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Caso 3 – política fiscal e monetária
ADMINISTRAÇÃO 2º SEM. 2011 ECONOMIA B Caso 3 – política fiscal e monetária Profª Daniela Scarpa Beneli
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Estrutura da Aula Setor Público: receitas e despesas
Funções do Governo Meios e fins das Políticas Macroeconômicas Inflação
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Setor Público Receita Fiscal Tributos (diretos e indiretos)
Contribuicões à Previdência Social Outras
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Setor Público
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Setor Público Gastos do Governo
Gastos dos ministérios, secretarias e autarquias Despesas correntes ou de custeio – G do PIB Despesas de capital – I do PIB Gastos das empresas públicas e sociedades de economia mista - I do PIB Gastos com transferências e subsídios – Eleva Renda Disponível e amplia C
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Setor Público Resultado Primário Resultado Operacional
R – G (custos do estoque da dívida pública) Resultado Operacional Resultado primário + juros da dívida interna e externa Resultado Nominal Resultado operacional + despesas com correções monetárias e cambiais
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Setor Público Resultado primário Resultado Nominal
Diferença entre arrecadação tributária e gastos públicos Brasil: Superávit Resultado Nominal Diferença entre arrecadação tributária e gastos públicos incluídos os custos do estoque da dívida pública Brasil: Déficit Observação: Dívida: variável estoque Déficit: variável fluxo
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Setor Público A Dívida Bruta do Governo Geral (Governo Federal, INSS, governos estaduais e governos municipais) atingiu R$2.243,6 bilhões (54,3% do PIB) em 2011. A elevação anual de 0,9 p.p. do PIB decorreu, sobretudo, da incorporação de juros nominais e da depreciação cambial registradas no período. Déficit nominal 2012:1,6% do PIB Meta 2013: 1% do PIB
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Setor Público Meta de Superávit Primário
2009: 2,03% do PIB = R$ 64,7 bilhões 2010: 2,79% do PIB = R$101,7 bilhões 2011: 3,1% do PIB = R$ 128,7 bilhões 2012: 3,1% do PIB
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Setor Público O superávit primário de todo o setor público em 2013 será de R$ 155,85 bilhões (o equivalente a 3,1% do PIB), sendo R$ 108,09 bilhões para o governo federal e R$ 47,76 bilhões para os Estados e municípios. Essa é a meta cheia. No entanto, o governo poderá abater, de sua meta, até R$ 45,2 bilhões relativos aos investimentos do PAC, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
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ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO - 2011 - Total: R$ 1,57 TRILHÃO
Fonte: SIAFI - Banco de Dados Access p/ download (execução do Orçamento da União) – Disponível em . Elaboração: Auditoria Cidadã da Dívida
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Funções Econômicas do Governo
Alocativa Distributiva Estabilizadora
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Meios e fins das Políticas Macroeconômicas
Pol. Fiscal Pol. Fiscal Pol. Mon. Fonte: ROSSETTI
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Meios e fins das Políticas Macroeconômicas
Política Macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (produção agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir à economia operar a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e distribuição justa de renda.
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Inflação Causas De Demanda De Oferta Estruturalista Inercial
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Inflação Inflação de demanda Inflação de Custo Excesso de moeda
Excesso de demanda agregada Medidas: restrições monetárias e fiscais Inflação de Custo Choques externos e internos Medidas: redução dos tributos indiretos
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Inflação Inflação de demanda Inflação de Custo Excesso de moeda
Excesso de demanda agregada Medidas: restrições monetárias e fiscais Inflação de Custo Choques externos e internos Medidas: redução dos tributos indiretos, restrições monetárias, controle de preços
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Inflação Explicação estruturalista Inflação Inercial Oligopolização
Estrutura agrária: pontos de estrangulamento Medidas: incentivos fiscais e creditício Inflação Inercial Indexação Medidas: congelamento de preços, URV
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Taxa Selic e o Sistema de Metas de Inflação
Considerações Finais Taxa Selic e o Sistema de Metas de Inflação 1999 Política Fiscal e Superávit Primário Taxa Selic, Dívida Pública
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Considerações Finais Pol. Macroeconomicas Expansionistas
Demanda Agregada Produção e Crescimento Inflação Conflitos das Metas (Fins) Crescimento e Inflação Funções distributiva e estabilizadora Estimular Demanda e Oferta
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Taxa Selic utilizada como instrumento do Sistema de Metas de Inflação
Considerações Finais Taxa Selic utilizada como instrumento do Sistema de Metas de Inflação 1999 A Taxa Selic remunera os títulos que financiam a Dívida Pública Metas de elevar o Superávit Primário como componente do PIB podem se constituir como Política Fiscal contracionista
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Considerações Finais Superávit primário e queda da Taxa Selic podem reduzir dívida pública e criar no longo prazo mais espaço para realização de políticas fiscais expansionistas Políticas Monetárias e Fiscais expansionistas direcionadas para o setor industrial Deslocamento de recursos do setor financeiro para o produtivo
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Considerações Finais Política Fiscal expansionista pode causar inflação e tornar a Política Monetária Expansionista insustentável Política Fiscal expansionista pode causar crescimento e tornar a Política Monetária Expansionista sustentável
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