A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANALISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANALISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO"— Transcrição da apresentação:

1 ANALISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA É O PREÇO DE VENDA DO PRODUTO MENOS SEUS CUSTOS VARIÁVEIS Mc = p -cv Representa a parcela do preço que está disponível para a cobertura dos custos fixos e para a geração de lucros

2 RAZÃO DE CONTRIBUIÇÃO A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA ESTÁ LIGADA Á LUCRATIVIDADE DO PRODUTO E A RAZÃO DE CONTRIBUIÇÃO RELACIONA-SE COM A RENTABILIDADE Razão de contribuição = margem de contribuição unitária preço

3 EXEMPLO COMPARAÇÃO DE DOIS PRODUTOS PELA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Produto A Produto B P ($/um) 10,00 20,00 Cv ($) 6,00 Mc 4,00 (%) 40$ 50% Confrontando-se os dois produtos, observa-se que o produto B seria preferível ao produto A, pois sua lucratividade, dada pela margem de contribuição é maior do que a do produto A. Pelo critério de rentabilidade (razão de contribuição), o produto B também é melhor.

4 ANALISE COM FATOR LIMITANTE
Quando existir um fator que limita a produção (tempo escasso, Falta de matéria-prima, etc.) a análise deve ser feita em função deste fator limitante. Assim a margem de contribuição de um produto deve ser dividida pela utilização do fator limitante por aquele produto. Considerando-se que as vendas são limitadas pela capacidade de produção, ou seja, o potencial de vendas no mercado e superior ao que pode ser produzido pela empresa, e sabendo-se que o produto A pode ser fabricado em um ritmo de três unidades por hora enquanto que o produto B tem um ritmo de fabricação de uma unidade por hora.

5 Produto A Produto B P ($/un) 10,00 20,00 Cv ($/un) 6,00 Mc ($/un) 4,00
(%) 40% 50% Produção(un/h 3 un 1 um Mc ($/h) 12,00 Neste caso o produto A é preferível ao produto B, pois embora o produto B possua uma maior margem de contribuição sua produção dá-se de forma mais lenta, sendo sua margem de contribuição horária menor.

6 PONTO DE EQUILIBRIO É O NIVEL DE PRODUÇÃO ONDE O LUCRO É NULO. E ENCONTRADO POR MEIO DAS EXPRESSÕES Qo = CF mc Ro = CF RC Ro = Qo x p Qo = ponto de equilíbrio em unidades físicas Ro = ponto de equilíbrio em unidades monetárias CF = custos fixos mc = margem de contribuição unitária RC = Razão de contribuição P = preço de venda

7 Representação gráfica do ponto de equilíbrio
CUSTOS = cf+ cv.Q Ro RECEITA = p.Q CT Qo

8 PONTO DE EQUILIBRIO * Aumento nos custos fixos Receita
Custos1 = CF+ cv.Q Ro1 Custos = CF+ cv.Q Ro Qo Qo1

9 PONTO DE EQUILIBRIO * Aumento no preço Receita1 = p1 . Q Receita = p.Q
Custos = CF+cv.Q Ro Ro1 Qo Qo1

10 PONTO DE EQUILIBRIO RECEITA = p.Q * Aumento nos custos variáveis
CUSTOS1 = cf+ cv.Q CUSTOS = cf+ cv.Q Ro1 Ro CF Qo Qo1

11 PONTO DE EQUILIBRIO CONTABIL, FINANCEIRO E ECONOMICO
A DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE OS TRÊS SÃO OS CUSTOS FIXOS CONSIDERADOS CONTÁBIL: Custos contábeis ECONOMICO: São considerados os custos de oportunidade. FINANCEIRO: consideram-se apenas as custos desembolsados

12 EXEMPLO Preço de venda $8,00 a unidade
Custos variáveis $6,00 a unidade Custos fixos $ 4.000,00 por ano Depreciação $ ,00 por ano Patrimônio Líquido $10.000,00 mc = 8,00 – 6,00 = $2,00 por unidade

13 CONTABIL Qc = 4.000,00 = 2.000 unidades por ano 2,00
PONTODE EQUILIBRIO CONTABIL Qc = 4.000,00 = unidades por ano 2,00 ECONOMICO Qe = 4.000, ,00 = un/ano 2,00 FINANCEIRO: Qf = 4.000,00 – 800,00 = 1.600,00 un/ano 2,00 ABAIXO DE UNIDADES = PREJUIZO ACIMA DE UNIDADES PAGA AS CONTAS

14 MARGEM DE SEGURANÇA É o excedente das vendas da empresa sobre as vendas que representam o ponto de equilíbrio. Representa quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo para a empresa. Pode ser expressa em unidades físicas ou monetária ou sob a forma de índice (percentual)

15 PONTO DE FECHAMENTO O ponto de fechamento é o nível de produção mínimo para a funcionamento da empresa (ou de uma linha de produtos) mc = $2,00 por unidade CF = $4.000,00 por ano CF elimináveis = $3.000, CF não elimináveis = $1.000,00 Qo = $4.000,00 = unidades ano $2,00 Qf = $3.000,00 = unidades ano ABAIXO DESTA QUANTIDADE ESTÁ TENDO PREJUÍZO MELHOR FECHAR TEMPORARIAMENTE

16 CUSTOS FIXOS ELIMINAVEIS E NÃO ELIMINAVEIS
ELIMINAVEIS = SÃO AQUELES QUE PODEM SER ELIMINADOS EM CURTO ESPAÇO CASO A EMPRESA ENCERE TEMPORARIAMENTE SUAS ATIVIDADES = SALARIOS, ALUGUEIS ENERGIA ELETRICA NÃO ELIMINAVEIS = NÃO SÃO PASSIVEIS DE ELIMINAÇÃO A CURTO PRAZO = DEPRECIAÇÕES, IPTU , ALUGUEIS, PARTE DA SEGURANÇA.

17 EMPRESAS MULTIPRODUTORAS
NÃO HÁ SENTIDO NO RATEIO DE CUSTOS INDIRETOS FIXOS AOS PRODUTOS PARA A OBTENÇÃO DO PONTO DE EQUILIBRIO CADA PRODUTO DEVE COBRIR SEUS CUSTOS DIRETOS E A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO QUE SOBRA PROPICIA A COBERTURA DOS CUSTOS INDIRETOS FIXOS E A GERAÇÃO DE LUCROS

18 ANALISAR A RENTABILIDADE DOS PRODUTOS
C D TOTAL RECEITA 1.000 4.000 10.000 PART. VENDAS 10% 40% 100% CV 700 2.800 3.600 900 8.000 MC 300 1.200 400 100 2.000 Rentabilidade 30% 20%

19 Aumentar margem de contribuição
Participação nas vendas B I II C 25% III D Aumentar vendas IV A 20% Rentabilidade

20 Analisando os valores encontrados, podemos perceber que o produto B é o que traz melhores resultados para a empresa. Enquanto que o produto D é o que propicia menor contribuição. O produto A poderia ter seu desempenho melhorado caso aumentasse a participação na receita ao passo que , no caso do produto C, o mais aconselhável seria tentar aumentar a razão de contribuição.


Carregar ppt "ANALISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google