A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1914 – 1918.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1914 – 1918."— Transcrição da apresentação:

1 1914 – 1918

2

3 POR QUE A GUERRA? Na verdade o homem faz guerras há muito tempo.
As causas são várias, mas uma coisa é certa: em quase todas elas estiveram envolvidos interesses econômicos. Os que estão nas frentes de batalha, na maioria das vezes, não são os beneficiados com as guerras.

4 A VORACIDADE CAPITALISTA
Com a Segunda Revolução Industrial surgem as máquinas elétricas e os motores à combustão. As empresas cresceram tanto que precisavam de novos mercados. Precisavam também de matérias-primas, mão-de-obra barata e mais mercados consumidores. Para conseguir isso essas empresas, com a ajuda se seus governos, adotaram políticas imperialistas.

5

6

7 O IMPERIALISMO E A GUERRA
Os países imperialistas competiam para dominar mais colônias e áreas de influência. A partir de um certo momento, para continuar crescendo, tiveram que tomar mercados de outros países imperialistas. Isso só seria possível com a guerra. Apesar do nome mundial, ela manteve-se quase só na Europa, mas atingiu o mundo todo.

8

9 INGLATERRA X ALEMANHA A Inglaterra era considerada a oficina do mundo.
Entretanto a Alemanha que se industrializou depois, vinha superando a indústria inglesa. Os empresários ingleses queriam acabar com os concorrentes alemães. Começam então a preparar uma forte campanha anti-germânica do tipo: os alemão são bárbaros que ameaçam a Inglaterra. E os alemães também.

10

11 FRANÇA X ALEMANHA Na guerra Franco-Prussiana (1870/71) os alemães ficaram com a Alsácia e a Lorena (regiões francesas ricas em minérios). Desde pequeno os franceses aprendiam nas escolas que os alemães eram inimigos e que tinha que ter revanche. A solução para esse impasse seria a guerra.

12

13 ALEMÃES E ITALIANOS A unificação da Alemanha e da Itália aconteceu no final do século XIX. Quando isso aconteceu, a Ásia e a África já haviam sido divididas entre outros países. Como conseguir essas colônias? Só havia um meio: a guerra. Esse foi o caminho encontrado.

14 ÁUSTRIA E RÚSSIA O Império Austro-Húngaro dominava os povos eslavos da região dos Balcãs, que queriam tornar-se independentes. Os russos também eslavos e sonhavam em unificar todos os povos eslavos sob sua liderança (era o pan-eslavismo). A sérvia era a mais rebelde entre os povos eslavos.

15

16 O ESTOPIM DA GUERRA A Europa estava a um passo da guerra.
Havia uma verdadeira corrida armamentista. A gota d´água foi o assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, quando este desfilava na Sérvia. A Áustria declarou guerra à Sérvia, a Rússia à Áustria, a Alemanha à Rússia. Pronto, começou a Primeira Guerra Mundial.

17

18 AS ALIANÇAS Iniciado o conflito, começaram as alianças:
Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia. Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria e Itália. A Itália mudou de lado nos primeiros meses do conflito. Outros países foram entrando no conflito, cada um com seus interesses.

19

20 A MATANÇA Os militares acreditavam que seria uma guerra rápida.
Mas chegou o momento em que os exércitos se entrincheiraram e nenhum dos lados avançavam. Muitos morriam de frio, fome ou tiro.

21

22

23 A ENTRADA DOS EUA Enquanto os países europeus estavam em guerra os EUA estavam vendendo alimentos, combustível, produtos industriais e máquinas para a Entente. Com medo de não receberem o que haviam vendido aos europeus, devido à guerra estar durando muito, empresários norte-americanos começaram a pressionar o governo para entrar na guerra. Em abril de 1917, forças militares dos EUA foram despejadas na Europa. A guerra pedia seu equilíbrio.

24

25

26

27 CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA
Nove milhões de mortes. Seis milhões de mutilados. Vencedor de fato: Estados Unidos. Os soldados lutaram para defender os lucros dos grandes empresários, mas quando voltavam da guerra não tinham emprego. Tratado de Versalhes: duras penas à Alemanha. 14 Pontos de Wilson: Não foram aceitos. Liga das Nações: Não funcionou.

28 A TECNOLOGIA DA MORTE: DURANTE A PRIMERIA GUERRA MUITAS ARMAS SOFISTICADAS FORAM INVENTADAS

29

30 NOVO SÉCULO As mulheres tiveram que trabalhar nas fábricas para substituir os homens que estavam na guerra. Quando a guerra acabou elas estavam mais independentes. Em 1918 a gripe espanhola matou vinte milhões de pessoas.

31

32 FIM


Carregar ppt "1914 – 1918."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google