A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEMBRANDO... No século XVIII, a 1ª Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra; era a época do carvão da máquina à vapor, do ferro, das indústrias têxteis;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEMBRANDO... No século XVIII, a 1ª Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra; era a época do carvão da máquina à vapor, do ferro, das indústrias têxteis;"— Transcrição da apresentação:

1

2 LEMBRANDO... No século XVIII, a 1ª Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra; era a época do carvão da máquina à vapor, do ferro, das indústrias têxteis; o lucro das indústrias era reinvestido nas próprias empresas - CAPITALISMO INDUSTRIAL.

3 Mas de onde veio tudo isso?

4 - CAPITALISMO FINANCEIRO, MONOPOLISTA ou CONCORRENCIAL. A partir da 2ª metade do século XIX, o capitalismo europeu e norte-americano caracterizou-se pela formação de grandes empresas monopolistas e pela conquista de mercados coloniais, havendo a participação do capital bancário no processo industrial

5 Hoje também há grande concentração de capital, com a compra de empresas menores por grandes grupos econômicos...

6

7 Formando os TRUSTES, CARTÉIS e HOLDINGS.

8 - A partir da 2ª metade do século XIX : NOVAS INVENÇÕES / NOVOS AVANÇOS DA CIÊNCIA e NOVAS FONTES DE ENERGIA foram aplicados no processo industrial, levando a um AUMENTO DA PRODUÇÃO e DIMINUIÇAO DO TEMPO DO PROCESSO INDUSTRIAL – isto foi chamado de 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, atingindo a Europa (principalmente a Alemanha), os Estados Unidos e o Japão.

9 do telefone, da alimentação, da área médica e da industrialização, levando a um aumento da população. A era do aço, da eletricidade e do motor a combustão permitiu o aperfeiçoamento das estradas de ferro, do automóvel,

10 -A partir de então, os governos passaram a adotar medidas protecionistas e nacionalistas.

11 Imaginem toda essa produção...

12 Tempos Modernos Charles Chaplin

13 PARA QUEM VENDER? COMO SEGURAR A QUEDA DOS PREÇOS? COMO CONTINUAR INVESTINDO CAPITAIS?

14 Solução: IMPERIALISMO ou NEO-COLONIALISMO ( ) As grandes potências capitalistas europeias dividiram entre si a África e a Ásia, dominando de forma econômica, política e cultural.

15 Obs – Na América Latina, o Imperialismo se deu em forma econômica que permitia a interferência dos Estados Unidos em assuntos políticos. Ex: Cuba e Nicarágua.

16 FATORES DO IMPERIALISMO: a) econômicos : busca de mercados consumidores; terras para escoar o excedente de produção, de capitais e de população. b) políticos : os governos usaram a campanha imperialista como propaganda política, incentivando o nacionalismo; desejo de aumentar o poder. c) sócio-cultural : missão do homem branco em civilizar e cristianizar os povos coloniais – DARWINISMO SOCIAL.

17 -Surgiram divergências que foram discutidas na CONFERÊNCIA DE BERLIM ( ) e pelo uso da diplomacia ficou decidida a PARTILHA DA ÁFRICA.

18 Consequências do Imperialismo

19 Mesmo assim, as DISPUTAS TERRITORIAIS continuavam, os países se armavam, tornavam o serviço militar obrigatório, se ameaçavam e buscavam aliados PAZ ARMADA.

20 Ao mesmo tempo, a Europa vivia uma euforia cultural e artística – a Belle Èpoque. Danúbio azul – Colocar música

21 Concluindo: 2ª Revolução Industrial superprodução Imperialismo Paz Armada 1ª GUERRA MUNDIAL.


Carregar ppt "LEMBRANDO... No século XVIII, a 1ª Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra; era a época do carvão da máquina à vapor, do ferro, das indústrias têxteis;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google