A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)"— Transcrição da apresentação:

1 A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)

2 Divisão Internacional do Trabalho

3 A DIT é, a especialização dos países na produção de determinada mercadoria destinada ao mercado.

4 A expansão capitalista dos países ricos, gerou, além da simples troca de produtos, uma expansão territorial da indústria, via aplicação de investimentos e exportação de tecnologia.

5 Após a II Guerra Mundial, as empresas dos países ricos assumiram proporções gigantescas. Essas empresas trataram de mundializar, não só a produção, mas também o consumo. Construíram filiais no mundo inteiro (multinacionais).

6 Essas empresas saem em busca de melhores negócios, (lucros)
Essas empresas saem em busca de melhores negócios, (lucros). Isso explica alguns países subdesenvolvidos terem se industrializado.

7 A lucratividade é alcançada por vários motivos:
Nos países subdesenvolvidos encontram mão-de-obra abundante e barata; Disponibilidade de fontes de energia e matérias-primas a baixo custo; Mercado interno (consumidores); Facilidade de exportação e remessa de lucros para as sedes da empresa no exterior; Incentivos fiscais dados pelo governo.

8 Portanto, o elemento mais recente nesse processo mundial da DIT é o aparecimento de países subdesenvolvidos que se destacam na exportação de industrializados – são os chamados “países emergentes”.

9 Vale lembrar que o processo de industrialização dos países subdesenvolvidos é desigual e comandado por interesses externos.


Carregar ppt "A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google