A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria"— Transcrição da apresentação:

1 O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
O Plano de Metas do governo JK programou investimentos, para o período de 1956 a 1961, com o objetivo de expandir e diversificar a indústria brasileira; O plano delimitou a área de atuação do governo, do capital estrangeiro e do capital nacional. O governo e o capital estrangeiro passaram a liderar a industrialização a partir daí; Os investimentos do governo em infra-estrutura se concentraram nos setores de energia, transporte, comunicação e insumos básicos;

2 CONTINUAÇÃO A finalidade era fornecer matéria-prima barata, como o aço, por exemplo, e outros insumos para a indústria automobilística; A produção do governo criaria demanda para os produtos da indústria estrangeira, que poderia remeter seu lucro para o exterior mais facilmente, além de ter garantia de reinvestimento e importações facilitadas.

3 RESERVA DE MERCADO PARA EMPRESAS ESTRANGEIRAS
A partir de 1957, vigorou a lei do produto similar nacional, que garantia a reserva de mercado para os produtos das empresas estrangeiras que viessem para o Brasil; A conseqüência foi a grande entrada de capital externo durante esse período. Mais uma vez, a indústria foi protegida da concorrência. ARRECADANDO O IMPOSTO INFLACIONÁRIO A política econômica desse período não se preocupou com a inflação: a prioridade foi dada ao crescimento econômico; A arrecadação do imposto inflacionário foi uma fonte de receita importante para o governo, que investia como se fosse uma empresa.

4 NOVAS INDÚSTRIAS Houve um aumento dos investimentos, entre 1956 e 1961, em setores complementares entre si, como os de energia elétrica, aço, mecânica e transporte; Foram montadas as indústrias de automóveis, de material elétrico, mecânica, construção naval, material elétrico pesado e outras indústrias de bens de capital; No que diz respeito a insumos básicos, desenvolveram-se os setores de produção de petróleo, siderurgia, metais não-ferrosos, celulose, papel e química pesada; Houve crescimento da renda e do emprego.

5 CONTINUAÇÃO A INDÚSTRIA DE BENS DE CAPITAL
A indústria alterou a sua estrutura: os investimentos se concentraram na produção de bens de capital, que passaram a liderar o crescimento da economia; A indústria passou a abranger a produção de bens de consumo, bens intermediários e bens de capital. DÉFICIT DO BALANÇO DE PAGAMENTOS Com o acúmulo de déficits comerciais e o crescimento do pagamento dos serviços da dívida externa, em 1958 houve o déficit do balanço de pagamentos, que se manteve até 1961.

6 O FINANCIAMENTO DO CRESCIMENTO
A indústria nacional se financiou basicamente com recursos fornecidos a juros negativos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico; Os grandes investimentos realizados pelo governo aumentaram o déficit público, que era financiado com criação de base monetária; O crescimento industrial desse período também se beneficiou das transferências de recursos do setor exportador para a indústria. Isso ocorreu por causa do protecionismo cambial reservado à indústria e da manutenção da taxa de câmbio oficial valorizada.

7 DESACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO E INFLAÇÃO
Em 1960 e 1961, o crescimento econômico desacelerou; A maioria dos investimentos do setor de bens de capital maturaram ao final de 4 anos, ou seja, por volta de Uma vez concluídos, foram necessários novos financiamentos, que não mais existiram; Como os investimentos em bens de capital tinham sido feitos em bloco e com alto grau de complementaridade, a sua interrupção fez com que, entre 1962 e 1967, a economia brasileira tivesse o pior desempenho desde o pós-guerra; Além da desaceleração do crescimento, a inflação se tornou um sério problema, agravada pelo déficit do governo.

8 EXERCÍCIOS Qual foi o objetivo do Plano de Metas?
Em que setores se concentraram os investimentos do governo no Plano de Metas? Qual foi o privilégio que a reforma cambial de 1957 ofereceu às empresas estrangeiras que vieram para o Brasil? O Plano de Metas conseguiu atrair o capital estrangeiro? Como foi a política econômica durante o Plano de Metas? O que ocorreu com a indústria após o Plano de Metas? Como os investimentos do governo e da indústria nacional foram financiados no Plano de Metas? Qual foi a situação do balanço de pagamentos entre 1958 e 1961? Quais foram as principais causas da desaceleração do crescimento ocorrida a partir de 1960?

9 O PLANO TRIENAL Em 1963, o governo Goulart lançou o Plano Trienal para combater a inflação, garantir o crescimento até 1965 e realizar as chamadas “REFORMAS DE BASE”; Para combater a inflação, o plano procurou elaborar uma política fiscal restritiva, através da elevação da carga tributária e da redução dos gastos do governo em investimentos e subsídios; Buscou-se, também, uma política monetária contracionista, principalmente pela restrição do crédito ao setor privado; As reformas de base se referiam à reforma da propriedade da terra, às reformas fiscal, administrativa e educacional, e ao problema dos desequilíbrios regionais; O Plano Trienal almejava empréstimos externos para financiar o crescimento econômico e melhorar a capacidade de importar da economia;

10 PLANO TRIENAL– CONTINUAÇÃO
Este plano previa a entrada de capitais estrangeiros através da renegociação da dívida externa e da recuperação das exportações; O Plano Trienal não deu certo, basicamente porque não foi recebido pela comunidade internacional.

11 EXERCÍCIOS Quais foram os principais objetivos do Plano Trienal?
A que se referiam as reformas de base? O Plano Trienal foi bem sucedido?


Carregar ppt "O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google