A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercado Introdução MERCADO O estudo de mercado constitui o ponto de partida para a elaboração de projetos. O dimensionamento do mercado representa uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercado Introdução MERCADO O estudo de mercado constitui o ponto de partida para a elaboração de projetos. O dimensionamento do mercado representa uma."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado Introdução MERCADO O estudo de mercado constitui o ponto de partida para a elaboração de projetos. O dimensionamento do mercado representa uma aproximação, para que se estabeleçam os limites adequados ou as condições ótimas do programa. ENGENHARIA FINANCIAMENTO INVESTIMENTO CUSTOS

2 Mercado Global Mercado do Projeto 100% Internacional Local Regional Mercado global

3 ELASTICIDADE Definimos como Elasticidade a intensidade com que a procura de um bem aumenta em resposta a uma baixa de preço (elasticidade-preço) ou a uma elevação de renda (elasticidade- renda).

4 Elasticidade dos Produtos ELASTICIDADE DOS PRODUTOS DEMANDA OFERTA ESSENCIALIDADE DO PRODUTO POSSIBILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO

5 Visão rápida de Segmentos de mercado Visão rápida de Segmentos de Mercado

6 Ciclo de Vida do Produto PRÉ PRODUTO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇAÕ CRESCIMENTO SATURAÇÃO DECLÍNIO

7 Etapas do Estudo de mercado 1.Coleta de Antecedentes: informações estatísticas e não estatísticas; 2.Análise dessas informações e Projeções de Tendências; 3.Delimitação da Área; 4.Dimensionamento da Procura; 5.Estrutura da Oferta ETAPAS DO ESTUDO DE MERCADO

8 PROJEÇÃO È importante saber que o crescimento do consumo é o resultado ou o somatório de vários fatores como renda, gostos do consumidor, população, preços e políticas governamentais Com a suposição de que os mesmos fatores do passado continuarão no futuro, a influenciar a demanda e a oferta, a tendência histórica se fundamenta para fazer suas previsões.

9 Evolução anual Populacional dos municípios estudados

10 Rendas médias da população nos 16 anos nos municípios

11 Média da população nos 16 anos nos municípios estudados

12 População de 80 anos ou mais de idade por sexo


Carregar ppt "Mercado Introdução MERCADO O estudo de mercado constitui o ponto de partida para a elaboração de projetos. O dimensionamento do mercado representa uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google