A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Macroeconomia Aula 2. Metas de Política Macroeconômica As principais metas de política macroeconômica são: As principais metas de política macroeconômica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Macroeconomia Aula 2. Metas de Política Macroeconômica As principais metas de política macroeconômica são: As principais metas de política macroeconômica."— Transcrição da apresentação:

1 Macroeconomia Aula 2

2 Metas de Política Macroeconômica As principais metas de política macroeconômica são: As principais metas de política macroeconômica são: 1.Alto nível de emprego (Aumentar Produção) 2.Estabilidade de preços (Controlar Consumo) 3.Distribuição de renda socialmente justa (?) 4.Crescimento econômico (Aumentar Produção)

3 Fluxo circular da renda FamíliasEmpresas Mercado de Bens e Serviços Mercado de Fatores de Produção Bens e Serviços Pagamentos pelos bens e serviços Pagamentos pelos bens e serviços Fatores de produção Pagamentos pelos Fatores Pagamentos pelos Fatores Governo Serviços Públicos Impostos Serviços Públicos Impostos Bens e Serviços Gastos Governo Bens e Serviços Gastos Governo

4 Resto do Mundo Fluxo circular da renda FamíliasEmpresas Mercado de Bens e Serviços Mercado de Fatores de Produção Governo FamíliasEmpresas Mercado de Bens e Serviços Mercado de Fatores de Produção Governo Economia A FamíliasEmpresas Mercado de Bens e Serviços Mercado de Fatores de Produção Governo Exportações Importações

5 Instrumentos de política macroeconômica A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas para atingir as metas. A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas para atingir as metas. Os principais instrumentos são: Os principais instrumentos são: –Política Fiscal; –Política Monetária; –Política Cambial e Comercial; –Política de Rendas (Controle sobre preços e salários)

6 Política Fiscal Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (Política Tributária) e o controle de suas despesas (Política de Gastos). Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (Política Tributária) e o controle de suas despesas (Política de Gastos). Através destas políticas o governo pode aumentar ou diminuir o consumo e o investimento. Através destas políticas o governo pode aumentar ou diminuir o consumo e o investimento. Exemplos: Exemplos: –Combate a inflação Normalmente aumenta tributos e/ou corta despesas. Normalmente aumenta tributos e/ou corta despesas. –Crescimento e emprego Diminuir tributos e/ou aumentar gastos. Diminuir tributos e/ou aumentar gastos. –Distribuição de renda Impostos progressivos, gasto do governo em setores/regiões mais atrasados, etc. Impostos progressivos, gasto do governo em setores/regiões mais atrasados, etc. Orçamento da União

7 Política Monetária Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e de taxas de juros. Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e de taxas de juros. Os instrumentos são: Os instrumentos são: –Emissões de moedas; –Reservas compulsórias; –Políticas de Redesconto –Open Market; –Regulamentação sobre crédito e taxa de juros.

8 Política Monetária Emissões de moedas : Emissões de moedas : –O Banco Central tem o controle sobre a emissões de moedas e deve colocar em circulação o volume de notas e moedas necessárias para o bom funcionamento da economia. Reservas Obrigatórias : Reservas Obrigatórias : –Os bancos guardam certa parcela de seus depósitos no Banco Central para atender a seu movimento de caixa e a compensação de cheques. Política de Redesconto : Política de Redesconto : –Visto que o Bacen é o banco dos bancos, ele pode emprestar para eles e cobrar um juros sobre esse empréstimo.

9 Política monetária Operações de Open Market: Operações de Open Market: –Essa operação consiste em vendas e compras, por parte do Banco Central, de títulos governamentais no mercado de capitais. –Quando o governos vende títulos ele tira dinheiro de circulação, quando compra ele coloca mais moeda na economia. Regulação e Controle de Crédito: Regulação e Controle de Crédito: –O governo ainda pode criar regulamento específico sobre Crédito: Juros, regras pra financiamento, etc.

10 Política Cambial e Comercial São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia: São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia: –Política Cambial: Refere-se ao controle do governo sobre a taxa de câmbio. –Política Comercial: diz respeito aos instrumentos de incentivo às exportações e/ou estímulo às importações – incentivos fiscais, creditícios, cotas, etc..

11 Política de Rendas São denominados Políticas de Rendas medidas que afetam diretamente a renda: Salários, Lucros, Juros, Alugueis. São denominados Políticas de Rendas medidas que afetam diretamente a renda: Salários, Lucros, Juros, Alugueis. A característica especial desta categoria é a de que os agentes econômicos ficam proibidos de levar a cabo o que fariam em respostas as influências de mercado. A característica especial desta categoria é a de que os agentes econômicos ficam proibidos de levar a cabo o que fariam em respostas as influências de mercado. Normalmente são usadas como políticas de combates a inflação. Normalmente são usadas como políticas de combates a inflação.


Carregar ppt "Macroeconomia Aula 2. Metas de Política Macroeconômica As principais metas de política macroeconômica são: As principais metas de política macroeconômica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google