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A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO

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Apresentação em tema: "A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO"— Transcrição da apresentação:

1 A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
COMÉRCIO E INVESTIMENO DIRETO ESTRANGEIRO SEGUNDO A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO, DE RAYMOND VERNON (1966)

2 A PERGUNTA COLOCADA POR VERNON
Entre fins dos anos 50 e início dos 60, as empresas norte-americanas iniciaram um movimento de instalação de plantas/fábricas no exterior (Alemanha, França, Inglaterra, ... etc), para onde, até então, elas apenas exportavam os seus produtos. Que fatores explicam essa tendência à internacionalização produtiva das empresas norte-americanas, ou seja, a inclinação por investir diretamente no exterior ao invés de exportar?

3 HIPÓTESE BÁSICA DA TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
A decisão das empresas norte-americanas de produzirem novos produtos, fora de seu país de origem, se explicava em função da cronologia do ciclo de vida do produto FASES DO CICLO DO PRODUTO introdução – desenvolvimento – maturidade Somente a partir de determinado estágio do desenvolvimento produto é que as empresas se engajariam em substituir a exportação de mercadorias pela estratégia de investimento produtivo direto no exterior.

4 SISTEMATIZANDO A HIPÓTESE DO CICLO DO PRODUTO
Estratégia de localização  fase de desenvolvimento do produto  Vantagens de custos são de caráter dinâmico  Conhecimento do mercado (o fator aprendizado) “Os produtores r têm mais probabilidade de estar conscientes da possibilidade de lançar novos produtos em mercados do que o estariam os localizados em algum outro lugar”  Economias externas ( estrutura de fornecedores) comunicação entre produtor-consumidor e entre-empresas Disponibilidade e custo relativo dos fatores de produção Os requerimentos de fatores e sua importância relativa variam em função do ciclo do produto

5 Sintetizando o argumento da teoria do ciclo do produto
Ciclo de vida do produto, exportação e IDERs A introdução de um novo produto no mercado norte-americano, dará lugar, inicialmente, a um fluxo de exportações dirigidas, num primeiro momento, a outros países desenvolvidos, e depois, aos países em desenvolvimento. Com o amadurecimento e a consolidação do produto, tomará lugar, paulatinamente, a estratégia de transferência de plantas produtivas para o interior daqueles países.

6 A LOCALIZAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS SEGUNDO AS FASES DO CICLO DO PRODUTO
Fase inicial de introdução do novo produto •Especificações técnicas e de mercado pouco estáveis: prioriza a liberdade para alterar a combinação dos insumos •Alto grau de diferenciação do produto: fator renda importa mais que fator custos • Agilidade na comunicação entre empresas; consumidores, ... : fator-chave para a competitividade

7 Fase de maturação do novo produto
•Aumento da demanda e do grau de padronização da produção - Diminui a necessidade de ter que contar com grande variedade de insumos/fornecedores e aumenta a possibilidade de economias de escala - Ganha importância o custo de produção do produto: matérias-primas, mão de obra e capital • Tendência ao deslocamento/transferência da produção para países com custo de mão-de-obra relativamente mais baixo e nível de renda elevado

8 Fase de Standardização do novo produto
• As características da fase anterior do produto são reforçadas nesta fase - Aumento da escala de consumo -Aumento da padronização da produção - Aumenta a importância dos custos tradicionais em relação aos custos de pesquisar, testar ... o novo produto • Deslocamento/transferência da produção para países menos desenvolvidos, que de importadores passam a exportadores de bens para os países desenvolvidos

9 Representação esquemática do Ciclo do Produto

10 A contribuição da teoria do Ciclo do Produto à teoria do comércio e do investimento internacional
1) Estabelece um novo marco teórico para a explicação do comércio e investimento direto estrangeiro 2) Reforça o vínculo teórico entre produção e comércio - aprofundando a teoria de Burenstam-Linder O ponto de partida: considera que a teoria das vantagens comparativas é insuficiente para explicar o comércio internacional Porque ela desconsidera: A importância das economias de escala O pape da incerteza O papel das inovações

11 Avaliando a teoria do ciclo do produto: O que ela EXPLICA?
Explica a tendência de as firmas norte-americanas, nos anos 50 e 60, optarem pela instalação de plantas produtivas nos países demandantes de suas exportações de produtos manufaturados Explica o início do processo de multinacionalização das empresas norte-americanas e européias Explica a emergência do fenômeno conhecido como internacionalização produtiva: Exportação de capitais sobrepondo-se à exportação de mercadorias – início da década de 60 e até meados dos 70.

12 Avaliando a teoria do ciclo do produto: O que ela NÃO explica?
Não explica os padrões de investimento direto estrangeiro e de comércio prevalecentes dos anos 80 em diante, isto é, no contexto de integração dos mercados e da produção em nível mundial.  Os bens produzidos por empresas multinacionais já nascem internacionalizados Isto significa dizer: Eles são comercializados em todas as fases do processo produtivo, desde o conhecimento técnico necessário para fabricá-lo, passando pelos componentes e bens intermediários, até chegar ao produto final.

13 Avaliando a teoria do ciclo do produto: O que ela AINDA explica?
Explica porque as empresas multinacionais (qualquer que seja o seu país de origem), em suas estratégias de localização de firmas subsidiárias, continuam priorizando os países intensivos em recursos naturais e/ou mão-de-obra barata.  São predominantemente estas as vantagens de localização tipicamente oferecidas por esses países.

14 Sistema Internacional de Produção/Distribuição (Produção de calçado de couro/alto padrão) Simulação
Confecção solado Grandes Varejistas EUA Itália México Projeto e Desenho Brasil Argentina Uruguai Processamento/Couro (2) Confecção do calçado Processamento/Couro (1)


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