A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cenário Econômico Atual. 2 Cenário Externo Crescimento econômico heterogêneo –Dinamismo puxado pelos emergentes, especialmente os países do BRIC. Governos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cenário Econômico Atual. 2 Cenário Externo Crescimento econômico heterogêneo –Dinamismo puxado pelos emergentes, especialmente os países do BRIC. Governos."— Transcrição da apresentação:

1 O Cenário Econômico Atual

2 2 Cenário Externo Crescimento econômico heterogêneo –Dinamismo puxado pelos emergentes, especialmente os países do BRIC. Governos passaram de solução para a crise para se tornarem o principal problema –Enorme déficits fiscais, especialmente nos países desenvolvidos.

3 3 Crescimento Econômico em (%) Fonte: The Economist. *: Previsão.

4 4 Participação dos Países Emergentes no PIB Mundial Fonte: FMI. *: Estimativa.

5 5 Déficit Fiscal em 2011 (% do PIB) Fonte: The Economist.

6 6 Situação Econômica no Brasil Crescimento mostrou forte desaceleração –País apresentou uma das maiores desacelerações do crescimento do PIB em 2011 (de 7,5%, em 2010 para 2,7%) –Crescimento vem sendo puxado pelo mercado interno, especialmente o consumo das famílias. Inflação ainda preocupa –Embora declinando, ainda se encontra acima do centro da meta (4,5%). Situação fiscal sob relativo controle –Anúncio de corte de R$ 55 bilhões nas despesas da União, em relação ao orçado para –Gasto público ainda mostra crescimento, mas com menor velocidade.

7 7 Crescimento do PIB (composição pelo lado da demanda - %) Fonte: IBGE.

8 8 Decomposição do Crescimento do PIB Brasileiro Fonte: IBGE.

9 9 Inflação Acumulada em 12 Meses (IPCA) Fonte: IBGE.

10 10 Evolução do Resultado Fiscal Brasileiro (% PIB) Fonte: Banco Central.

11 Fonte: The Economist. Taxas de Juros Nominal e Real (% ao ano) ( Abril/2012 )

12 Variação Cambial em relação ao Dólar % nos últimos 12 meses - Abril de 2012 Fonte: The Economist. +: valorização frente ao dólar; -: Desvalorização frente ao dólar.

13 Crédito –Montante equivalia a 49,1% do PIB (R$ 2,030 trilhões) em dezembro de 2011 – pico histórico; –As taxas de juros para as pessoas físicas e jurídicas estão caindo, mas em um ritmo menor do que a Selic; –No entanto, a inadimplência está se elevando. Queda na Desigualdade de Renda –Forte aumento da classe C Na última década, 32 milhões de brasileiros ascenderam a classe C –Mostram grande propensão a consumir. Determinantes da Expansão da Demanda – Estruturais

14 Participação do Crédito no PIB Brasileiro (%) Fonte: Banco Central.

15 Decomposição do Spread Bancário (%) Fonte: Banco Central. O item que mais se elevou ao longo período foi impostos diretos!! Os bancos já são responsáveis por menos da metade do spread, somando-se os custos administrativos e os lucros, e essa fatia vem caindo ao longo do tempo!!

16 16 Mercado de Trabalho Aquecido –Menor taxa de desemprego (4,7% em Dezembro de 2011); –Criação líquida de 2 milhões de empregos formais em 2011; –Renda real cresceu 3,4% em 2011; –Salário mínimo está em seu pico histórico desde os anos Política Monetária – Selic teve nova queda em abril, declinando para 9,0% ao ano taxa está caindo cada vez mais em cada ciclo de expansão monetária. –Desafio agora é reduzir o spread bancário. Política Fiscal –Embora os gastos cresçam em um ritmo menor, continuam se expandindo. Determinantes da Expansão da Demanda – Conjunturais

17 O que se espera do governo estadual No cenário estadual –Buscar o equilíbrio estrutural das contas públicas, com a participação de todos os Poderes –Estado voltou a ter déficit a partir de –Recuperar os investimentos públicos, especialmente em infraestrutura –RS é o estado que menos investe em relação a sua RCL.

18 Participação dos Investimentos Estaduais na RCL dos Estados Fonte: IBGE, FEE, IPARDES e Sec. Planejamento de SC.


Carregar ppt "O Cenário Econômico Atual. 2 Cenário Externo Crescimento econômico heterogêneo –Dinamismo puxado pelos emergentes, especialmente os países do BRIC. Governos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google