A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com."— Transcrição da apresentação:

1 Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com apoio a independência de Marrocos 1906 acordo Alemanha e França – congo francês em troca de Marrocos

2 Questão balcânica RUSSIA – defesa do pan-eslavismo, disputa pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos ALEMANHA – interesse na mesma região (construção ferrovia Berlim-Bagdá) SERVIA – lutava por unificação e independência AUSTRIA-HINGRIA – toma territórios sérvios (Bósnia)

3 Os fatores que provocaram a I Guerra Mundial
Fatores gerais Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra.

4 FATORES ESPECÍFICOS A França - forte sentimento de revanchismo em relação à Alemanha.Humilhante derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de A Itália - desejava incorporar as cidades “irredentas” (não-redimidas) de Trento e Trieste, sob poder da Áustria-Hungria A rivalidade anglo-alemã: competição industrial e comercial. Alemanha queria uma nova repartição do mundo colonial

5 FATORES ESPECÍFICOS O Reino da Sérvia aspirava à formação de uma Grande Sérvia O decadente Império Otomano – pressão da Rússia, que tencionava apossar-se dos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos; da Grã-Bretanha, que desejava libertar as populações árabes do domínio turco, a fim de poder explorar o petróleo. governo otomano a se aproximar da Alemanha, em busca de ajuda técnica e militar.

6

7

8

9 O pretexto ... Assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando 28 de junho de 1914

10 O CONFLITO Características Estado - controle absoluto da economia
Cidadãos recrutados para guerra e fábricas Inovações tecnológicas e científicas

11 Fases Da Guerra 1914 – guerra de movimento OBJETIVO ALEMÃO
Invadir a França pela Bélgica em 6 semanas a atacar depois a Rússia (plano Schlieffen)

12 Fases da guerra 1915 – 1918: guerra de trincheira(ou sangue e barro)
1917 Revolução Russa (saída da guerra) Alemanha – bloqueio marítimo a Inglaterra E.U.A entram na guerra (abundante soldados e armas) ao lado da Inglaterra e da França. Explicação: os americanos tinham feitos grandes investimentos nesses países e queriam assegurar o seu retorno.

13 FIM DA GUERRA E OS TRATADOS DE PAZ
1919 – Versalhes(objetivo: enfraquecer e desmilitarizar a Alemanha) Alemanha a única culpada Devolveu Alsácia-lorena para França Polônia acesso ao mar Perdeu colônias, artilharia e aviação Limite do exercito em 100 mil soldados Indenizar potencias vencedoras

14 conseqüências Liga das nações = fórum para paz mundial
1919 – desmembrou-se o império Austro-húngaro Independência da Polônia e dos paises balcânicos declínio da Europa, que foi duramente atingida pelo conflito ascensão dos Estados Unidos, que a partir de então tornaram-se uma das grandes potências; aparecimento de regimes políticos autoritários, como o nazismo e fascismo

15 Lembrar ... Motivos da guerra Relação guerra com as questões:
Marroquina Balcânica Como o conflito se desenvolveu características As alianças

16 Lembrar fases da guerra a entrada E.U.A na guerra As conseqüências
Os acordos de paz A liga das nações


Carregar ppt "Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google