A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conjuntura Macroeconômica Brasileira QUESTÃO CENTRAL: A economia brasileira está desacelerando?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conjuntura Macroeconômica Brasileira QUESTÃO CENTRAL: A economia brasileira está desacelerando?"— Transcrição da apresentação:

1 Conjuntura Macroeconômica Brasileira QUESTÃO CENTRAL: A economia brasileira está desacelerando?

2 Conjuntura Macroeconômica Brasileira Consumo cresceu 10,4%, em termos anualizados, no último trimestre de Nos últimos 30 trimestres (desde 2003 T3) só foi negativo em dois deles; Investimento tem crescido menos na margem (contra trimestre imediatamente anterior) desde 2009 T3; Crescimento da Indústria na margem é negativa há dois trimestres (-0,6% e -0,3%); Três Insights:

3 Conjuntura Macroeconômica Brasileira

4

5

6 Medidas macroprudenciais (aumento do compulsório e da exigência de capital para empréstimos mais longos às pessoas físicas) desencorajam a concessão de crédito; Processo de aumento da taxa Selic em, no mínimo, 300 pontos-base, conforme estimativa do mercado; Expectativa pessimista para Inflação, tanto em 2011 quanto em 2012: deverá ficar acima do centro da meta. Em 12 meses (findados em fev/11) o IPCA está em 6%. Mais Três Insights:

7 Conjuntura Macroeconômica Brasileira

8

9

10 Entretanto... Segundo dois boletins (Visão do Desenvolvimento 91 e 92) divulgados pelo BNDES no final de fevereiro, deverá ocorrer quase R$ 1 trilhão de investimentos no período de , tanto na Indústria quanto na infra- estrutura; Nada indica que o Consumo esteja desacelerando: houve recorde de vendas de veículos novos em fevereiro, segundo a Fenabrave; O mercado de trabalho segue aquecido, com a taxa de desocupação em nível historicamente baixo.

11 Conjuntura Macroeconômica Brasileira

12

13 O Professor Armando Castelar (IBRE, UFRJ e Gávea Investimentos) chama atenção para a dicotomia entre evolução das vendas e da produção nos últimos 5 anos. Enquanto as primeiras cresceram a uma média de 8,3% a.a., a produção industrial cresceu 2,8% - quase três vezes menos, portanto. Consumo vs. Produção Efeitos negativos sobre as Contas Externas...

14 Conjuntura Macroeconômica Brasileira Essa dicotomia entre os desempenhos da produção industrial, de um lado e do consumo, de outro: até que ponto isso é possível, dados os impactos na Inflação e nas Contas Externas; Dinâmica do mercado de trabalho e continuação do crescimento da massa salarial; Continuação do fluxo de investimentos externos para o país, com vistas a financiar o déficit em TC; Efeitos da política monetária sobre a expectativa dos empresários. A acompanhar, portanto..


Carregar ppt "Conjuntura Macroeconômica Brasileira QUESTÃO CENTRAL: A economia brasileira está desacelerando?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google