A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BALANÇO DE PAGAMENTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BALANÇO DE PAGAMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 BALANÇO DE PAGAMENTOS

2 BALANÇO DE PAGAMENTOS O BALANÇO DE PAGAMENTOS é um resumo contábil das transações econômicas que esse país fez com o resto do mundo, durante um determinado período de tempo. Ex:. Todas as exportações e importações, os fretes, seguros, empréstimos obtidos no exterior, serviços e capitais financeiros

3 BALANÇO DE PAGAMENTOS O BALANÇO DE PAGAMENTOS é elaborado pelo Banco Central baseado nos registros das transações efetuadas entre residentes no país e residentes em outras nações.

4 METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

5

6 BALANÇO DE PAGAMENTO 100 (80) (20) 30 10 5 40

7 80 120 40 (60) 20

8 30 A – BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES B- BALANÇA (movimento) DE CAPITAIS C – ERROS E OMISSÕES

9 BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES
Procura resumir a diferença entre o total das exportações e das importações tanto de mercadorias como de serviços. O SALDO DE UM BALANÇO É A DIFERENÇA ENTRE AS ENTRADAS E OS PAGAMENTOS; AS TRANSAÇÕES DESSA BALANÇA SÃO AS QUE AFETAM DIRETAMENTE A RENDA NACIONAL

10 BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES QUANDO SUPERAVITÁRIA: O país está recebendo recursos : Redução do endividamento externo; Para investimento do país no exterior; Para aumentar as reservas do país.

11 BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES QUANDO DEFICITÁRIA: Isso implica na necessidade : De investimento de estrangeiro no país; De contraírem empréstimos no exterior; De diminuir as reservas nacionais de divisas internacionais.

12 BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA COMERCIAL – inclui as exportações e as importações de mercadorias. Se as exportações forem maiores que as importações – Balança Comercial SUPERAVITÁRIA. Se as importações forem maiores que exportações – Balança Comercial DEFICITÁRIA.

13 BALANÇO DE PAGAMENTOS As exportações e importações FOB (Free ou board), em que as despesas incluídas no valor das mercadorias são as incorridas até o embarque da mercadoria; E as exportações e importações CIF (Cost), em que incluem no valor da mercadoria frete e o seguro de seu transporte até o destino.

14 Registra as exportações e importações de serviço pelo país:
BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE SERVIÇOS Registra as exportações e importações de serviço pelo país: SERVIÇOS DE FATORES – corresponde ao pagamento pela utilização de fatores de produção (trabalho, e capital); SERVIÇOS DE NÃO FATORES – não envolve negociação com fatores de produção (turismo, frete).

15 TRANSFERENCIAS UNILATERAIS
BALANÇO DE PAGAMENTOS TRANSFERENCIAS UNILATERAIS Refere-se a pagamentos sem contrapartida de um país para outro. As remessas feitas por empregados migrantes para suas famílias no país de origem; As doações feitas por um governo para outro.

16 BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS O MOVIMENTO DE CAPITAIS – agrupa as contas que representam modificações nos direitos e obrigações de residentes no país para com não residentes. Investimentos refere-se ao capital de residentes no país aplicados no exterior.

17 BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS Empréstimos e Financiamentos (Curto, Longo e Médio Prazo – registram os empréstimos recebidos do exterior, e também os concedidos para outros países.

18 BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS
AMORTIZAÇÕES: Registram os pagamentos do principal referente a empréstimos e financiamentos tomados no exterior; Registram os pagamentos do principal feitos por não-residentes referentes a empréstimos e financiamentos concedidos pelo país ao exterior.

19 BALANÇO DE PAGAMENTOS ERROS E OMISSÕES
Surge em função de inúmeras contas que são registradas com valores estimados, o que impede a equivalência perfeita entre os créditos e os débitos. ESSE ITEM ENTRA NO BALANÇO DE PAGTº, A FIM DE CORRIGIR OS ERROS ESTATÍSTICOS E AS TRANSAÇÕES NÃO REGISTRADAS.


Carregar ppt "BALANÇO DE PAGAMENTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google