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ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO

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Apresentação em tema: "ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO

2 ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME, LUCRO
Também conhecida como ACVL é uma técnica de análise que observa os efeitos provocados no lucro quando á mudanças em fatores como custos fixos, custos variáveis, preço de venda, etc...

3 ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
A ACVL é baseado um conjuntos de suposições: Preço de venda não se altera com a quantidade vendida; A empresa trabalho com um único produto; Os custos são divididos em custos fixos e custos variáveis;

4 ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
A produtividade e eficiência são constantes; A quantidade vendida é igual a quantidade fabricada.

5 PONTO DE EQUILÍBRIO É do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No Ponto de Equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.

6 PONTO DE EQUILÍBRIO PE = Custos e despesas fixas
% margem de contribuição PE =

7 TIPOS DE PONTO DE EQUILÍBRIO
Ponto de Equilíbrio contábil ou operacional: É o mais comum e tradicional para análises, o valor das receitas iguala-se ao das despesas. Ponto de Equilíbrio econômico: É aquele que leva em considerações as despesas e as receitas financeiras, acrescidas do saldo da correção monetária. Ponto de Equilíbrio financeiro: Leva em consideração valores intrínseco aos custos e despesas fixas totais e que são apropriados sem respectivos desembolsos, como é o caso da depreciação.

8 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
É a quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do custo variável unitário. Esta quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido a Ponto de Equilíbrio, ou seja, é o valor ou percentual que sobra das vendas menos o custo direto variável e as despesas variáveis.

9 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Preço de Venda Despesas Variáveis Custo da Mercadoria Vendida Margem de Contribuição

10 MARGEM DE SEGURANÇA É um indicador estático do risco econômico de exploração. Este indicador que dá-nos a percentagem do volume de atividade efetivamente praticada além do Ponto de Equilíbrio.

11 MARGEM DE SEGUARANÇA Vendas Reais Vendas no Ponto de Equilíbrio
Margem de Segurança

12 ALAVANCAGEM É o uso de ativos ou recursos com um custo fixo, a fim de aumentar os retornos dos proprietários da empresa.

13 TIPOS DE ALAVANCAGEM Alavancagem Operacional: Pode ser entendida como a capacidade de uma empresa em utilizar-se de “variações” nos custos fixos para aumentar os efeitos da variação em vendas sobre o Lucro operacional. Alavancagem Financeira: É a capacidade da empresa de usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos de variações no  Lucro antes do Imposto de Renda (LAJIR) sobre o lucro por Ação.

14 Variação % do Lucro Líquido
Variação % do LAJIR GFA =

15 ESTRUTURA DE CAPITAL É o mix, mantido pela empresa, de empréstimos a longo prazo e capital próprio. Não se pode esquecer que o que produz valor não é o passivo, mas sim os ativos. Sendo assim, se a empresa que capta dinheiro no mercado não consegue gerar valor em suas operações, então o endividamento não é apenas inútil, mas também prejudicial à empresa.


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