A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra (1914-1918) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra (1914-1918) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança."— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança. a) A diplomacia baseada no sistema de alianças foi a principal responsável pela extensão que teve o conflito, transformando em guerra mundial. b) A guerra foi abreviada por dois fatos novos: A Revolução Socialista, que tirou a Rússia da disputa, e a entrada os Estados Unidos no conflito, ao lado da Entente. Ambos os acontecimentos no anos de 1917.

2

3 1. Foram vários os países que participaram diretamente na guerra, movidos por objetivos expansionistas, por força de tratados, por temor de perder posições conquistadas, por prejuízos econômicos. 2. Foi a primeira Guerra Total geral, ou seja, momento no qual todas as forças sociais das nações foram concentradas na direção da destruição em massa.

4 2. Procedido por vários incidentes que colocaram frente a frente a França e a Alemanha na disputa pela hegemonia européia, o assassinato do Arquiduque Ferdinando, herdeiro do Império Austríaco, em Saravejo, foi a estopim da Primeira Guerra Mundial. a) A Áustria, a 28 de julho de 1914, atacou a Sérvia, com o apoio da Alemanha; os russos foram a favor dos sérvios, e os franceses a favor dos russos. Em agosto todos esses países estavam em guerra. b) A Itália, no começo, permaneceu neutra [apesar de integrar a Tríplice Aliança]. A Inglaterra, depois que os alemães invadiram a Bélgica, declarou guerra à Alemanha.

5 3. No início da guerra as forças em confronto se equilibravam em número de combatentes. a) As diferenças passaram a existir através dos recursos de que dispunham: os aliados da Entente não possuíam canhões de longo alcance, mas graças ao poderio inglês dominavam os mares. Por isso a Inglaterra decretou o bloqueio naval contra a Alemanha e seus aliados.

6 4. A primeira fase da guerra caracterizou-se pela guerra de movimento: os alemães, depois de invadirem a Bélgica penetraram na frança pelo Norte, mas foram contidos no rio Marne, antes de chegarem a Paris. a) Os russos invadiram a Prússia, mas foram contidos pelos alemães. b) De 1915 a 1916, a guerra se desenvolveu em trincheiras [guerra de posição], sem grandes resultados práticos e com muitos mortos de ambos os lados.

7

8 c) Em 1917 começou a mudança desse quadro: a guerra submarina alemã contra o bloqueio naval inglês foi dirigida também contra os neutros que abasteciam os aliados da Entente. d) O afundamento de navios mercantes norte-americanos e os interesses dos banqueiros dos Estados Unidos no conflito, levaram o país a declarar guerra contra os países da Tríplice Aliança.

9

10 e) Na Rússia, a Revolução Socialista fez com que ela abandonasse a guerra, o que beneficiou os alemães na frente oriental. f) A Alemanha ainda não estava vencida – seus exércitos estavam intactos, bem como sua indústria -, mas vendo a impossibilidade de vencer, pediu a paz em g) O Kaiser Guilherme II abdicou, refugiando-se na Holanda, e a 9 de novembro foi proclamada a Republica, em Berlim. h) O saldo da guerra foi, absolutamente, assustador, cerca de 10 milhões de mortos. i) Segundo Paul Valéry: Nós, as civilizações, sabemos agora que somos mortais.


Carregar ppt "PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra (1914-1918) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google