o impacto de uma valorização de 30% do Real em relação ao Dólar sobre o lucro da empresa?

8 Ponto de Equilíbrio de um Negócio
No ponto de equilíbrio, o lucro é zero. Portanto: 0 = Receitas - Despesas variáveis – Despesas fixas Despesas Fixas = Receitas - Despesas Variáveis Como as despesas fixas são conhecidas é possível determinar qual o volume de vendas que permita a igualdade acima. João Evangelista

9 Ponto de Equilíbrio de um Negócio
Custos Operacionais Fixos P E = Preço de venda por unidade - Custo Variável por unidade O resultado indica quantas unidades precisarão ser vendidas pela empresa para cobrir seus custos operacionais, ou seja : quando esse volume de vendas for atingido, a empresa terá coberto os seus custos operacionais fixos, bem como os custos variáveis correspondentes às unidades vendidas. João Evangelista

10 Ponto de Equilíbrio de um Negócio
EXEMPLO DE UMA PAUSADA Custos Operacionais Fixos ( Totais ) R$ ,00 Preço da Diária R$ ,00 Custo Variável por Unidade R$ ,00 CALCULANDO ENTÃO: ,00 P E = = Pernoites. 200, ,00 O resultado indica que será necessário a pausada vender 1200 pernoites para cobrir seus custos operacionais. João Evangelista

11 COMO OS AUMENTOS DOS CUSTOS E DO PREÇO AFETAM O PONTO DE EQUILÍBRIO.
O aumento do preço unitário de venda diminui o ponto de equilíbrio. O aumento do custo variável por unidade aumenta o ponto de equilíbrio. A última posição mostra que aumentos do preço de venda e do custo variável podem ser compensados entre si, sem alterar o ponto de equilíbrio. João Evangelista

12 RECEITA TOTAL - CUSTOS VARIÁVEIS
Uma outra forma de analisarmos o ponto de equilíbrio de uma empresa turística, considera os valores totais da receita de Vendas, dos custos fixos e dos custos variáveis totais: CUSTOS FIXOS P E = RECEITA TOTAL - CUSTOS VARIÁVEIS João Evangelista

13 EXEMPLO : RECEITA TOTAL R$ ,00 CUSTOS FIXOS R$ ,00 CUSTOS VARIÁVEIS R$ ,00 PREÇO …………………………………………R$ 30,00 CAPACIDADE DE PRODUÇÃO …………… 2500 O resultado representa que o ponto de equilíbrio será alcançado quando a empresa atingir 40 % das vendas. 20.000,00 P E = = 0,40, ou seja 40% 75.000, ,00 João Evangelista

14 Risco Operacional Fatores Determinantes
Custos de produção ou Operacional – Alavancagem operacional (Custos Operacionais Fixos). Estrutura de Decisões da Empresa João Evangelista

15 Alavancagem Operacional
Custos de Produção = Custo fixo + Custo Variável. Custos fixos elevados significa que uma redução na produção não implica redução nos custos da empresa. Necessário economia de Escala. João Evangelista

16 ALAVANCAGEM OPERACIONAL
Indica a capacidade da empresa de aumentar seus lucros com o acréscimo de vendas e com apoio em determinado nível de custos operacionais fixos. João Evangelista

17 Impacto das vendas sobre o lucro
Aumento nas Vendas Redução nas Vendas João Evangelista

18 Mede-se o Grau de Alavancagem Operacional, dividindo-se o percentual da variação do lucro operacional pelo percentual da variação das vendas. Variação percentual do lucro operacional GAO = Variação percentual das vendas + 133% % % GAO= = 2,67 ; = 2,67 ; = 2,67 ; + 50% % % João Evangelista

19 Conclusão – o aumento nos custos operacionais fixos, aumenta o risco operacional da empresa , uma vez que o ponto de equilíbrio aumenta proporcionalmente ao crescimento dos custos fixos , sendo necessário mais vendas para cobrí-los. João Evangelista

20 Resumo Existem três tipos de decisões no processo gerencial de uma empresa turística: Operacional, estratégica e Administrativa. As Decisões Operacionais tem como objetivo principal, a maximização do lucro dada as condições de produção e vendas. A análise do ponto de equilíbrio de um negócio é uma ferramenta importante utilizada na avaliação das decisões estratégicas. O conhecimento e gerenciamento do risco operacional é importante na redução de risco de curto prazo. João Evangelista

21 joaoedm@turismo.uff.br Obrigado João Evangelista João Evangelista
30/03/2017 Obrigado João Evangelista João Evangelista


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