A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou com auxílio de técnicas e tecnologias.

2 Os ramos industriais Indústria de bens de capital, de produção ou de base: é toda industria que trabalha com matéria-prima bruta, transformando para outras indústrias. Exemplo: indústria siderúrgica e petroquímica.

3 Indústria siderúrgica: é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento do aço.
A Companhia Siderúrgica Nacional – CSN -  é a maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina. A maior usina da CSN produz cerca de 6 milhões de toneladas de aço bruto e mais de 5 milhões de toneladas de laminados por ano, sendo consideradas uma das mais produtivas do mundo.

4 Indústria petroquímica: é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo.
No Brasil, o petróleo é encontrado em águas oceânicas profundas, o que encarece a sua extração. O maior estado produtor é o Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, cuja contribuição é de quase 75%.

5 Industrias de bens intermediários: tipo de indústria de base, produz bens que são absorvidos na produção de outros. Exemplos: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.); autopeças (rodas, pneus, etc.)

6 indústria de automobilística e eletroeletrônica.
Industria de bens de consumo: aquela que fabrica produtos voltados ao grandes mercado consumidor. Produz bens duráveis e não-duráveis a indústria alimentícia, vestuário e todos aqueles que envolvem extinção. indústria de automobilística e eletroeletrônica.

7 Divisão da Atividade Industrial
Industrias germinativas: necessitam de produtos elaborados por outras indústrias. A indústria automobilística necessita:

8 Indústria de ponta: comanda a produção industrial, necessita de investimentos para funcionar.

9 Indústrias tradicionais: são aquelas que utilizam muita mão de obra e pouca tecnologia.

10 Indústria dinâmica: utilizam muita tecnologia e capital e pouca força de trabalho.
Máquina eletrônica de bordar

11 Agroindústria: segmento industrial de destaque, importante tanto no abastecimento interno quanto exportador do Brasil

12 Concentração industrial no Brasil: causas e consequências
Em áreas que ofereçam melhores condições de produção e lucro; Em áreas com maior infraestrutura;

13 Fatores que facilitam a industrialização
Fontes de energia; Mão de obra abundante, barata e qualificada; Infraestrutura de transporte; Incentivos fiscais ofertadas pelo Estado.

14 continuação A proximidade com as matérias-primas, também influiu na localização industrial; A localização das indústrias é a existência de uma rede de transporte que possibilite o escoamento das mercadorias produzidas e o recebimento de matéria-prima.

15 Indústrias estrangeiras no Brasil
Multinacionais: são empresas que produzem e distribuem produtos para diversos países, tendo sua matriz e escritório central localizado no país de origem.

16 Principais Empresas Multinacionais

17 Os investimentos multinacionais concentram-se principalmente no setor industrial
Abertura da economia, liberação de produtos importados; Estabilização da economia, o país passou a viver um período de baixa inflação; Ver + na pág. 12

18 Indústria e Ambiente O excesso de produção e consumo gera poluição, desmatamento e produção exagerada de lixo, entre outros problemas. A poluição industrial ocorre na água, na atmosfera e no solo e pode provocar sérios danos ao ser humano.

19 Poluição das indústrias

20 Exercício pra Casa Páginas: 10 e 15


Carregar ppt "Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google