A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 4 – Conceitos Econômicos O Mercado Internacional 24 de agosto de 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 4 – Conceitos Econômicos O Mercado Internacional 24 de agosto de 2005."— Transcrição da apresentação:

1 GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 4 – Conceitos Econômicos O Mercado Internacional 24 de agosto de 2005

2 A articulação de uma Economia Nacional com a dinâmica da economia global: o papel do Comércio Internacional Expansão da Divisão Social do Trabalho à Escala Internacional Crescente desenvolvimento da Indústria e busca de novos mercados Melhora dos transportes e dos meios de comunicação Principais Causas:

3 Efeitos do Comércio Internacional (1) Interdependência das Economias Nacionais Aumento da Vulnerabilidade da Economia a fatores externos Concentração e Especialização entre Setores Perda de Controle Decisório sobre as Estratégias de Produção

4 Efeitos do Comércio Internacional (2) Constituição de um Processo de Divisão Internacional de Trabalho: - Relações entre Economias Desenvolvidas e Economias Subdesenvolvidas (Aproveitamento de Vantagens Comparativas e de Vantagens Competitivas) -Relações entre Centro e Periferia (metrópole & colônia; economias centrais & economias filiais; economias exportadoras industriais & economias exportadoras de matérias primas; economias exportadoras de capitais & enclaves econômicos na periferia) -Intercâmbio Desigual (preços de produtos das economias centrais versus preços de produtos das economias periféricas)

5 Como medir os Efeitos do Comércio Internacional em uma Economia Nacional? O Balanço de Pagamentos registra todas as transações que o país realiza com o resto do mundo, num determinado período de tempo. A partir dele podem ser avaliadas quantitativamente e qualitativamente as atividades realizadas pelo país e suas trocas com o exterior.

6 Estrutura do BP Transações Correntes: –Balança comercial: engloba volume de importações e exportações. –Balança de Serviços e Renda: engloba serviços (com transportes, viagens internacionais e prestação de serviços em geral) e rendas (salários e ordenados, remessas de lucros, lucros reinvestidos e juros). –Transferências Unilaterais: engloba pagamentos ou recebimentos sem contrapartida. Conta Capital e Financeira: engloba Investimentos, Empréstimos e Financiamentos entre países. Erros e Omissões: montante calculado para tornar nula a somatória de débitos e créditos.

7 Fonte:

8 Exercícios sobre Balança de Pagamentos (Detalhar os Conceitos, Desenvolver exercícios)


Carregar ppt "GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 4 – Conceitos Econômicos O Mercado Internacional 24 de agosto de 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google