A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil: Estagflação e Câmbio. 2 Estagflação no Brasil? Inflação acelera –Em janeiro, o IPCA registrou um aumento de 0,86%, a maior alta mensal desde 2005;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil: Estagflação e Câmbio. 2 Estagflação no Brasil? Inflação acelera –Em janeiro, o IPCA registrou um aumento de 0,86%, a maior alta mensal desde 2005;"— Transcrição da apresentação:

1 Brasil: Estagflação e Câmbio

2 2 Estagflação no Brasil? Inflação acelera –Em janeiro, o IPCA registrou um aumento de 0,86%, a maior alta mensal desde 2005; –Esse resultado elevou a taxa acumulada em 12 meses para 6,15%, aproximando-se perigosamente do teto estabelecido pelo Banco Central, de 6,5%. O curioso é que a elevação da inflação tem ocorrido apesar de a economia ainda continuar patinando –o Brasil é o país com uma das menores expectativas de crescimento para 2013 entre os vizinhos latino-americanos. Diante desse cenário, aumenta a preocupação de que o país esteja a caminho de um processo conhecido como estagflação –Essa situação indesejada combina inflação elevada com estagnação da economia.

3 3 Estagflação no Brasil? (evolução das expectativas para o PIB e inflação em 2013, em %) Fonte: Boletim Focus do Banco Central.

4 4 Estagflação no Brasil? (Inflação medida pelo IPCA por grupo de produtos, em %) Fonte: IBGE. *: em pontos percentuais.

5 5 Evolução do Câmbio No final de janeiro, a revista inglesa The Economist publicou o seu já tradicional índice Big Mac –Através da comparação dos preços do sanduíche Big Mac nos Estados Unidos e em mais de 50 países do mundo, esse índice permite observar o comportamento das outras moedas frente ao dólar norte-americano Quando o preço do Big Mac estiver maior em um determinado país do que nos Estados Unidos, ambos cotados em dólares, a moeda desse local estaria valorizada; Quando o preço do sanduíche estiver menor, a moeda estaria desvalorizada em relação ao dólar. –Atualmente, o real brasileiro apresentaria uma valorização de quase 30% em relação ao dólar norte-americano. Enquanto lá ele custa US$ 4,37, aqui no Brasil ele sairia por US$ 5,64, caso fosse possível pagá-lo com a moeda norte-americana. Ou seja, estamos pagando mais caro pelo nosso Big Mac.

6 6 Evolução do Câmbio Cotação do Big Mac ao Redor do Mundo Fonte: The Economist. * : sinal positivo significa valorização cambial em relação ao dólar, enquanto sinal negativo mostra uma desvalorização..

7 7 Evolução do Câmbio (variação do câmbio de alguns países, em relação ao dólar norte-americano, em %)* Fonte: The Economist. *: sinal positivo significa valorização cambial, enquanto sinal negativo mostra uma desvalorização


Carregar ppt "Brasil: Estagflação e Câmbio. 2 Estagflação no Brasil? Inflação acelera –Em janeiro, o IPCA registrou um aumento de 0,86%, a maior alta mensal desde 2005;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google