Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLaura Nery Alterado mais de 11 anos atrás
1
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise europeia e crescimento econômico no Brasil
2
Crise na Europa: desdobramentos recentes Pacote de ajuda à Grécia –Montante chega a 130 bilhões de euros; –Redução do estoque da dívida, em torno, de 55% junto a credores privados, totalizando 107 bilhões de euros; –Contrapartida grega: adoção de medidas de ajuste fiscal no valor de 3,2 bilhões de euros para 2012 Redução do SM e do valor das aposentadorias e demissão de funcionários públicos. Questão do risco moral Ajuda acaba gerando incentivos para novos comportamentos irresponsáveis.
3
Crise na Europa: desdobramentos recentes Riscos do calote grego –Contaminação dos demais países com problemas fiscais (Portugal, Irlanda, Espanha e Itália); Insolvência fiscal nesses países pode acarretar o fim da união monetária. –Saída da Grécia da união monetária Insolvência fiscal grega, hiperinflação e aprofundamento da recessão no país.
4
Resultado Fiscal em 2011 (em % do PIB) Fonte: The Economist.
5
Evolução do PIB Brasileiro Apresentou forte desaceleração em relação a 2010, com o PIB crescendo apenas 2,7%, em 2011 –Crescimento se manteve apoiado na demanda doméstica especialmente nos investimentos e consumo privado, que cresceram 4,7% e 4,1%, respectivamente; –Setor externo contribuiu, novamente, negativamente para o crescimento exportações aumentaram 4,5%, enquanto as importações elevaram-se em 9,7%. –Espera-se uma suave recuperação em 2012 Estimulada por medidas fiscais e monetárias.
6
Evolução do PIB Trimestral Brasileiro (em %) Fonte: IBGE.
7
Crescimento do PIB - Componentes da Demanda (em relação ao ano anterior) Fonte: IBGE.
8
Evolução do IPCA Acumulado em 12 meses (%) Fonte: IBGE.
9
Taxa de Juros (% ao ano) (Março de 2010) Fonte: The Economist.
10
Variação Cambial em relação ao Dólar (%) (Março de 2010) Fonte: The Economist.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.