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PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS

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Apresentação em tema: "PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS"— Transcrição da apresentação:

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2 PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
-NA AMÉRICA DO NORTE NE dos EUA (manufacturing belt) Vale do silício (Costa Pacífica) e Golfo do México (Sun Belt) -NA AMÉRICA DO SUL SE do Brasil -NA EUROPA Ocidental- Vale do Ruhr/Reno (Alemanha) Oriental- Ex-socialistas (mão-de-obra barata) -NA ÁSIA Japão Índia China- ZEE/ZPE Tigres e Novos Tigres Asiáticos

3 CHUVAS ÁCIDAS

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5 AS MEGALÓPOLES DOS ESTADOS UNIDOS
SANSAN CHIPITTS BOSWAS

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10 Vale do Rio RUHR

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12 CHINA

13 Posições ocupadas pela China no ranking mundial:
1°: cereais, aço, TV, e computadores; 2°: captação de investimentos; 3°:comercio internacional.

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16 Poluição na China

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19 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A CONCENTRAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL
Proximidade com reservas de matéria-prima Infra-estrutura (transportes, energia e telecomunicações) Mercado consumidor Mão-de-obra barata e qualificada Política fiscal – isenções e incentivos fiscais Legislação trabalhista Política ambiental

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21 INDÚSTRIA

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24 O emprego industrial no Brasil ...

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26 CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL

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32 De acordo com a PIA/Produto 2003, São Paulo é a principal área produtora de Bens Intermediários (39,5%), seguido por Minas Gerais (12,3%), Rio Grande do Sul (8,3%), Rio de Janeiro (7,6%) e Paraná (7,3%). Os cinco principais itens dessa categoria são: óleo diesel (com 69% das vendas em SP, PR e BA), minério de ferro (78% em MG e ES), açúcar cristal (70% em SP), adubos e fertilizantes(44% no PR e SP) e óleos combustíveis (63% em SP e RJ).

33 Entre os Bens de Consumo Semiduráveis e Não Duráveis, a liderança regional também permanece com São Paulo (46,1%), vindo a seguir Rio Grande do Sul (10,3%), Rio de Janeiro (7,0%), Minas Gerais (6,2%) e Paraná (5,7%). Os principais produtos desta categoria são gasolina (74% das vendas em SP, RJ e BA), cerveja e chope (56% em SP e RJ), álcool (61% em São Paulo), carnes e bovinos (67% em SP, GO e MT) e refrigerantes (52% em SP, RJ, RS e MG).

34 A produção de Bens de Capital apresentou a maior concentração em relação às outras categorias, com São Paulo liderando (55,4%), seguido por Rio Grande do Sul (13,7%), Paraná (8,2%), Rio de Janeiro (7,8%) e Minas Gerais (5,1%). Entre os itens que lideram as vendas de Bens de Capital estão aviões (100% das vendas em SP), caminhões pesados (95% das vendas em SP e RJ), tratores agrícolas (77% no RS e PR), máquinas para colheitas (94% no RS e PR) e computadores (71% em SP).

35 Na produção de Bens de Consumo Duráveis, destacam-se os estados de São Paulo (40,2%), Amazonas (24,6%), Paraná (9,3%), Minas Gerais (9,0%), Rio Grande do Sul (5,2%) e Bahia, que pela primeira vez aparece nesta categoria, passando de 0% para 4,8% de participação nas vendas. Entre os produtos, o destaque é Automóveis entre 1500 e 3000 cilindradas, o segundo no ranking nacional, que tem em São Paulo a principal parcela de suas vendas (63%). Automóveis de até 1000 cilindradas são o segundo item mais importante nessa categoria, seguido por telefones celulares.

36 Exportações de máquinas agrícolas por Continente de destino
Brasil, 2004

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