A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Segunda Revolução industrial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Segunda Revolução industrial"— Transcrição da apresentação:

1 A Segunda Revolução industrial
Revolução Científico-Tecnológica

2 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Revolução ou Evolução?
Conceito: Processo de transformação das manufaturas em maquinofaturas iniciado na Inglaterra (século XVIII), consolidando o capitalismo e o poder da burguesia. Esse processo não aconteceu ao mesmo tempo... e nem da mesma forma em todos os lugares.

3 Segunda Revolução Industrial
Século XIX – pós 1850. Expansão: Europa, EUA e Japão. Estreita relação entre ciência e técnica. Aço; Eletricidade; Petróleo. Novas formas de indústrias e empresas. Capitalismo financeiro-monopolista. Imperialismo ou Neocolonialismo (Ásia e África).

4 A ciência e a Segunda Revolução Industrial
Pesquisa científica Progresso técnico Aumento da produção $$$ Acúmulo de capitais Grandes Investimentos

5 Inventos de destaque 1. Conversor Bessemer, que atuou no processo de fabricação do Aço Indústria de armas, construção civil, construção naval etc. 2. Dínamo, máquina que produz eletricidade. Indústrias variadas, transportes e residências. 3. Motor de combustão interna. E, a partir de 1870, como aproveitar o petróleo e seus derivados (gasolina, diesel etc.) nesses motores. Automóveis, locomotivas, navios.

6 Novos meios de comunicação: o telefone e o telégrafo.
OUTROS INVENTOS Novos meios de comunicação: o telefone e o telégrafo. Novos meios de transporte: a produção e a modernização do automóvel, do bonde elétrico, da bicicleta, do avião, do trem, etc.

7 A vida nas grandes cidades
Muitas famílias da burguesia, foram morar em amplas casas cercadas por bosques e jardins, longe do centro das cidades Tinham acesso aos serviços de esgoto, de água encanada e de eletricidade. Principais consumidoras dos novos produtos industrializados de luxo, como os utensílios domésticos, os automóveis e as máquinas fotográficas. Tinham bastante tempo para o lazer. Tais como: esportes, teatro, ópera, passeios no campo, bailes e saraus.

8 Os bairros operários Nos bairros operários, que geralmente ficavam próximos às indústrias, não havia rede de esgoto nem abastecimento de água e gás. Além disso, a poluição causada pelas fábricas provocava sérios problemas de saúde nos moradores desses bairros.

9 Fases do Capitalismo Primeira Revolução Industrial
Capitalismo Industrial (fase liberal ou concorrencial) Segunda metade do século XVIII. Inglaterra/ França/ Bélgica/ Holanda. Livre concorrência entre empresas e países. Predomínio da indústria sobre o comércio e as finanças. Empresas pequenas e médias, geralmente sob direção familiar. Segunda Revolução Industrial Capitalismo Financeiro (fase monopolista) Final do século XIX. Europa/ EUA/ Japão. Monopólios: limitaram a livre concorrência, as pequenas e as médias empresas. Controle dos bancos e instituições financeiras (empréstimos e ações) sobre a indústria e o comércio. Formação de grandes empresas, devido a acumulação de capital, controlando o mercado.

10 A concentração de capital
HOLDING Empresas financeiras que controlam complexos industriais através da posse de suas ações TRUSTE Empresas que absorvem seus concorrentes controlando a produção, preços e dominando o mercado. CARTEL Empresas de um mesmo ramo que se associam para evitar a concorrência dividindo os mercados.


Carregar ppt "A Segunda Revolução industrial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google