A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu quando as máquinas a vapor foram substituídas por máquinas movidas por energia elétrica ou por derivados do petróleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu quando as máquinas a vapor foram substituídas por máquinas movidas por energia elétrica ou por derivados do petróleo."— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu quando as máquinas a vapor foram substituídas por máquinas movidas por energia elétrica ou por derivados do petróleo. Permitiu o aumento nos níveis de produção (quantidade de produtos fabricados). Barateou os preços dos produtos, permitindo assim, que mais pessoas entrassem na dinâmica do capitalismo (consumo de produtos manufaturados). Intensificou a divisão do trabalho dentro das fábricas (o trabalhador perde a noção de sua produtividade em relação ao produto final).

2 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Favorece Fortalecimento do capitalismo financeiro e monopolista. Nesta fase o capitalismo não está ligado a quantidade de produtos ou de ouro, mas sim em moeda, dinheiro e a exportação de capitais ou inflação. Os países mais industrializados procuram monopolizar o mercado (países ou colônias só poderiam comprar produtos manufaturados de um determinado país).

3 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Fortalecimento do capitalismo financeiro e monopolista. Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.) Cada país ou colônia tem seu papel bem definido (imposto) dentro da dinâmica da economia mundial.

4 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Gera FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO FINANCEIRO E MONOPOLISTA Gera DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (D.I.T.) IMPERIALISMO Resulta Ter um maior número de países ou colônias para as quais possa vender seus produtos manufaturados, exportar capitais e receber matéria-prima.

5 Segunda Revolução Industrial Fortalecimento do capitalismo financeiro e monopolista Divisão Internacional do Trabalho Imperialismo Motivo Geral A Grande Guerra Primeira Guerra Mundial – 1914/1918 Igual

6 Primeira Guerra Mundial – 1914/1918 Não esquecer o motivo geral Motivos específicos:1º - A derrota francesa na guerra franco-prussiana, no fim da qual se deu a unificação alemã, resultou na anexação da Alsácia-Lorena pela Alemanha. Essa região era grande produtora de carvão e ferro, necessários para a indústria do aço. Obs. Guerra Franco-Prussiana = Napoleão e o Império Prussiano deu origem a Alemanha 2º - No início do século XX a indústria alemã produzia mais e com mais qualidade que a Inglaterra. Produtos alemães eram vendidos a preços menores e os mercados ingleses viam-se prejudicados, com seus lucros diminuindo. Disputa entre Alemanha x França. Disputa entre Alemanha x Inglaterra.

7 Primeira Guerra Mundial – 1914/1918 Motivos específicos: 3º - França e Inglaterra praticamente controlavam a grande maioria das colônias asiáticas e africanas. A Alemanha e a Itália ambicionavam participar desse rico sistema de exploração. Disputa entre Alemanha e Itália x Inglaterra e França. 4º - O czar da Rússia defendia o pan-eslavismo: pretendia reunir todos os povos eslavos sob seu comando. Na verdade essa medida era uma justificativa para os interesses imperialistas da Rússia, que passou a apoiar os movimentos nacionalistas eslavos que pretendiam separar-se do império Austro-Húngaro. Obs. Czar = governante da Rússia e pan = união pan-eslavismo = união dos eslavos. Disputa entre a Rússia x Império Austro-Húngaro.

8 Primeira Guerra Mundial – 1914/1918 Preparação Corrida armamentista de todas as grandes nações da Europa Formação de Alianças Tríplice Entende: Rússia, Inglaterra e França Obs. Em 1917 a Rússia deixa a Guerra e o Estados Unidos entram do lado da Tríplice Entente. Também participam desse grupo o Brasil e o Japão. Essa Aliança se formou para se manter o que tinha. Tríplice Aliança: Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro. Obs. No decorrer da guerra a Itália deixa essa aliança, pois recebeu a promessa da Inglaterra e da França, de que receberia territórios na África.

9 Primeira Guerra Mundial – 1914/1918 Motivo Geral Motivos específicos Preparação Início Assassinato de Francisco Ferdinando herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro Germânico Eslavos

10 Primeira Guerra Mundial – 1914/1918 Motivo Geral Motivos específicos Preparação Assassinato de Francisco Ferdinando herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro Germânico Eslavos Início Fases: 1ª – Guerra de Movimento - Superioridade militar alemã que invade a Bélgica e a França até a Batalha do Marne, em que o exército francês expulsa os alemães de seu território. 2ª /1918 – Guerra de Trincheiras - Exército de ambos os lados constroem trincheiras, uso de novos equipamentos como aviões, tanques e gases tóxicos. Início da guerra naval. 3ª – Ano de mudanças - A Rússia sai da guerra em função da Revolução Socialista e o Estados Unidos entram na guerra do lado dos ingleses e franceses.

11 Primeira Guerra Mundial – 1914/1918 Motivo Geral Motivos específicos Preparação Assassinato de Francisco Ferdinando herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro Germânico Eslavos Início Fases Fim: A Alemanha para não ter seu território invadido, aceita se render e a assumir a culpa pela guerra. Tratado de Versalhes: A Alemanha se comprometia a pagar indenizações aos países europeus prejudicados pela guerra. Conseqüências: Mudanças sociais, Mudança do eixo econômico da Europa para o Estados Unidos, O Mapa europeu foi redesenhado (socialismo), fim dos grandes impérios (Austro-Húngaro, Rússia e Turco- Otomano), fortalecimento econômico, político e militar dos Estados Unidos e finalização da Alemanha.


Carregar ppt "SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Ocorreu quando as máquinas a vapor foram substituídas por máquinas movidas por energia elétrica ou por derivados do petróleo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google