A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos Internacionais de Fatores. Do que se trata? A economia internacional estuda Exportação/importação de bens e serviços Movimentação internacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos Internacionais de Fatores. Do que se trata? A economia internacional estuda Exportação/importação de bens e serviços Movimentação internacional."— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos Internacionais de Fatores

2 Do que se trata? A economia internacional estuda Exportação/importação de bens e serviços Movimentação internacional dos fatores de produção: Trabalho Capital Tecnologia

3 Movimento internacional de Trabalho A migração internacional de trabalho é similar, em suas causas e efeitos, ao comércio internacional com base em diferenças de dotação recursos interpaíses: - Deslocamentos do trabalho ocorrem dos países onde ele é abundante para países onde ele é escasso. Essa mobilidade do trabalho, porém, é imperfeita: enfrenta barreiras de mercado

4 Movimento internacional de Trabalho Mais importante do que a migração internacional do trabalho é o movimento internacional do capital (empresas) na busca do fator trabalho mais barato. Variáveis-chave que regulam o mercado internacional de trabalho: - Custo relativo da mão-de-obra (local/estrangeiro) - Requisitos de qualificação (conforme o ciclo do produto)

5 Movimento internacional do Capital Capital financeiro Os empréstimos/aplicações internacionais envolvem um tipo particular de comércio: consumo presente e futuro O preço relativo que regula esse comércio intertemporal é a taxa real de juros Taxa real de juros depende: - oferta e demanda internacional (finanças) - Políticas macroeconômicas domésticas

6 Movimento internacional do Capital Capital produtivo (Investimentos Diretos Estrangeiros) O agente que comanda esse processo são as empresas multinacionais A estratégia de internacionalização das empresas é explicada em função de dois motivos principais - Vantagens de localização ( oferecidas pelos países hospedeiros da firma que se internacionaliza) - Vantagens de internalização ( ex: integração vertical) - Vantagens de propriedade ( dos fatores de produção pela firma que se internacionaliza)

7 Movimento internacional do Capital Os motivos de localização das multinacionais são os mesmos de todos os contidos no comércio internacionais: a exploração dos fatores de produção em condição de vantagem de custos; Os motivos da internalização envolvem principalmente: - Estratégia de evitar transferir para outras firmas as tecnologias. - Integração vertical (às vezes inevitável, como fonte de vantagens de custos)

8 Movimento Internacional de Tecnologia Mercado muito imperfeito: elevadas barreiras à exploração/transferência do conhecimento tecnológico em nível internacional As empresas multinacionais procuram manter em seus países de origem (países do Norte) a parcela mais significativa de suas principais descobertas tecnológicas

9 Tecnologia, Comércio e Desenvolvimento O que está em questão? (4) O crescimento das exportações é função positiva dos esforços de inovação das empresas exportadoras e da capacidade do país em adaptar sua estrutura produtiva ao perfil da demanda internacional.

10 Tecnologia, Comércio e Desenvolvimento Diferentes setores apresentam diferentes potenciais de expansão no comércio mundial Como isto pode ser visto? - As exportações de bens tradicionais são de elevada elasticidade-preço e baixa elasticidade- renda da demanda - As exportações de bens não-tradicionais são de baixa elasticidade-preço e elevada elasticidade-renda da demanda

11 Tecnologia, Comércio e Desenvolvimento Isto implica dizer que: As exportações de alta elasticidade-renda tendem a crescer a taxas relativamente mais elevadas e mais sustentadas que as de alta elasticidade-preço A capacidade de agregação de valor pelas exportações depende mais da taxa de inovação que de vantagens comparativas de custos baseadas na abundância relativa dos fatores.


Carregar ppt "Movimentos Internacionais de Fatores. Do que se trata? A economia internacional estuda Exportação/importação de bens e serviços Movimentação internacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google