A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) foi um conflito no qual se envolveram países de todos os continentes. A Primeira Guerra Mundial, um conflito de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) foi um conflito no qual se envolveram países de todos os continentes. A Primeira Guerra Mundial, um conflito de."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) foi um conflito no qual se envolveram países de todos os continentes. A Primeira Guerra Mundial, um conflito de proporções nunca antes vistas, apesar de toda a tragédia humana, representou também um grande avanço tecnológico.

3

4

5 A corrida imperialista por territórios e mercados durante todo o século XIX gerou violentas rivalidades entre as potências européias. No início do século XX, essas rivalidades cresceram, pois cada país, como a Inglaterra, a Alemanha e a França, buscava conservar ou ampliar seu império colonial na África e na Ásia.

6 Essas rivalidades imperialistas estão entre as principais razões da Primeira Guerra Mundial, um conflito que envolveu países de quase todo o mundo.

7 A ALEMANHA progrediu de modo extraordinário após sua unificação. No início do século XX, era uma das principais potências industriais do globo.Mas como a Alemanha demorou a entrar na corrida imperialista, quando o fez o mundo já estava praticamente dividido entre as outras potências, sobre tudo a INGLATERRA e a FRANÇA. Os alemães passaram,então, a pressionar estes países para que cedessem territórios da África e Ásia.

8 A INGLATERRA liderava o comércio marítimo internacional e tinha como principal rival, no campo econômico, a ALEMANHA.

9

10 A França era uma antiga rival da Alemanha, pois tinha perdido uma região riquíssima em minério de ferro e carvão (Alsácia- Lorena) para a Alemanha na Guerra Franco- Prussiana (1870 – 1871). E por isso, sonhava com uma revanche contra os alemães.

11 Outra razão da Primeira Guerra Mundial foi a política expansionista da Rússia, que se arrogava o direito de defender e proteger as pequenas nações eslavas da Península Balcânica. Essa política baseava-se no pan- eslavismo (movimento contrário à penetração de idéias ocidentais e defensor da originalidade da história e dos valores russos

12 O mundo daquela época repousava sobre um barril de pólvora.

13 Com o objetivo de unir as forças e isolar os rivais,as nações européias fizeram vários acordos e alianças entre si, de tal modo que,em 1907, a Europa estava dividida em dois blocos antagônicos: A Tríplice Aliança: Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro) e a Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia).

14

15 Entre 1871 e 1914, a Europa conheceu um período de paz. Mas de uma paz armada. As potências européias lançaram- se numa corrida armamentista desenfreada.

16 Faltava apenas um incidente para a guerra começar. O incidente ocorreu em um domingo, na cidade de Saravejo, capital da Bósnia. Dois nacionalistas sérvios, que tinham como objetivo libertar a região do domínio austríaco, assassinaram a tiros o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, Francisco Ferdinando.

17

18 A Áustria acusou o governo da Sérvia de ser o mandante do crime e, com base nessa acusação, declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de Isso deu início à Primeira Guerra. A partir daí, houve uma reação em cadeia. Em apenas sete dias as principais potências do mundo tinham se engajado no conflito.

19

20 Os quatro longos anos da Primeira Guerra Mundial podem ser divididos em três fases: A guerra de movimento, a guerra de trincheiras e uma nova guerra de movimento.

21

22 A primeira fase da guerra ficou conhecida como guerra de movimento e ficou marcada pelo intenso movimento das tropas.

23

24 Com a estabilização das forças em luta passou-se a uma nova fase de guerra,a chamada guerra de trincheiras.Nesta fase os exércitos adversários procuravam firmar suas posições com o objetivo de vencer o adversário por meio de desgaste progressivo de suas tropas.Os exércitos da Inglaterra e da França, de um lado,e o da Alemanha,de outro lado,tomaram posições em trincheiras desde o mar do Norte ate a fronteira da Suíça.

25

26 A vida nas trincheiras era horrível. Quando chovia, o que é comum na região, os túneis inundavam. E os soldados tinham que lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. Havia lama por todos os lados, às vezes atingindo até o peito dos homens. Eles não podiam manter-se aquecidos, e as doenças se espalhavam, matando milhares de pessoas diariamente. Para completar, os vivos sofriam com os piolhos, enquanto os ratos se alimentavam dos cadáveres.

27

28 Em virtude da paz selada com os russos, os alemães deslocaram suas tropas para a frente ocidental e lançaram uma poderosa e ofensiva apoiada pela aviação e pela artilharia pesada no inicio de 1918.Recomeçava a guerra de movimento.Mas os países da Entente conseguiram reagir e venceram as forças alemãs na segunda batalha do Marne, forçando seu recuo.O passo seguinte seria invadir o território alemão.

29

30 Ao fim da grande guerra, o aviação militar, os canhões, os tanques tinham provado sua eficiência.O saldo trágico de mortes da primeira guerra mundial foi cerca de 8 milhões de mortos e 20 milhões de mutilados.Considerando humilhante a paz que lhes foi imposta em Versalhes, os alemães passaram a alimentar um grande ódio e um desejo de vingança em relação aos vencedores, sobretudo no que dizia em respeito a França. Tudo isso favoreceu o ressurgimento de movimentos ultranacionalistas na Alemanha e lançou a semente de um outro conflito a Segunda Guerra Mundial.

31


Carregar ppt "A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) foi um conflito no qual se envolveram países de todos os continentes. A Primeira Guerra Mundial, um conflito de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google