A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro no 2º Trimestre e a Evolução dos Juros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro no 2º Trimestre e a Evolução dos Juros."— Transcrição da apresentação:

1 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro no 2º Trimestre e a Evolução dos Juros

2 2 Crescimento mostra recuperação Crescimento do PIB chegou a 1,5%, no 2º trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior –Maior crescimento desde o 2º trimestre de 2010 Foi puxado pelos investimentos privados e pelas exportações. –Consumo das famílias perdeu força Devido ao aumento da inflação e dos juros e da elevação do endividamento das famílias. Mas, a economia deve voltar a desacelerar no 3º trimestre –Devido a esse desempenho, a estimativa é que o Brasil não cresça acima de 2,5% em 2013; –O mau desempenho brasileiro coloca o país, mais uma vez, na lanterna entre as principais economias emergentes.

3 Evolução do PIB Trimestral Brasileiro (em %) Fonte: IBGE.

4 Crescimento do PIB Brasileiro (em relação ao trimestre anterior, com ajuste sazonal) Fonte: IBGE.

5 5 Decomposição do Crescimento do PIB Brasileiro (em relação ao trimestre anterior, com ajuste sazonal) Fonte: IBGE.

6 6 Pela quarta vez consecutiva, o Banco Central voltou a elevar a taxa básica de juros –Depois de permanecer em seu menor patamar histórico (7,25% ao ano), entre outubro do ano passado e abril de 2013, a Selic seguiu seu movimento de alta e alcançou o patamar de 9% ao ano; –O aumento, além de previsível, era inevitável IPCA está há três anos acima do centro da meta do governo, e há a possibilidade de aumentá-lo ainda mais com a recente onda de desvalorização do real frente ao dólar. Aumento dos juros não é um fenômeno global –Ao contrário, vários países, além de apresentarem uma taxa de juros bem inferior à brasileira, têm conseguido mantê-la estável nos últimos meses - como Chile e México, na América Latina, e Malásia e Coreia do Sul, na Ásia; –Nos últimos meses, somente países que, assim como o Brasil, enfrentam problemas inflacionários, como Índia e Turquia, foram forçados a elevar os juros. Evolução dos Juros

7 7 Taxa de juros de curto prazo (%) Fonte: The Economist.

8 8 Expectativa de Crescimento e Inflação (média do , em %) Fonte: The Economist.


Carregar ppt "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro no 2º Trimestre e a Evolução dos Juros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google