A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)"— Transcrição da apresentação:

1 A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)

2 FATORES QUE DETERMINARAM O INÍCIO DO CONFLITO
As rivalidades entre os países imperialistas – luta por mercados; O desenvolvimento econômico da Alemanha e o fracasso da diplomacia de Bismarck; O Pan – Germanismo – o nacionalismo alemão; O nacionalismo francês – o revanchismo; O nacionalismo inglês; O nacionalismo italiano – o “Irredentismo”;

3 FATORES QUE DETERMINARAM O INÍCIO DO CONFLITO
Os conflitos de interesses na região dos Balcãs – o Império Austro – Húngaro, o nacionalismo Sérvio (a “Grande Sérvia”), o nacionalismo dos povos dominados pelo Império Austro – Húngaro e o nacionalismo russo (Pan Eslavismo);

4 FATORES QUE DETERMINARAM O INÍCIO DO CONFLITO
A “Paz Armada” – militarização e corrida armamentista.

5 A FORMAÇÃO DAS ALIANÇAS
TRÍPLICE ALIANÇA – ALEMANHA, IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO E ITÁLIA X TRÍPLICE ENTENTE – INGLATERRA, FRANÇA E RÚSSIA

6 O DESENVOLVIMENTO DA GUERRA
O início do conflito: o assassinato do Príncipe herdeiro do trono do Império Austro – Húngaro; Em agosto de 1914, este Império declarou guerra a Sérvia, ativando o sistema de alianças;

7 O DESENVOLVIMENTO DA GUERRA
1ª Fase – A Guerra de Movimento (1914) Plano Schlieffen – ataque massivo a França e a Bélgica; Intervenção inglesa impediu o avanço alemão; Avanço russo na parte oriental da Europa; Franceses e ingleses tomam as colônias alemãs na Ásia e África.

8 O DESENVOLVIMENTO DA GUERRA
Equilíbrio do conflito (1915 – 1917) Guerra de Trincheiras – longas batalhas e conquistas demoradas! Na parte oriental, a Rússia sofria pesadas derrotas.

9 O DESENVOLVIMENTO DA GUERRA
O Ano de 1917 – O Fim do Equilíbrio A saída da Rússia do conflito – a queda do Czarismo e a Revolução Socialista – o Tratado de Brest – Litovsky (janeiro de 1918); A entrada dos EUA na guerra – o reforço de armas e soldados na Tríplice Entente desequilibrou o conflito para esta aliança.

10 OS TRATADOS DE PAZ A proposta dos EUA – Os 14 Pontos de Wilson – “Paz sem vencedores” Os vencedores não aceitaram esta proposta – sentimento revanchista da França e os interesses britânicos – duras punições para a Alemanha.

11 OS TRATADOS DE PAZ Principais pontos do Tratado de Versalhes:
A região da Alsácia – Lorena é devolvida para a França; A Alemanha cedeu à França a exploração das minas de carvão da Bacia do Sarre; Perdas territoriais da Alemanha – para a Polônia, Tchecoslováquia e as colônias asiáticas e africanas; Pesada indenização de guerra que a Alemanha teria que pagar; Desmilitarização da região da Renânia – fronteira da Alemanha com França e Bélgica; Controle sobre as forças armadas alemãs.

12 OS TRATADOS DE PAZ??

13 CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA
Criação da Liga das Nações; O fim dos grandes impérios – Império Austro – Húngaro e Império Turco – Otomano; Fortalecimento do nacionalismo; A Revolução Socialista na Rússia – 1917; Decadência da Europa; Ascensão dos Estados Unidos.


Carregar ppt "A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google